sábado, 2 de março de 2013

Casa Construída Na Rocha e Casa Construída na Areia




Texto base: Mateus 7:24-27

"Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia; E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda".

O Senhor Jesus fecha o sermão da montanha com uma parábola ensinando que para o homem ser prudente ele precisa não só ouvir, mas praticar a Palavra de Deus. aqui nesta parábola podemos ver dois grupos de pessoas: 

1-Prudentes - São os que ouvem e praticam a Palavra de Deus e tem a sua casa, o templo do Espírito Santo, alicerçado na Rocha. Esta Rocha aqui colocada, é Jesus Cristo e quem confia nesta Rocha jamais será envergonhado. Como está escrito em Romanos 9.33: "Eis que eu ponho em Sião uma pedra de tropeço, e uma rocha de escândalo; E todo aquele que crer nela não será confundido".
Jesus fala sobre estas coisas, porque chuvas, enchentes e ventos virão inevitavelmente sobre todos nós
2-Insensatos - São os que ouvem, mas não praticam a Palavra de Deus e tem a sua casa alicerçada na areia. Aquele que conhece a Lei de Deus e não pratica, é imprudente, e se não constrói a sua vida sobre a Rocha, é insensato. A Bíblia diz que para este grupo, grande foi a sua queda, pois não resistiram as lutas, as batalhas, os ventos, as tempestades, as tribulações que lhes sobrevieram.

Deus é nosso Pai e nos ensina a ouvi-Lo através de sua palavra e da intimidade que estabelecemos com Ele em oração. Orar é conversar, estabelecer diálogo, criar intimidade com o Pai.  Jesus nos ensina a sermos imitadores de Sua prática de vida.
O apóstolo Paulo em carta aos efésios diz: "Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados;" (Ef 5.1); e em carta aos coríntios ele diz:"Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores. Por essa razão estou enviando a vocês Timóteo, meu filho amado e fiel no Senhor, o qual lhes trará à lembrança a minha maneira de viver em Cristo Jesus, de acordo com o que eu ensino por toda parte, em todas as igrejas." (1 Coríntios 4.16-17).

Paulo havia ensinado na igreja de coríntios os irmãos a serem imitadores de Cristo, porém eles ouviram a palavra mas não estavam praticando, isso é um perigo na fé cristã. Ouvir e não praticar, por isso Paulo enviou Timóteo para alertar o povo e exortar o povo a praticar a palavra que lhe fora ensinada.

Em provérbio 22.6 lemos que os pais devem ensinar as criança no caminho que devem andar, porque assim, ainda quando velho não se desviará dele. Da mesma forma o Senhor nos ensina a ouvir e também a praticar a verdade.

Vejamos alguns exemplos cotidianos  de  pessoas que ensinam mas que não praticam a verdade:
1- Ensina os filhos a não brigarem, mas os filhos observam seus pais brigando no engarrafamento, com o vizinho, etc.
2-Você diz ao seu filho para não mentir, mas quando o telefone toca você manda seu filho dizer que você não está;
3-Você ensina que seu filho deve aprender a dividir, mas você se recusa a ajudar o próximo, ao necessitado;
4-Você ensina sobre o perdão, mas você mesmo não consegue perdoar um irmão, um amigo, etc.
5- Você ensina que os filhos devem colocar em primeiro lugar, mas você mesmo troca Deus por tudo,
6- Você ensina o seu filho a perseverar, mas você larga a obra no primeiro problema que aparece.
E por aí vai. São inúmeros os exemplos que vemos no cotidiano das pessoas cristãs. Elas ensinam mas não praticam, elas exigem, mas elas mesmas não fazem. Isso não é o exemplo que Deus espera de nós. Devemos nos policiar a todo o momento, sermos sensatos, prudentes, porque se formos prudentes, e praticarmos a verdade, aí sim; a nossa família, a nossa casa será edificada na Rocha, e virão as tempestades, os ventos, as lutas, mas ela permanecerá de pé, firme na rocha; do contrário, se formos insensatos, a queda daquela casa será grande.

Conclusão: Quando construímos a nossa vida (casa) sobre a verdadeira Rocha que é Jesus, vem as dificuldades, mas a nossa casa ficará firme e não cederá às tentações, mas aquele que construiu sua casa (vida) sobre a areia, não tem firmeza nenhuma e, diante das dificuldades logo é  derrubada. ... Amém?
Paz seja convosco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.