quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Peço-te que me mostres a tua Glória


Êxodo 33.18
Deus deu ao homem o livre arbítrio para fazer suas próprias escolhas, porém, muitas das vezes, o homem escolhe caminhos que não agradam a Deus. 

Moisés foi levantado por Deus para libertar o povo de Israel que estava cativo há 430 anos no Egito. Com braço forte e de forma sobrenatural, o Senhor livrou o povo das garras de Faraó, usando Moisés como líder. No deserto, o Senhor fez uma Aliança com o povo e deu-lhes advertência:
"Eu sou o Senhor, o teu Deus, que te tirou do Egito, da terra da escravidão.
"Não terás outros deuses além de mim.
"Não farás para ti nenhum ídolo, nenhuma imagem de qualquer coisa no céu, na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles nem lhes prestarás culto, porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que castigo os filhos pelos pecados de seus pais até a terceira e quarta geração daqueles que me desprezam, mas trato com bondade até mil gerações aos que me amam e guardam os meus mandamentos." (Êxodo 20:2-6)
Mas o povo era muito rebelde, teimoso e idólatra, por isso, vagaram no deserto por 40 anos.

Moisés sobe ao monte para receber as instruções do Senhor. Quando o Senhor acabou de falar com ele no monte Sinai, o Senhor deu a Moisés as duas tábuas do Testemunho, tábuas de pedra, escritas pelo dedo de Deus. (Êx 31.18)
Mas Moisés havia demorado no monte, então o povo lá embaixo se rebelou, se corrompeu e induziu Arão a fazer um ídolo, um deus para eles adorarem. Arão arrecadou ouro de todo o povo e fabricou um bezerro para atender o pedido do povo. (c32) e passaram a adorar o bezerro de ouro, quebrando com isso a aliança que o Senhor havia feito com eles no início. Esta atitude fez a ira de Deus se acender contra eles ao ponto de Deus falar que não mais os acompanharia à terra prometida porque com certeza os destruiria. Mas, eles sabiam que sem a presença de Deus com eles, não chegariam ao destino. Então, Moisés intercedeu com súplicas ao Senhor e o Senhor o atendeu. (Êx. 32.9-14). O Senhor atendeu a Moisés, porém a comunhão entre Deus e o povo foi abalada, a aliança foi quebrada , Deus ia mandar um anjo à frente do povo, ia dar a vitória contra os povos inimigos, mas a presença dEle não iria. Deus não ia com Moisés.

Mandarei à sua frente um anjo e expulsarei os cananeus, os amorreus, os hititas, os ferezeus, os heveus e os jebuseusVão para a terra onde manam leite e mel. Mas eu não irei com vocês, pois vocês são um povo obstinado, e eu poderia destruí-los no caminho”. (Êxodo 33:2-3)

A missão que Deus deu para Moisés era árdua, difícil e pesada para qualquer mortal! Moisés sabia que sem Deus era impossível conseguir cumprir esta missão, então, quando Moisés e o povo ouviram estas palavras, choraram muito e como o Senhor também havia dito: -"Vocês são um povo obstinado. Se eu fosse com vocês, ainda que por um só momento, eu os destruiria. Agora tirem os seus enfeites, e eu decidirei o que fazer com vocês". (Êxodo 33:5) Todo o povo tirou os atavios, os enfeites. Eles estavam tristes e Moisés estava diante de um grande problema que era levar um povo rebelde para Canaã. Ele sabia que isso ele não ia conseguiria fazer sozinho e embora ele não houvesse participado do pecado, também foi afetado pela situação.

Deus é um Deus misericordioso e sabe que sem a presença dEle não venceremos. Jesus disse aos discípulos: "...Sem mim vocês não podem fazer coisa alguma".(João 15:5)
Nada podemos fazer sem a presença do nosso Deus. Se a presença de Deus não estiver na igreja, a igreja não poderá vencer a guerra contra o inimigo. Muitos tem ido à igreja para buscar bênçãos materiais e não buscam a presença de Deus. Mas a palavra do Senhor nos orienta a buscar primeiro as coisas de cima: "Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas". (Mateus 6:33)
Tanto o povo no deserto, como muitos cristãos hoje, só buscam por bênçãos, milagres e o favor de Deus;  estão preocupados com comida e bebida, mas Deus quer que confiemos nEle. Deus queria que o povo aprendesse a confiar nEle, pois nada iria faltar. 
Em uma certa ocasião, Jesus falou aos seus discípulos: "Não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. A vida é mais importante do que a comida, e o corpo, mais do que as roupas". (Lucas 12:22,23)
Então Deus falou novamente a Moisés:
Respondeu o Senhor: "Eu mesmo o acompanharei, e lhe darei descanso". (Ex 33.14). Em outras palavras o Senhor estava dizendo a Moisés: A minha presença irá contigo!!! Aleluia.
Moisés tinha tanta intimidade com Deus, que montava uma tenda chamada de Tenda do Encontro, só para falar com o Senhor face a face, e todas as vezes que ele estava ali, dentro da tenda, uma nuvem descia e cobria aquele lugar, essa nuvem era a gloriosa presença de Deus!
Ele não aceitava prosseguir sem a presença de Deus, por isso declarou: "Se não fores conosco não nos envies". (Êxodo 33:15)

O Senhor amava o povo que Ele havia separado para Si. Ele queria honrá-lo, mas a rebeldia e desobediência dele irou tanto a Deus que Ele pensou até em destruí-lo.
O Senhor ama demais cada um de nós. Ele é apaixonado por seu povo. Ele cuida e guerreia todas as lutas em nosso favor, mas precisamos ter comunhão com Ele; obedecer sua santa palavra e o adorar como Ele deve ser adorado.
Moisés sabia que sem a presença de Deus, o povo não ia vencer as batalhas que vinham pela frente. Sabia que sem a presença de Deus eles iriam perecer.
O Senhor trouxe conforto ao coração de Moisés quando disse que iria com Ele. Moisés porém, desejava conhecê-lo muito mais; ele desejava mais que bençãos e milagres, ele desejou ver a glória de Deus. O povo queria segurança, prosperidade e chegar tranquilo a terra que emanava leite e mel; Moisés porém pediu:“Rogo-te que me mostres a tua glória”.

Não aceite prosseguir sem a presença de Deus na sua frente, não se iluda em querer tentar cumprir a promessa de Deus para sua vida com a força de seus braços. Moisés não queria apenas o Senhor na frente, ele precisava da Glória de Deus!
Busque a presença de Deus; tenha uma vida de comunhão e intimidade com Jesus, ou seja, tenha uma vida consagrada ao Senhor. O Senhor procura uma geração como a de Moisés; homens e mulheres que não queiram apenas buscar bênçãos, mas que tenham sede de buscar o Abençoador e que queiram viver e desfrutar da glória de Deus. Pessoas que queiram carregar essa nuvem de glória e fazer com que as pessoas vejam e observem isso em você.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.