terça-feira, 9 de maio de 2017

Marta ou Maria; com qual das duas você se parece?



Caminhando Jesus e os seus discípulos, chegaram a um povoado, onde certa mulher chamada Marta hospedou-o em sua casa. Maria, sua irmã, ficou sentada aos pés do Senhor, ouvindo-lhe a palavra. Marta, porém, estava ocupada com muito serviço. E, aproximando-se dele, perguntou: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude! " Respondeu o Senhor: "Marta! Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada". (Lucas 10.38-42)

Marta e Maria eram irmãs de Lázaro, um grande amigo de Jesus. Viviam em um povoado chamado Betânia, e eram muito amadas pelo Senhor. Betânia era um povoado perto de Jerusalém e Jesus sempre que ia a Betânia se hospedava na casa de seus amigos Lázaro, Marta e Maria.
Certo dia, Jesus foi a Betânia e Marta o convidou para se hospedar em sua casa e, como era de se esperar, tanto Marta como Maria deveriam cuidar dos hóspedes preparando a comida, arrumando a casa e fazendo tudo aquilo que era serviço próprio da mulher. Mas, tudo aconteceu de modo diferente, pois enquanto Marta se preocupava com coisas materiais, Maria se deliciava com as coisas espirituais oferecidas por Jesus. Vendo Marta que ela fazia tudo sozinha, decidiu ir reclamar de sua irmã a Jesus. Ela disse: "Senhor, não te importas que minha irmã tenha me deixado sozinha com o serviço? Dize-lhe que me ajude!" (Lucas 10:40b).

Mas, apesar dela ter reclamado, Jesus respondeu amorosamente, dizendo: "Marta, Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será tirada." (Lucas 10:41-42).

O Senhor disse isto pra Marta porque ela estava muito incomodada em ver Maria ali aos pés do Senhor, vivendo um momento único, inédito, supremo, incrível. Jesus estava na casa delas e Maria preferiu ficar aos seus pés ouvindo seus ensinamentos. Marta não pode ouvir o que Jesus estava ensinando porque estava muito ansiosa e preocupada com os afazeres da casa; ela estava ocupada demais com as coisas materiais, porém Maria estava ali recebendo a boa parte.

Mas o Senhor está em seu santo templo; diante dele fique em silêncio toda a terra".
(Habacuque 2:20).. Aquietem-se todos perante o Senhor, porque ele se levantou de sua santa habitação". ((Zacarias 2:13)

Ouça a palavra do Senhor! O Senhor não quer que você viva ansioso, preocupado, Ele quer que você viva os bons momentos, que você desfrute da boa parte e da paz que Ele oferece. Ele te diz nesta hora: “Aquietai-vos, e sabei que Eu sou Deus."(Salmo 46-10); “Não se turbe o vosso coração; credes em Deus, crede também em mim” (João 14:1). Não se turbe, não viva ansioso por coisa alguma. "Não andeis ansiosos por coisa alguma" (Filipenses 4.6) e (Mateus 6.31).

Pare de reclamar de tudo, ficar ansioso por tudo, Maria estava aproveitando e vivendo do melhor, Marta porém ficou muito inquieta por causa disto. Talvez muitos estejam inquietos porque tem visto que você está vivendo o melhor, porque você está desfrutando do melhor de Deus.

Nos dias de hoje vemos muitos cristãos igual a Marta, se preocupam com tudo menos aprender mais de Deus, lê a sua santa palavra, tirar um tempo para orar e se derramar aos pés do Senhor. Não é errado fazer os afazeres da casa, fazer o melhor jantar para agradar um hóspede tão especial, receber um amigo etc, mas não podemos deixar o lado Maria, aquele momento em que largamos tudo para ouvir o Senhor, para dar-lhe graças e louvores. É fundamental que separemos um tempo para Deus! Em João 12.1-3, vamos ver Marta fazendo a mesma coisa. Preocupada com os afazeres, enquanto Lázaro ouvia Jesus e Maria derramava bálsamo nos pés de Jesus e enxugava com seus cabelos.
Seis dias antes da Páscoa Jesus chegou a Betânia, onde vivia Lázaro, a quem ressuscitara dos mortos. Ali prepararam um jantar para Jesus. Marta servia, enquanto Lázaro estava à mesa com ele. Então Maria pegou um frasco de nardo puro, que era um perfume caro, derramou-o sobre os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos. E a casa encheu-se com a fragrância do perfume. (João 12:1-3)

Lázaro já havia morrido e ressuscitado e Marta continuava a mesma. Ela só se preocupava com os afazeres, mas Maria surpreendeu a todos derramando o melhor bálsamo nos pés de Jesus.

Conclusão: Rompa com as dificuldades que te atrapalham de se derramar aos pés do Senhor. Quantas "Martas" estão inquietas neste momento porque tem visto a sua prosperidade, o seu sucesso, os seus sonhos sendo realizados? Mas isto não poderá te impedir de viver uma vida equilibrada. As "Martas" continuarão inquietas por sua causa, mas faça como Maria que independente de qualquer coisa, preferiu escolher a melhor parte, ouvir os ensinamentos de Jesus, ao qual Ele mesmo falou: não lhe seria tirada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.