domingo, 23 de dezembro de 2012

A Viúva de Naim




Texto: Lucas 7.11-17
Tema: AS DUAS MULTIDÕES

Esta história aconteceu na cidade de Naim, uma cidade pequena e tão insignificante que era chamada de vilarejo. Naim era um vilarejo pobre, que não tinha nada e que era situado no meio do nada. Lá existia uma pequena família, de três pessoas: um pai, uma mãe e um filho jovem. Essa família passou por diversas crises  e uma das crises maiores, foi quando morreu marido da mulher deixando-a sozinha, triste e desesperada. Imagine o sofrimento que aquela mulher estava passando! Mas ela ainda tinha o filho para lhe consolar. Mas um dia, outra tragédia; o seu único filho, ficou doente e veio a falecer também.
Só quem sabe o que aquela mulher estava passando é a pessoa que já perdeu um ente querido, de sua própria casa.
Aquela cidade, por ser uma cidade pobre, tudo ali era difícil.. O que ela iria fazer?

Naquele tempo as mulheres não eram contadas, não eram consideradas. O seu nome era o nome de seu marido. Quando Moisés saiu com o povo do Egito, foi contado apenas a quantidade de homens; seiscentos mil,  mulheres não eram contadas. No tempo de Jesus, quando havia uma reunião nas Sinagogas, contava-se a quantidade de pessoas pelo número de homens, às mulheres não era permitido nem falar. Elas deveriam permanecer caladas e perguntas eram feitas somente ao seu esposo, em casa.
A mulher narrada neste texto de Lucas, não só ficou sem marido e sem o filho; como também perdeu seu nome e sua dignidade. 
Em Isaias 4.1 diz:

Jesus chegou à cidade de Naim, acompanhado de Seus discípulos e de uma grande multidão que o seguia. A multidão que seguia Jesus era cheia de alegria, festa, vida, presença de milagres; de pessoas que foram curadas, libertas e transformadas pelo poder de Deus. Eram pessoas que viram Jesus andar por cima das águas, acalmar a tempestade, ressuscitar morto. Todos contemplavam as maravilhas que Jesus fazia, e queriam estar na presença do Deus Todo Poderoso.
Agora, você sabe que dia Jesus chegou à cidade de Naim? Chegou no dia do enterro do filho da viúva.
 Jesus sabe a hora certa de chegar. Ele não chegou um dia antes, não chegou um dia depois, mas chegou na hora certa. Quando Jesus chegou parou tudo. Não há nada mais importante do que Jesus.  
Ao chegar ao portão da cidade, Jesus deparou com  outra grande multidão. Nessa outra multidão havia choro, tristeza, pranto, morte, sofrimento e pessoas com necessidade de um encontro com o Senhor Jesus.. A diferença entre as duas multidões era a PRESENÇA DE JESUS. Em nossa vida só haverá alegria, festa, vida e presença de milagres, se estivermos caminhando com Jesus, pois, de outra forma, a nossa caminhada será regada de sofrimento, tristeza, choro e morte.

Jesus foi ao encontro desta multidão, ali havia um enterro; e uma mulher caminhava chorando ao lado do caixão de seu único filho. O filho dela estava morto, logo não havia motivo para alegria. Então, Jesus tocou no caixão, o enterro parou e Ele falou pra ela: “NÃO CHORES”.

Como não chores? Tem como não chorar em uma situação daquela? Em uma outra ocasião, o próprio Jesus também chorou? A Bíblia diz que Jesus foi a Betânia, porque sabia que seu amigo Lázaro havia morrido há quatro dias; o povo estava na incredulidade chorando, então Jesus chegou, olhou pra aquele povo, viu a falta de fé deles e então Jesus chorou. Se Jesus chorou como diz pra mulher não chores?
Porque agora, aquela mulher estava na presença do Senhor da vida e toda a sua situação poderia ser transformada naquele momento. Jesus ao falar não chore, Ele estava dizendo: Eu sou a ressurreição e a vida. ... O choro pode durar uma noite mas a alegria virá pela manhã. (Sl 30.5)
O que tem autoridade, e que é dono da vida, estava ali, para enxugar as lágrimas daquela mulher.
E, chegando-se, tocou o esquife, e ao tocar, algo maravilhoso aconteceu: Céus e terra foram movidos naquele instante. Com apenas um toque do Senhor, o milagre aconteceu. A morte não prevaleceu diante do nosso Mestre. E, Jesus olhando para o garoto e disse: JOVEM, EU LHE DIGO, LEVANTE-SE! O jovem  assentou-se e começou a falar. E entregou-o à sua mãe.

Que homem é esse que fala para um defunto levanta-te, e ele levanta. Que ordena a tempestade acalme-se e ela se acalma, que  diz pro cego vê e o cego vê, que chega pra sepultura de Lázaro e diz Lázaro sai para fora e o morto sai. Que anda por cima das águas, etc. Esse é Jesus de Nazaré, e Ele tem todo o poder.
A Bíblia diz que esta história correu por todas as cidades e o povo temia e glorificava a Deus. A partir daquele momento as duas multidões se tornou em uma única, pois todos presenciaram o grande poder de Deus, Sua misericórdia e o Seu amor.

NÃO IMPORTA A SITUAÇÃO QUE ESTAMOS PASSANDO, POR MAIS DIFÍCIL QUE SEJA, POR MAIS IMPOSSIVEL QUE NOS POSSA PARECER, SÓ SERÁ REVERTIDA QUANDO SE TEM UM ENCONTRO PESSOAL COM JESUS.






3 comentários:

  1. vcs me ajudaram a organizar uma apresentacao da santas missoes populares em minha cidade

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom! fico muito feliz por isso. Você seja sempre bem vindo e que Deus te abençoe..

      Excluir
  2. ma bença minha irma!! JESUS continue te abençoando!!!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.