quinta-feira, 14 de maio de 2015

Fortalecimento Espiritual "Saia Desta Caverna Elias"! Levanta-te e Come, porque te será muito Longo o Caminho


E Acabe fez saber a Jezabel tudo quanto Elias havia feito, e como totalmente matara todos os profetas à espada. Então Jezabel mandou um mensageiro a Elias, a dizer-lhe: Assim me façam os deuses, e outro tanto, se de certo amanhã a estas horas não puser a tua vida como a de um deles. O que vendo ele, se levantou e, para escapar com vida, se foi, e chegando a Berseba, que é de Judá, deixou ali o seu servo. Ele, porém, foi ao deserto, caminho de um dia, e foi sentar-se debaixo de um zimbro; e pediu para si a morte, e disse: Já basta, ó Senhor; toma agora a minha vida, pois não sou melhor do que meus pais. E deitou-se, e dormiu debaixo do zimbro; e eis que então um anjo o tocou, e lhe disse: Levanta-te, come. E olhou, e eis que à sua cabeceira estava um pão cozido sobre as brasas, e uma botija de água; e comeu, e bebeu, e tornou a deitar-se. E o anjo do Senhor tornou segunda vez, e o tocou, e disse: Levanta-te e come, porque te será muito longo o caminho. Levantou-se, pois, e comeu e bebeu; e com a força daquela comida caminhou quarenta dias e quarenta noites até Horebe, o monte de Deus.
1 Reis 19:1-8

Quem nunca se viu em um beco sem saída? Quem nunca teve medo nesta vida? Quem nunca precisou de ajuda, de socorro, quem nunca se achou enfraquecido espiritual precisando de um fortalecimento, um renovo, um recomeço? Elias teve uma grande vitória contra os profetas de Baal e depois de ter restabelecido a adoração a Deus em Israel, o inimigo contra-atacou por intermédio da rainha Jezabel.

Elias enfrentou sozinho 450 profetas de Baal e ainda 400 de Aserá, mas depois de todos estes feitos, a rainha Jezabel  enviou uma mensagem ao profeta ameaçando ele de morte. A partir desta notícia, Elias se torna um homem diferente! Ele recebeu a notícia dizendo que Jezabel  ia acabar com a vida dele, então ele ficou tão apavorado que largou o seu servo e fugiu para o deserto um lugar de sequidão, um lugar sem vida, caminhou um dia, chegou ao deserto, sentou-se em baixo de um pé de zimbro, orou pedindo a Deus  sua própria morte e depois dormiu..Elias estava tão deprimido que ao invés de orar a Deus pedindo livramentos e pedindo a vitória; ele orou a Deus pedindo a morte.

Elias passou muito tempo ali sem água e sem comida, fraco espiritualmente, desanimado; um espírito de medo havia se apossado de Elias. O inimigo pegou Elias no momento mais fragilizado. Elias cansado, com medo e fraco.  Um homem que foi  usado por Deus de uma forma poderosa! Ele profetizava e acontecia. Ele orou para não chover devido à idolatria do povo e por três anos e meio não choveu em Israel. Profetizou que a farinha da panela da casa da viúva de Sarepta não se acabaria e o azeite da botija não faltaria, e isto aconteceu. (I Reis 17:8-16). Enfrentou no monte Carmelo,  com o perigo de perder a própria vida, o rei Acabe, os 450 profetas de Baal e mais 400 profetas de Aserá e saiu vitorioso. Orou para que Deus queimasse o altar de holocausto encharcado de água e o fogo do Senhor  caiu e queimou completamente o holocausto, a lenha, as pedras e o chão e ainda secou completamente a água da valeta (18.38). Se você analisar todo o capítulo 17 e 18 você vai ver que Elias era um homem corajoso, um homem reto, separado, que agradava o Senhor.... mas, depois de todos esses acontecimentos, nos deparamos com um homem amedrontado, fugitivo, desejando a própria morte. Pavor e medo se misturam na vida de Elias, homem que vencera tantas provas. Um profeta que por causa do medo decidiu parar de lutar e preferiu  se esconder.

