sexta-feira, 29 de março de 2013

Josué e a Astúcia dos Gibeonitas




Josué 9.1-19

Deus trabalha com o propósito de ver um povo  unido, puro, santo, humilde, sensato, prudente e com a vida em ordem. Temos que ser prudentes.

Desde a época de Moisés, quando Israel obedecia e andava lado a lado com Deus, Deus o honrava e lhe dava a vitória em todas as batalhas.  No livro de Deuteronômio 7: 1-4, o Senhor exortou o povo de Israel a não fazer qualquer aliança com os povos que habitavam na terra que eles haveriam de ocupar, pois a influência desses povos corromperia Israel, desviando-o para a idolatria e outras abominações, trazendo prejuízos e dificultando a Obra que Deus planejava realizar no meio do seu povo.

Dentre os povos que perseguiam Israel, estavam os gibeonitas. Eles sabiam que Israel era protegido pelo SENHOR e que seria inútil pelejar com este povo e tentar se defender pela força humana.
Depois dos acontecimentos registrados ate o capítulo oito do livro de Josué, os habitantes da terra estremeceram e temeram muito o povo de Israel.  Os gibeonitas não tinham mais nada a fazer a não ser se unirem como se fosse um só povo. Portanto, não se uniram aos reis que pelejariam contra Israel, mas usaram de astúcia para tentarem salvar suas vidas. (Js 9.1-2)

Josué estava tranquilo e confiante no seu Deus, pois dEle tinha ouvido recentemente: “Não temas, e não te espantes” (Js 8.1).  Josué estava convicto de que se eles estivessem bem com Deus, ninguém resistiria diante dele; nenhum povo, por mais forte e numeroso que fosse poderia vencê-los, pois era promessa do Senhor (Js 1.1-9).         

A Estratégia dos Gibeonitas.
Quando os moradores de Gibeom, ouviram o que Josué fizera a Jericó e a Ai, usaram de astúcia para enganar Josué: colocaram sacos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho velhos, rachados e remendados, tendo nos seus pés sapatos velhos , gastos e remendados, e trajando roupas velhas. Todos os pães do suprimento deles estavam secos, bolorentos e esmigalhados.  Foi dessa forma que chegaram a Josué, ao arraial em Gilgal, e disseram a ele e aos homens de Israel:  Viemos de uma terra distante. Queremos que façam um acordo conosco. (Js 9.3-6)

Então os israelitas disseram aos heveus:"Talvez vocês vivam perto de nós. Como poderemos fazer um acordo com vocês?"   'SOMOS TEUS SERVOS responderam eles" (v7-8) fazei, pois, agora pacto conosco. Este nosso pão tomamo-lo quente das nossas casas para nossa provisão, no dia em que saímos para vir ter convosco, e ei-lo aqui agora seco e bolorento; estes odres, que enchemos de vinho, eram novos, e  ei-los aqui já rotos; e esta nossa roupa e nossos sapatos já envelheceram em razão do mui longo caminho.

Josué era um homem experiente, aprendeu a experiência com Moisés, mas foi enganado pelas aparências e então, fez um pacto com os gibeonistas, mas não consultou ao Senhor. E ainda o fez  jurando pelo nome do Senhor, o qual eles nem sequer consultaram (V 18). Que tragédia! Três dias depois do pacto, eles descobriram que os gibeonitas  eram seus vizinhos de apenas 3 dias de viagem. eles fizeram um pacto de poupar a vida de um povo que segundo a ordem de Deus, deveriam ser destruídos (ver Dt 7).

O grande erro de Josué foi não consultar ao Senhor e perguntar a Ele se deveriam fazer pacto com qualquer povo que fosse; o Senhor certamente teria respondido não e revelado o engano!

Vejamos a falta de vigilância de Josué e os príncipes: Então os homens de Israel tomaram da provisão deles, e não pediram conselho ao Senhor. Assim Josué fez paz com eles; também fez um pacto com eles, prometendo poupar-lhes a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento (Js 9.14,15).

E quando se presta juramento diante de Deus, não se pode mais voltar atrás (Nm 30.2). Então os gibeonitas estavam livres e seguros, Israel não poderia mais feri-los.  Nada mais poderia ser feito, eles jamais poderiam matar  nenhum sequer daquele povo, porque tinham jurado pelo nome do Senhor que poupariam suas vidas; se agissem diferente, estariam em pecados diante de Deus.

