segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

A Cura de um Paralítico na Porta Chamada Formosa





Atos 3:1-10



Eram três horas da tarde e um grande fluxo de pessoas havia na entrada do templo. Ali diariamente colocavam um coxo de nascença, era coxo desde o ventre da mãe, e vivia nessa situação há mais de 40 anos (Atos 4.22).   Estava acostumado a pedir esmola a todos que passavam por ele, pois ele achava que não era capaz de fazer mais nada na vida, tornando-se coxo não só no físico como no espiritual. Nunca buscou uma cura para sua  deficiência; nunca entrara no templo para ouvir a palavra de Deus, ele não conhecia o poder de Deus,  e os religiosos do templo não se importava com a situação dele.
A porta Formosa estava repleta de mendigos que ficavam do lado de fora do templo, esperando receber algo daqueles religiosos que entravam e saiam daquele lugar. Os mendigos nunca entravam no interior do templo porque tinham  medo de sofrer represálias, eles se achavam indignos de freqüentar o templo.

Quantas pessoas vão à igreja hoje, mas ficam do lado de fora sem desfrutar do poder de Deus! Não testemunham nada, estão conformadas com a situação que estão vivendo e nunca tiveram  um encontro verdadeiro com o Senhor. Buscam tudo, menos a presença de Deus. Conversam  na hora do culto atrapalhando os demais de ouvirem a palavra, fofocam do irmão, não se liga na palavra, não oram, não louvam ao Senhor.  Vivem uma fé morta, sem milagres e sem nenhuma transformação de vida.

Não era falta de igreja, todos os dias estava lá, mas não para buscar a Deus. Ele ia todos os dias para pedir esmolas.
Pedro e João haviam subido ao templo para a oração da hora nona, e encontraram o homem aleijado de nascença, que tinha mais de quarenta anos de idade(At 4.22). O aleijado imediatamente pediu uma esmola. Ele pedia esmola pra todo mundo porque era só isso que ele sabia fazer; pedir, pedir e pedir. Pediu apenas uma esmola, mas aqueles homens  não deram o que ele pediu. Eles olharam e viram no coxo um homem escravizado por uma situação miserável, um homem conformado com um estilo de vida miserável,  uma vida derrotada, humilhante, então Pedro disse: Olhe para nós!

Talvez seja só isso que você sabe fazer; reclamar, falar de luta, falar de problema, insatisfação, derrota, crise financeira, crise familiar, lutas no trabalho, reclama do pastor, reclama de tudo, e não manifesta uma fé ousada. Há quanto tempo você vive essa situação derrotada e humilhante? Há quanto tempo você não vive o poder de Deus? 10, 20, 30, 40 anos?
 Há mais de 40 anos ele  vivia pedindo esmolas e talvez é exatamente isso que você tem feito, vive de barganhas,  migalhas, “esmolas” e sem nenhum resultado. A fé que você pratica é uma fé morta. Vai a igreja mas não toma posse da palavra, você reage sempre da mesma maneira e na sua vida nada muda, sabe porque? Porque você está focado no problema. O seu olhar não está em Deus; está na sua situação.

"Olhe para nós! " Disse Pedro.
O homem olhou para eles com atenção, esperando receber deles alguma coisa. Porém o que ele ouviu de Pedro, foi algo inesperado: "Não tenho prata nem ouro, mas o que tenho, isto lhe dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, ande". (Atos 3:4-6)
Os dois apóstolos não tinham ouro e nem prata, mas tinham o poder de Deus que poderia curá-lo ali mesmo. Não precisou estar dentro da igreja para curá-lo, foi fora mesmo. O coxo não levantou e não andou, mas Pedro o tomou pela mão e o colocou de pé e seus pés ficaram firmes.. Foi algo diferente, algo sobrenatural! Aquele era o dia marcado para acontecer o milagre na vida daquele homem. Ele pediu esmola, mas Deus havia preparado algo sobrenatural para ele. A vida dele mudaria para sempre depois daquele encontro.

Olhe para Jesus, olhe para o alto, não permita que esta situação te impeça de viver os milagres de Deus. Chegou a hora de você romper com essa fé, com esses hábitos, com esse estilo de vida, com esse sistema falido, esta fé que não muda nada na sua vida e ainda te deixa numa vida miserável, sem sonhos, sem perspectiva. Chega de viver essa fé que você tem vivido, rompa com isso, Deus tem muito pra você. Deus tem vida e vida abundante pra você.
Não aceite esta situação, não se acomode nos problemas como aquele coxo se acomodou por 40 anos. Chegou a hora de buscar a Deus verdadeiramente e não viver de migalhas espirituais.
Chegou a hora de se levantar e andar em nome de Jesus. Se você não tiver forças para se firmar, o Senhor te sustenta com a destra de poder.
Pedro segurou o coxo e o apoiou até ele se firmar em seus  próprios pés, então ele se levantou, andou, e começou a saltar louvando a Deus. Ele agora ia desfrutar da glória de Deus.
Esta é a palavra para você: Em nome de Jesus Cristo o Nazareno, levanta, anda e viva o sobrenatural de Deus pra sua vida!

Para concluir:
Em Listra havia um homem paralítico dos pés, aleijado desde o nascimento, que vivia ali sentado e nunca tinha andado. Ele ouvira Paulo falar. Quando Paulo olhou diretamente para ele e viu que o homem tinha fé para ser curado, disse em alta voz: "Levante-se! Fique de pé! " Com isso, o homem deu um salto e começou a andar. (Atos 14:8-10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.