quarta-feira, 26 de julho de 2017

Vale de Ossos Secos


Ezequiel 37:1-14

O Senhor levou o profeta Ezequiel a um lugar onde havia ossos secos, um cemitério, um vale de ossos sequíssimos, e o fez andar em volta deste vale não sabemos por quantos dias. Ele queria que o profeta observasse bem o vale de ossos secos.  O profeta viu que era um vale de ossos secos onde tudo estava morto. Não havia vida ali. Aquele vale de ossos secos, simbolizava o estado em que se encontrava o povo de Israel, no cativeiro, Eles haviam se afastado do Senhor fazendo tudo o que desagradava a Deus. Israel estava vivendo um período de apostasia; abandonara o Senhor para adorar deuses estranhos e o Senhor queria mostrar para Ezequiel, a condição em que Israel se encontrava; Ele queria que o profeta observasse a condição de uma nação, um povo, e até de um cristão (nos dias de hoje) quando se afasta da presença do Senhor. Qualquer um que abandona o Senhor, começa a morrer espiritualmente até se tornar como ossos secos, sem ânimo e sem vida.  
E, diante desta situação, o Senhor perguntou-lhe:  
 "Filho do homem, esses ossos poderão tornar a viver"? O profeta respondeu: "Ó Soberano Senhor, só tu o sabes".

Talvez, se o Senhor perguntasse a um de nós hoje, responderíamos que não, porém o perofeta não olhou com olhos carnais e sim espirituais. Ele não foi guiado pelo que estava vendo; ele foi guiado pela fé em um Deus Poderosos que pode todas as coisas.  Tu sabes Senhor! Ou seja, o que o Senhor falar é o que eu vou crer e assim será feito.  Então, Deus ordenou que ele profetizasse aos ossos secos.  "Profetize aos ossos e diga-lhes: ‘Ossos secos, ouçam a palavra do Senhor! (Ez 37:4). Profetiza sobre eles, dê uma ordem: Ouça a palavra do Senhor! Farei um espírito entrar em vocês, e vocês terão vida. Porei tendões em vocês e farei aparecer carne sobre vocês e os cobrirei com pele; porei um espírito em vocês, e vocês terão vida. Então vocês saberão que eu sou o Senhor’ " (Ez 37:5,6)
Assim fez o profeta. Quando ele profetizou houve um grande reboliço aconteceu ali; um grande ruído se ouvia, era osso se juntando a osso. E começou a crescer tendões, carne, pele formando uma grande multidão, mas ainda não havia espírito neles.

Quantas pessoas já não viveram ou estão vivendo uma situação de vale seco? Quem já não se deparou com uma situação onde tudo parecia está morto e sem esperança? Quem já não olhou para a situação que estava vivendo e se viu num vale de sequidão de coisas secas e mortas? Talvez você esteja se sentindo assim; mas o Senhor  está te observando e conhece o seu interior, sabe até onde você pode suportar e Ele não quer que você se perca. Talvez você se afastou do Senhor e por esta razão tudo na sua vida parece não dar certo e sem você saber, está vivendo um vale de ossos secos. É problema na família, problema com emprego, problema financeiro,  a saúde não está boa, você está deprimido, angustiado, não consegue nem dormir direito. Sua vida espiritual é uma vida de aparência, pois você está vazio, seco, sequíssimo, sem vida, sem espírito. O Senhor te conhece. Olha o que Ele falou à igreja de Sardes:
Conheço as suas obras; você tem fama de estar vivo, mas está morto. (Ap 3.1).. Volte-se para Deus e confia no Senhor. Ele pode te erguer e te colocar de pé.
O profeta fez como o Senhor havia ordenado. O que estava morto reviveu após o homem de Deus dar uma ordem ao que estava morto. Profetize você também sobre o seu vale. Profetize sobre o problema, profetize sobre sua família, sua saúde, suas finanças. Problema sai em nome de Jesus! Profetize sobre sua vida espiritual. O desânimo, a miséria, o desemprego, a doença, os conflitos no lar, tem que sair quando você dá uma ordem no nome de Jesus. Desânimo eu te dou uma ordem: Sai em nome de Jesus! Tire tudo o que não agrada a Deus e deixe o Espírito Santo entrar e te dar vida.

A seguir Ele me disse: "Profetize ao espírito; profetize, filho do homem, e diga-lhe: ‘Assim diz o Soberano Senhor: Venha desde os quatro ventos, ó espírito, e sopre dentro desses mortos, para que vivam’". Profetizei conforme a ordem recebida, e o espírito entrou neles; eles receberam vida e se puseram de pé. Era um exército enorme! (Ez 37.9-10)

O problema é que muitas pessoas retrocederam na fé e isso é muito triste. A própria condição espiritual desta pessoa é um vale de sequidão.  Ela está seca, fraca na fé, tem fama de estar viva, mas está morta espiritualmente. Assim são muitos ministérios; tem todas as ações naturais (carne, pele, tendões) mas não tem vida. Não tem a ação sobrenatural do Espírito Santo.  Mas isso é o cumprimento da palavra: E por se multiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfriaria.
O amor de muitos tem esfriado e muitas pessoas tem se tornado espiritualmente um vale de sequidão. Espiritualmente falando,  não tem mais vida.  Só o Senhor pode levantar Israel. O profeta respondeu: Tu sabes Senhor! Não importa a situação em que se encontra os ossos, se o Senhor ordenar que vivam, eles viverão.

Deus vai levantar um exército vivo! E mesmo que você esteja tão fraco que já se encontra como o vale de ossos secos, o Senhor pode te restaurar, te levantar e te dar vida abundante. Exerça sua fé no Senhor. Busque-o de todo o seu coração e veja a sua história mudar e ser transformada dia após dia, para honra e glória do Senhor Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.