Mas Deus não quer nos ver dentro da caverna. Deus tem uma obra para cada um de nós, mas por causa do desânimo e das provações, ficamos abatidos, desanimados e tendemos a nos esconder em caverna de emoções, ficar sozinhos (deixou seu servo em Berseba de Judá - v3) e sem vontade de lutar... (comeu e voltou a dormir v6).

Mas Deus enviou um anjo que o acordou e disse: “Levanta e come.” Elias olhou ao redor e ali, junto à sua cabeça, havia um pão assado sobre brasas quentes e um jarro de água. Ele comeu, bebeu e deitou-se de novo.  (1Reis 19:6)

Deus não te chamou pra ser um fraco! A obra de Deus precisa de seu entusiasmo, precisa de sua boa vontade, precisa de sua entrega. Você precisa se alimentar diariamente da água (Espírito Santo) e do Pão da vida (Jesus Cristo)
Então o anjo lhe falou pela segunda vez e disse: “Levanta-se e coma, pois a sua viagem será muito longa.” Então ele se levantou, comeu e bebeu. Fortalecido com aquela comida, viajou quarenta dias e quarenta noites, até chegar a Horebe, o monte de Deus.  (v8)
O segredo da sua força está na Palavra de Deus! Nenhum homem poderia andar por 40 dias no deserto sem parar a não ser alimentado, renovado e fortalecido pelo combustível espiritual que é a unção do Espírito e o Pão da vida que é Cristo.  Elias passou a noite na caverna  mas a palavra de Deus chegou até ele: “O que você está fazendo aqui, Elias”? (v.9).  Ele respondeu: “Tenho sido zeloso pelo SENHOR, o Deus dos exércitos. Os israelitas rejeitaram a tua aliança, quebraram os teus altares, e mataram os teus profetas à espada. Sou o único que sobrou, e agora também estão procurando matar-me.” 1 Reis 19:8-10

Deus deu a Elias a sua divina provisão de modo que durante 40 dias teve forças. Até que novamente se sentiu exausto e procurou abrigo em uma caverna, bem longe, bem protegido e escondido de Jezabel e sua sentença de morte.
 O que leva o cristão pensar em desistir, ter medo de prosseguir,  e até medo de vencer, é a falta da presença do Espírito Santo. Só Ele nos capacita e tira todo medo e ainda diz: "Não desista você vai vencer! Saia desta caverna espiritual, saia deste quarto, saia desta vida decadente que você está alimentando dia após dia, prossiga, não pare de lutar, conquiste a sua vitória, eu estou contigo, nunca te abandono, lute porque vou te fazer um  vencedor!  Deixe Jesus entrar no seu coração e fazer morada; Ele vai te dar alegria, te dar vida, alimentar sua alma e saciar sua sede. Beba desta água santa para saciar sua sede, coma do pão da vida e viva. Jesus é a saída!

 O Senhor lhe disse: "Volte pelo caminho por onde veio, e vá para o deserto de Damasco. Chegando lá, unja Hazael como rei da Síria. Unja também Jeú, filho de Ninsi, como rei de Israel, e unja Eliseu, filho de Safate, de Abel-Meolá, para suceder a você como profeta. Jeú matará todo aquele que escapar da espada de Hazael, e Eliseu matará todo aquele que escapar da espada de Jeú. No entanto, fiz sobrar sete mil em Israel, todos aqueles cujos joelhos não se inclinaram diante de Baal e todos aqueles cujas bocas não o beijaram".  (1 Reis 19:15-18)

 Portanto, meus amados irmãos, mantenham-se firmes, e que nada os abale. Sejam sempre dedicados à obra do Senhor, pois vocês sabem que, no Senhor, o trabalho de vocês não será inútil.” (1 Co 15:58)

 "Finalmente sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder". (Efésios 6.10)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.