Quando Josué descobriu o engano, fez dos gibeonitas tirador de água e rachador de lenha; mas teve de poupar-lhes a vida e dar proteção a eles até o fim. Aconteceu que quando os demais povos da terra souberam que os gibeonitas tinham feito pacto com Israel, se reuniram para destruir gibeão (Js 10.1-5). Acontece que quando os gibeonitas souberam que seriam atacados, pedem socorro a Josué, e agora aquele povo que deveriam destruir os gibeonitas, tem que se armar e sair à peleja contra aquelas nações, e defender aquele com quem fizeram pacto (Js 10.6-11). Na mesma peleja de Israel contra aquelas nações que pretendiam destruir os gibeonitas, Deus agiu com obras milagrosas, enviou uma chuva de pedras sobre aquele povo, e foram mais os que morreram pelas pedras do que pela espada (Js 10.11). Também foi nessa peleja que aconteceu o fenômeno do maior dia da historia da humanidade em todos os tempos, sendo uma resposta de Deus a oração de Josué (Js 10.12-14). No tempo do rei Saul, este matou alguns dos gibeonitas, e por isto veio uma praga sobre Israel nos dias de Davi (2Sm 21.1), e para que cessasse essa fome em Israel, Davi teve de ir aos gibeonitas e ver o que eles queriam que se fizesse, e eles pediram sete homens dos filhos de Saul para serem enforcados; e assim foi feito, e cessou a praga (2Sm 21.2-9).

Com a experiência que Josué tinha, como pode ser enganado? Isso prova que até mesmo uma pessoa experiente, pode se dar mal se não buscar direção do Senhor. As coisas parecem serem boas, verdadeiras, mas elas vêm para nos prejudicar. Em 1 Samuel 16.6-7 vemos que Samuel era um homem experiente, mas foi enganado pela aparência. Quando ele viu Eliabe, ele achou que era ele o rei que o Senhor queria ungir, mas Deus disse para ele que não fosse por aparência. Você olha as aparências Samuel, mas eu olho o coração e o coração desse aí eu já rejeitei, pois Ele já havia rejeitado Eliabe. Josué era experiente, mas foi enganado pelas aparências dos pães, das sandálias, dos odres de couro velho, etc.

"Ninguém põe remendo de pano novo em vestido velho; porque o remendo tira parte do vestido, e fica maior a rotura. Nem se põe vinho novo em odres velhos; de outro modo arrebentam os odres, e derrama-se o vinho, e estragam-se os odres. Mas vinho novo é posto em odres novos, e ambos se conservam."
(Mateus 9:16-17)

Deus quer fazer coisas novas em nossas vidas, mas muitos de nós tem o hábito de reutilizar, de remendar, e a Bíblia deixa bem claro isso, não vai terminar bem. Quando você vem pra igreja você pega um espírito novo, uma fé viva, uma visão de vitória, você entende coisas que você nunca havia entendido antes, você pega tudo novo pra sua vida e enquanto você está na igreja você faz planos de conquistas, planos de vitórias, mas quando você chega em casa, quando chega no trabalho, quando se encontra com um amigo, quando você ouve algo negativo, você muda tudo, tudo aquilo que você recebeu da palavra de Deus, você esquece. Como Deus vai fazer algo novo em sua vida se você está preso no velho?  Se você quer reutilizar o odre velho para colocar o vinho novo?  Se você quer colocar remendo nos rasgos? A Bíblia deixa bem claro que o remendo novo no pano velho vai fazer um rasgo muito maior. O vinho novo em vasilha velha também não funciona. Essas vasilhas para vinho eram feitas de couro, de pele de ovelha, então o que era que acontecia; colocava o vinho novo na vasilha nova, era nova e o vinho fermentava e esticava  a vasilha nova à medida que fermentava. Mas quando pegava o vinho novo e colocava numa vasilha de couro velho, ela já não tinha mais o que esticar e, quando o vinho começava a fermentar, o couro que já havia sido esticado, estourava e derramava o vinho. O resultado era um grande prejuízo, perdia a vasilha e perdia o vinho. então tem coisa que não tem mais pra onde ir, tem que jogar fora.

E tem gente que tem feito isso com a vida; você não muda a sua forma de agir, não muda o modo de ser, não segue a direção certa, vai ficar pior, porque busca a Deus e depois não procura seguir o que Deus está orientando. Não é porque a pessoas não tem condições de vencer, é porque ela vive reutilizando, ela vive remendando. Tudo o que faz dar errado mas continua fazendo o mesmo errado, arrebenta daqui, rasga dali, mas permanece no mesmo erro; e ainda reclama: Porque que Deus não está fazendo isso? Ele está fazendo até demais. Ele está cuidando senão estaria muito pior. Então são várias situações que Deus está nos ensinando. A aparência de uma pessoa, pode nos enganar. A conversa de uma pessoa pode está camuflada, por detrás de cada palavra pode ter um plano de fundo para te fazer ficar confuso e ter um rasgo muito grande na sua vida espiritual.
Você quer que seus negócios, sua vida familiar, sua vida espiritual, prospere? Busque a orientação de Deus, seja organizado, seja prudente. Samuel era experiente, Josué era experiente, mas foram enganados.

Conclusão:  Antes de assumir qualquer compromisso ou acordo com alguém, faça uma consulta a Deus.  Quando fizer um pacto, ou um  voto diante de Deus, não volte atrás. Ande com prudência e temor ao nome do Senhor para que em tudo o nosso Senhor seja glorificado. O maior perigo que corremos ainda em nossos dias é o ardil e o engano de satanás.

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.