quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

A Pesca Maravilhosa .. Seja um pescador de Almas!



Texto: Lucas 5.1-11

Vemos no texto anterior (Lucas 4.14-30 que Jesus foi expulso de Nazaré, pois naquele lugar ninguém O aceitou como profeta; vemos em (Lucas 4.31-37) que Jesus expulsa um espírito imundo e após, (Lucas 4.38-44) Jesus vai a casa de Simão Pedro e lá Ele cura a sogra de Pedro. Então, depois de tudo isso, vemos Jesus pregando no lago de Genesaré, que é o mesmo Mar da Galiléia, e o Mar de Tiberíades; e foi ali que Jesus começou a pregar e a multidão começou a chegar, ao que Jesus olhou e viu ali Pedro com os seus barcos.
Pedro era um grande pescador, um grande empresário em sua época, possuía alguns barcos, era bem sucedido naquilo que fazia, conhecia bem o Mar da Galiléia e sabia que durante o dia era impossível pescar naquele mar. Pedro havia trabalhado com suas redes a noite inteira e estava muito exausto. Talvez estivesse muito triste com sua pesca frustrada.
Tem um ditado popular que diz que nem todo o dia a maré está pra peixe.
Mas tem coisas que acontecem para a exaltação do nome do Senhor! São acontecimentos para a Glória de Deus!
Mesmo Pedro estando muito exausto, com uma vontade imensa de chegar a sua casa e descansar ao lado de sua esposa, pois Simão Pedro era casado (cfe. Vemos em 1 Co 9.5; e Mc 1.30), Jesus pede a Pedro para usar o barco.

“Entrou num dos barcos, o que pertencia a Simão, e pediu-lhe que o afastasse um pouco da praia. Então sentou-se, e do barco ensinava o povo”  (v 3)

Era comum ficar de pé para ler as Escrituras e depois assentar-se para ensinar o que fora lido (Lc 4.20). Jesus assentou-se numa posição para ensinar. O barco oferecia uma situação ideal, afastado da pressão da multidão, mas suficientemente perto de Jesus, para vê-lo e ouvi-lo.
Não foi por acaso que Jesus foi aquele lugar, não há nenhuma coincidência neste assunto. Aliás, você que está lendo esta mensagem, você acredita em coincidências? Você acha que Jesus apareceu ali por uma mera coincidência? É claro que NÃO.

Algumas pessoas acham que quando acreditamos em coincidência, não temos fé. Muitas pessoas dizem que não acreditam no por acaso, outras não acreditam em coincidência. Será que elas estão certas?
Vejamos 2 exemplos:

Primeiro:
Uma pessoa está dirigindo um carro e de repente fura um pneu. Dependendo da pessoa ela vai dizer assim: É Satanás querendo que eu bata o carro e morra.. é uma ação do diabo.
Outra está dirigindo, e de repente o pneu fura, então ela diz:  Isso aconteceu porque Deus quis que furasse, porque mais à frente eu ia bater o carro e morreria;
Outras estão dirigindo o carro e de repente o pneu fura; elas acreditam que o pneu furou porque o pneu é feito de borracha.
Amados, às vezes os pneus furam, porque são feitos de borracha. Não podemos culpar a Deus ou ao diabo, de tudo o que acontece, embora não caia nenhuma folha da árvore sem que não seja com a permissão de Deus. Agora, às vezes as coisas acontecem porque elas acontecem...

Segundo:
Você abre uma torneira e dela sai água. Se não sai água, é porque a caixa d’água está seca, ou a torneira está com defeito, ou é um problema técnico,  hidráulico ou mecânico. Em certo sentido situações acontecem sem ação direta de Deus ou do inimigo de Deus. Acontecem porque vivemos em um mundo que tem suas leis físicas e tem o seu mecanismo de funcionamento.
Para distinguir uma coisa da outra é só com oração e comunhão com Deus.

Mas voltemos ao nosso texto. Aqui não tem coincidência. Jesus já conhecia Pedro, lembre-se que antes Jesus foi à casa de Pedro e ali curou a sogra de Pedro. Neste momento Jesus chama Pedro, Tiago e André para serem seus discípulos. Por que Jesus não chamou Pedro em outros momentos?
No livro de João 1.35-42, Jesus teve um contato com Pedro e com André, e também Jesus teve um contato com Pedro na própria casa de Pedro quando Jesus curou sua sogra. Então porque Jesus não chamou Pedro em outro momento?
Porque o que acontece no capítulo 5 de Lucas é a ação direta e a vontade direta de Deus na vida de Pedro e de Seus discípulos.

Pedro era um pescador experiente, acostumado a pescar todos os dias naquele mar.. e sabe o que aconteceu?
Pedro passou a noite inteira pescando e não pegou nada.. nenhum peixe sequer. Pedro estava triste, cansado e chateado porque nada deu certo.

Será que esta frase se enquadra em sua vida? “ Eu trabalhei a noite inteira, o dia inteiro.. o ano inteiro .. e nada consegui.. nada deu certo”? Você tem falhado em sua vida?  Tem falhado em seu casamento? Seus projetos estão parados?
Eu não sei o que você está passando, mas saiba de uma coisa, quando tudo dá errado, quando as coisas não dão certo, quando a gente está cansado e não temos mais força pra lutar, esta é a hora de aproximarmos de Deus e falar-Lhe: Senhor, lute por mim, porque eu falhei, eu errei, minha alto-estima está em baixo, eu vivo errando, eu vivo magoando as pessoas que eu amo; Senhor, eu quero acertar mas não consigo. Amado, esta mensagem é para você que tem lutado, tem insistido, tem procurado, tem clamado mas não tem conseguido nada.
Agora, na vida precisamos tomar algumas decisões. Se você caiu, se hoje você sente alguma culpa no coração por coisas que você cometeu, só tem dois caminhos: Ou você permite que Jesus te levante e aí você vai começar a acertar pela força de Cristo; ou você vai continuar sozinho, caindo cada vez mais, vivendo um desespero que só você sabe e que só você entende.

