domingo, 15 de julho de 2012

Os Planos de Deus Não Podem Ser Frustrados



 “Então, respondeu Jó ao SENHOR: Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado. Quem é aquele, como disseste, que sem conhecimento encobre o conselho? Na verdade, falei do que não entendia; coisas maravilhosas demais para mim, coisas que eu não conhecia. Escuta-me, pois, havias dito, e eu falarei; eu te perguntarei, e tu me ensinarás. Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. Por isso, me abomino e me arrependo no pó e na cinza.” (Jó 42:1-6 

O livro de Jó conta a história de um homem justo, reto, temente a Deus e que se desviava do mal. Jó era um patriarca seguro em meio a sua família e prosperidade. Mas, sem que ele soubesse,  estava sendo alvo de uma disputa entre Deus e Satanás (1.7-12), sobre como ele reagiria se perdesse todos os seus bens e sua saúde. Satanás atribuía a integridade de Jó ao fato de que Deus havia lhe dado tudo do bom e do melhor; então, Deus permitiu que Satanás tocasse nos bens, na família e na saúde de Jó, mas não lhe tirasse a vida, e assim Satanás fez.

Imagine a situação de Jó quando de uma só vez perdeu os filhos, os animais, os empregados, e Satanás ainda feriu Jó de tumores malignos por todo o corpo. (1.13-19; 2.1-7).  Jó, de início não questionou na a Deus, mas com o passar do tempo, ele se desesperou e contestou a sua própria existência, amaldiçoando o dia em que tinha nascido. A sua mulher por outro lado enfrentava grade pressão com tantos acontecimentos catastróficos que virou para o marido e disse: ..."Ainda conservas a tua integridade? Amaldiçoa a Deus e morre" (2.9). Mas ele lhe respondeu: Falas como qualquer doida; temos recebido o bem de Deus e não receberíamos também o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios. (Jó 2:10)

Certamente quando passamos por situações em que as desilusões, os problemas, ou as catástrofes nos sobrevém, perguntamos: por que está acontecendo isto comigo? O que eu fiz para merecer isso? Valeu a pena ter nascido? E diante da impossibilidade de responder a essas indagações, passamos a questionar a Deus. Não é assim que acontece muitas vezes? Quando se é provado, a tendência muitas vezes é a de questionar e duvidar do caráter santo de Deus. Somos tentados a pensar que Deus não é tão forte como parecia ser, e que o inimigo e as pessoas muitas das vezes conseguem, através de seus maus intentos, frustrar os planos de Deus para nós. Mas, é puro engano! Deus está realmente no controle de tudo e Satanás não pode nos tocar se Deus não permitir. Porém, por maior que possa parecer a provação, Deus não nos deixa ser tentados além do que possamos suportar. (I Cor. 10:13).

Jó não conseguia mais entender a sua vida. Não sabia que tudo aquilo que ele estava sofrendo era conseqüência, não de sua vida material, mas de algo que acontecera no mundo espiritual entre Deus e Satanás. Deus tratou com Jó, e Jó descobriu que como ser humano ele não podia nada, seus poderes eram limitados, mas quanto a DEUS; tudo Deus pode fazer. Ele é Soberano, e Sua soberania é inquestionável.  

Há pessoas que estão sofrendo muito. Elas olham para si mesmas e só conseguem enxergar problemas e mais problemas. Então, pensam que não vão vencer. Mas elas devem parar de olhar para os problemas e parar de se perguntar o porquê das coisas. Pare de tentar descobrir o porquê das coisas. Pare de tentar achar um culpado para os problemas pelos quais você está passando. Pare de se lastimar; olhe para Deus e proclame como Jó: "Deus, eu sei que tudo podes".  Acredite  que mesmo quando parece distante, Deus está no controlo de todas as coisas. Busque o Senhor de todo o coração, e Ele vai te revelar se o problema que você está enfrentando tem uma causa no plano material ou espiritual, tal como fez com o apóstolo Paulo, ao mostrar-lhe que o espinho na carne era-lhe necessário para que ele não se exaltasse pela grandeza das revelações que recebera de Deus. Deus não iria lhe afligir sem dizer o porquê.

Jó se viu em momentos de profunda aflição e amargura, mas não abandonou o Senhor. Os amigos de Jó o acusaram, mas Jó apenas orou por eles, e o Senhor aceitou a oração de Jó, e virou também o seu cativeiro.

"E o SENHOR virou o cativeiro de Jó, quando orava pelos seus amigos; e o SENHOR acrescentou, em dobro, a tudo quanto Jó antes possuía. Então vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele pão em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram acerca de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; e cada um deles lhe deu uma peça de dinheiro, e um pendente de ouro. E assim abençoou o SENHOR o último estado de Jó, mais do que o primeiro; pois teve catorze mil ovelhas, e seis mil camelos, e mil juntas de bois, e mil jumentas. Também teve sete filhos e três filhas. E chamou o nome da primeira Jemima, e o nome da segunda Quezia, e o nome da terceira Quéren-Hapuque. E em toda a terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. E depois disto viveu Jó cento e quarenta anos; e viu a seus filhos, e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. Então morreu Jó, velho e farto de dias. (Jó 42:10-17)

Conclusão: Deus jamais abandona aquele que se encontra no meio do sofrimento e que nem todo sofrimento é causado por um pecado pessoal daquele que sofre. Mesmo que no momento nós tenhamos dor, e duvidemos que haverá alguma saída para o nosso sofrimento, e duvidemos que ainda conseguiremos respirar em paz de novo. Saibam todos que Deus está trabalhando para um bem maior no final. Mesmo que não conheçamos quais as conseqüências de tudo nesta vida, podemos ter a certeza de que Deus é o Senhor da história. Não importa em que situação estamos, importa em permanecermos na presença de Deus. ele é o nosso abrigo, o nosso escudo protetor e a nossa salvação. Jó reconheceu a soberania de Deus e disse:  “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado."

Um comentário:

  1. I'm gone to inform my little brother, that he should also pay a quick visit this blog on regular basis to take updated from most up-to-date information.

    Also visit my blog post ... www.prweb.com

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.