quinta-feira, 14 de julho de 2022

Jesus e a Mulher Samaritana

Texto: João 4.1-42 

Era-lhe necessário passar por Samaria. Para um Judeu passar por Samaria era o mesmo que  passar pelo inferno. 

Quem são os samaritanos? Por que os judeus não se davam com eles?

Entenda o caso: Para entendermos quem são os samaritanos, precisamos voltar um pouco no tempo, especificamente, no tempo que é citado nos livros de 1 e 2 Reis. Sob o comando de Saul, e depois de Davi e de Salomão, Israel (as 12 tribos) permaneceu unida como um só povo, um só país. Após a morte do rei Salomão, cerca de 900 anos antes de Cristo, o seu filho Roboão e Jeroboão se desentenderam e dividiram o povo judeu em dois reinos: REINO NORTE 10 tribos sob o reinado de Jeroboão, com a capital em Samaria. Os samaritanos são os descendentes dessas 10 tribos e habitantes da região de Samaria e REINO SUL 2 tribos (Judá e Benjamin) sob o reinado de Roboão, filho de Salomão, com capital em Jerusalém. 

No ano 720 antes de Cristo, o reino da Samaria foi vencido pelo rei da Assíria, Assurbanipal, e o povo foi levado para a Assíria em cativeiro deixando por lá apenas os mais pobres. Durante este tempo, povos pagãos, não judeus, vieram para  Samaria, e houve muitos casamentos mistos de judeus  que permaneceram em Samaria (nem todos foram para o exílio) com pessoas pagãs. Isto era proibido pela lei de Moisés; por isso o povo de Jerusalém, chamados de judeus, odiavam os samaritanos mesmo tendo eles os mesmos pais. Nenhum sacerdote jamais permitiria a seus seguidores sequer tocar as sandálias nos limites de Samaria pois aquela terra era considerada uma terra impura. Para ir da Judéia para a Galiléia um Judeu precisava fazer um desvio de muitos quilômetros para evitar passar por Samaria. 

Se os judeus não falavam com os samaritanos, então que o Senhor foi fazer em Samaria? O Senhor muda a rota para ir buscar o perdido. Assim devemos também fazer; ouvir a voz do Espírito Santo e seguir na direção dada por Ele, sem questionamentos: Por que eu tenho que levar a palavra do Senhor àquele vizinho, ou aquela pessoa? Ela nem gosta de mim!!

Ei! Você não tem que fazer a sua vontade, mas a vontade daquele que te chamou para a boa obra. Talvez aquilo que você acha que não faz sentido; como caminhar mais uma ou até duas milhas debaixo de um sol escaldante, vai resultar em algo para glorificar o nome Santo do Senhor. Vai honrar o Santo nome do Senhor.

Quando a ordem vem de Deus, você não tem que entender e sim obedecer. É somente o Senhor que conhece os propósitos Dele.

Você não tem que questionar a ordem de Deus. -"Ah Senhor, eu estava indo pra cá e de repente o Senhor manda eu parar, dar meia volta e ir em outra direção. Mas espera aí, você não tem que satisfazer a sua vontade, mas a vontade do Senhor.

Quando estamos dispostos a fazer a vontade de Deus sem olhar para os levantes, as opressões e as circunstâncias, o Senhor nos capacita para aquela obra nos dando mais forças para superar os ataques externos, frustrando assim o agir do inimigo.

Jesus resolveu voltar à Galiléia, mas naquele momento, era-lhe necessário passar em Samaria e em pleno meio-dia,  porque?

Por que era hora do almoço e todos estavam sentados às suas mesas. Este era o momento que a mulher samaritana podia ir ao poço pegar água sem ter ninguém para discriminá-la. Ela era uma mulher excluída da sociedade devido a sua vida de pecados, pois vivia com muitos homens e isso a sociedade não tolerava. Sendo rejeitada pelas outras mulheres, evitava ir ao poço pela manhã (horário bem freso em que as outras mulheres iam pegar água). 

Jesus não foi ali nesse horário por acaso. Ele sabia da situação daquela mulher "perdida em pecado". Mas, ela tinha uma fé (v12) e uma esperança (v25-26).  Quando ela chegou ao poço, Jesus já a esperava. Aleluia! Glória a Deus! Era o dia do milagre daquela mulher! A salvação chegou. (Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". Lucas 19:10). O tempo é de Deus. 

Quando ela chegou ao poço para tirar água, disse-lhe Jesus: "Dê-me um pouco de água".  A mulher samaritana lhe perguntou: "Como o senhor, sendo judeu, (por causa da forma que Jesus se vestia) pede a mim, uma samaritana, água para beber?" (Pois os judeus não se dão bem com os samaritanos.)  - João 4:7-9

O tempo passou mas as relações entre eles não melhoraram. Criaram a própria religião e costumes e, pouco a pouco, foram se afastando da cultura judaica e formando a sua própria cultura. No tempo de Jesus essa rivalidade e ódio ainda existiam entre eles. O diálogo entre Jesus e uma mulher samaritana, mostra como era grave o conflito entre eles.

Jesus lhe respondeu: "Se você conhecesse o dom de Deus e quem lhe está pedindo água, você lhe teria pedido e ele lhe teria dado água viva". (João 4:10)

"Quem beber desta água terá sede outra vez, mas quem beber da água que eu lhe der nunca mais terá sede. Pelo contrário, a água que eu lhe der se tornará nele uma fonte de água a jorrar para a vida eterna". ... A mulher lhe disse: "Senhor, dê-me dessa água, para que eu não tenha mais sede, nem precise voltar aqui para tirar água". (João 4:13-15)

Esta mulher tinha uma vida totalmente errada. Teve cinco maridos e o que estava no momento não era dela, era de outra pessoa, ela era a amante daquele homem. (17). Mas, o Senhor não estava preocupado com o que ela tinha feito no passado, era a partir daquele encontro com o Senhor que a vida daquela mulher pecadora seria transformada. Jesus declarou para ela que Ele era o Messias que ela esperava, e disse-lhe: "CREIA EM MIM, MULHER" (v21) E ela creu.

A Bíblia diz que ela largou o cântaro, correu à cidade e falou ao povo tudo o que tinha acontecido no poço, então o povo saiu da cidade e foram ter com Jesus; e através de seu testemunho muitos outros creram.

A mulher samaritana teve um encontro com Deus e a vida dela mudou completamente. Assim também acontece com cada um de nós. Quando temos um encontro verdadeiro com o Senhor, nossa situação muda completamente.

E por causa da sua palavra, muitos outros creram. E disseram à mulher: "Agora cremos não somente por causa do que você disse, pois nós mesmos o ouvimos e sabemos que este é realmente o Salvador do mundo". (João 4:41,42) 

A salvação alcançou muitos em Samaria. Depois de conhecer Jesus, a mulher samaritana deixou seu passado, bebeu da Água Viva e se transformou em uma missionária em Samaria produzindo muito fruto. Como essa mulher, somos chamadas a beber da Água Viva e a viver uma vida transformada para a glória do Senhor.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.