Agora veja este quadro:
Jesus olha para Pedro e diz: Pedro volta para o mar porque eu tenho uma bênção reservada para você.

Quando meditamos no texto de  Lucas, vemos que Jesus dá uma ordem a Pedro que foge a compreensão humana. Ele diz assim (v 4 b) “...Faze-te ao mar alto e lançai a vossas redes para pescar
Pedro entendia de pesca e sabia que era impossível pescar alguma coisa de dia no Mar da Galiléia, ele já tinha lançado as redes à noite inteira e nada pescou, imagine lançar a rede durante o dia!
Saibam de uma coisa meus irmãos:
Não se abre o mar com um cajado ...(É poder de Deus)
Não se destrói uma muralha gritando .. (É poder de Deus)
Não se cura lepra mergulhando num rio...(É poder de Deus)
E, também Não se pesca peixe ao meio dia no Mar da Galiléia..  quando consegue pescar..(É poder de Deus)
Pedro tomou uma decisão na vida dele. Ele poderia simplesmente ter dito não.... não ter ido.. mas ele foi.
Isso não foi coincidência! Você já imaginou se por ventura a pesca de Pedro naquela noite tivesse sido abundante? Provavelmente não aconteceria o milagre que vamos ver adiante...; provavelmente Pedro não teria ido, porém tudo aconteceu porque foi arquitetado pelo Senhor do universo! Aleluia!!!
Quando Pedro ficou a noite toda pescando sem pegar nenhuma peixe, com certeza foi Jesus que bloqueou a entrada dos peixes nas redes de Pedro, para que no outro dia, Deus pudesse manifestar o Teu Poder, a Tua Glória e a Tua Misericórdia na vida de Pedro.
Eram os mesmos pescadores, os mesmos barcos, o mesmo mar.
Observe o que Pedro fala no verso 5 “Mestre, havendo trabalhado toda a noite, nada apanhamos, mas SOB A TUA PALAVRA lançarei as redes”
É isso que Deus espera de mim e de você. Ainda que você não compreenda todas as coisas na tua vida, aceite a vontade de Deus para você. Os planos de Deus para você são maiores do que os seus. Aceite o que Deus sonha pra sua vida... Busque estudar a Palavra de Deus.. Conheça a Palavra... Conheça o Senhor.

Foi o mesmo Mar, o mesmo barco, os mesmos pescadores, mas sabe o que fez a diferença? A ordem de Cristo e a obediência de Pedro a esta ordem!

Se o teu casamento não vai bem, entregue nas mãos daquele que é o Amor; se os teus negócios não vão bem, etc, não vá pescar sozinho, você precisa ir em companhia do Senhor Jesus senão sua rede vai sempre voltar vazia.

A questão de Pedro agora não foi o milagre mas o Autor do Milagre, porque quando as redes voltaram com peixes, uma pesca como Pedro nunca tinha visto igual e nem nunca fez em sua vida, ele entendeu que Aquele era o Senhor dos Mares, que depois é apresentado como quem é esse que até o vento lhe obedece.. o mar lhe obedece... os demônios lhe obedecem...etc. Pedro agora conhece e entende o Autor dos milagres e se prostra diante de Jesus e ele diz assim: Senhor, afasta-Te de mim, porque sou um homem pecador ( v 8)

Mas imagina Jesus respondendo:” Você não está entendendo.. você era um pescador de peixes, mas agora você vai ser um pescador de homem, você vai continuar sendo pescador mas vou te cobrir com o Manto de Minha Justiça. Vou cuidar de você, vou estar ao seu lado....
O que mais me encanta nesta história, é que eles deixaram tudo, renunciaram a tudo para seguir Jesus. Toda a pesca maravilhosa, aquele tanto de peixes.. seus barcos..  suas empresas, deixaram tudo para trás. Não venderam  os peixes para depois seguirem a Cristo. A Bíblia diz que eles deixaram tudo.

Hoje pode ser o dia do seu milagre. Deixe para trás tudo aquilo que te impede de se aproximar de Deus: seus vícios, o amor a riqueza, o amor aos bens..etc.
Entregue-se verdadeiramente a Deus. Ou você serve verdadeiramente ao Senhor ou não serve.
Não existe meio termo. É sim, sim. Não. Não.
Não existe uma mulher mais ou menos grávida: ou ela está grávida ou não.
Não existe uma pessoa mais ou menos cristã: Ou ela entregou a sua vida completamente a Deus, ou não entregou nada.
Ou a pessoa serve a Deus ou serve o diabo
Não queira viver no céu amando as coisas da terra.. Isso é impossível.
Você precisa escolher o caminho que vai seguir.. a que senhor vai servir.
Ou você deixa tudo ou você não deixa nada. O problema é que tem pessoas que querem as duas coisas, não querem renunciar a nada por amor a Cristo.
Querem a verdade.. querem a mentira
Querem o certo...querem o errado.

Pedro fez a escolha certa.

Jesus te abençoe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.