sábado, 25 de abril de 2015

A Grande Transformação de Zaqueu!


Lucas 19.1-10

Antes de entender a difícil missão de Jesus aqui na terra, precisamos entender em primeiro lugar o motivo do Pai tê-o enviado. Qual era os planos de Deus ao enviar Jesus à terra? Restaurar a vida eterna perdida no Éden na pessoa de Adão, conforme Gêneses 3:22-24.  Um único pecado de Adão fez Deus expulsá-lo do Éden. Um único pecado de Adão fez toda a terra e toda a humanidade ficar contaminada pelo pecado.  Por isso, foi necessário  o plano da salvação através de Jesus. Este plano de salvação está registrada em Lc. 19: 10: "Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido".  Para salvar primeiro é preciso buscar, ir até esta pessoa; e para buscar tem que haver o interesse de salvar.  Ele está em busca do caído, Ele quer dar vida a quem está morto. A missão de Jesus é buscar e salvar o pecador perdido e realizar o processo de justificação (quando crê, fé), regeneração (obra do Espírito Santo no coração do homem quando ouve a mensagem do Evangelho e aceita, arrepende, transforma e nasce de novo para viver uma novidade de vida) e santificação (separação, santidade a Deus). "Porque Deus tanto amou o mundo que deu o seu Filho Unigênito, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna". (João 3:16). "Por isso é preciso que prestemos maior atenção ao que temos ouvido, para que jamais nos desviemos. Porque se a mensagem transmitida por anjos provou a sua firmeza, e toda transgressão e desobediência recebeu a devida punição, como escaparemos nós, se negligenciarmos tão grande salvação? Esta salvação, primeiramente anunciada pelo Senhor, foi-nos confirmada pelos que a ouviram. (Hebreus 2:1-3)

Quando Jesus entrou em Jericó, o sol estava quase se pondo e ele demonstrava disposição de permanecer ali naquela noite. Enquanto Jesus passava pela cidade de Jericó, Zaqueu, o dirigente publicano e coletor dos impostos, ouve algo a respeito de Jesus e por curiosidade ou porque queria mesmo uma mudança de vida, decidiu que queria ver quem era Jesus e não perdeu a oportunidade. Ele procurou se achegar até Deus; ele queria ver Jesus; mas a numerosa multidão que seguia o Mestre impediu Zaqueu de chegar até Ele. Zaqueu não conseguia ter acesso a Jesus; A estatura de Zaqueu pequena e espiritualmente falando, quando estamos em pecado nos tornamos mirrados, degradados, pequenos e não conseguimos ver o Senhor, não conseguimos sentir o Senhor. O pecado não deixa que tenhamos acesso a Deus! E, ainda tinha uma grande barreira a ser enfrentada: a multidão não se dava bem com os publicanos (cobradores de impostos) e Zaqueu por ser um judeu era tido como um traidor, pois era ele quem chefiava os publicanos que cobravam os impostos dos judeus para entregar aos romanos. Roma estipulava um preço de cada cidade, mas ele cobrava sempre a mais, depois dava para Roma o estipulado e ficava com o restante.. Naquela época a cobrança de impostos era diferente de hoje. Não havia boletos eletrônicos, faturas bancárias, etc. O publicano chegava com um soldado romano do lado e cara a cara já cobrava o imposto que o cidadão devia e ainda o extorquia.

Ao ter um encontro com Jesus Zaqueu disse: "Olha, Senhor! Estou dando a metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais". (Lucas 19:8)
E assim o chefe publicano correu adiante e subiu em um plátano cujos galhos estendidos avançavam por cima da estrada. Sabia que dali teria uma boa visão do Mestre, quando ele passasse. E não se desapontou, pois enquanto passava, Jesus parou e, olhando para Zaqueu, disse: “Apressa-te, Zaqueu, e desce, pois esta noite eu devo hospedar-me na tua casa”

Zaqueu, o puro, estava cheio de pecado e precisava nascer de novo. O que Jesus conversou com ele até sua casa, não sabemos, o que sabemos é que o que Jesus falou com Zaqueu, TOCOU EM ZAQUEU NO PROFUNDO! 
A ordem de Jesus: “Zaqueu, desce depressa da figueira” também pode ser traduzida como: “ Zaqueu, abandona essa vida , larga esses métodos corruptos, falhos, esses frutos imprestáveis”, desce desse orgulho, "depressa"! Posição social elevada não é requisito de santidade. Status não compra salvação. Ainda que seja o mais influente dos homens, é preciso se humilhar diante de Deus para ser exaltado.  E quando Zaqueu ouviu essas palavras ele desceu rapidamente e recebeu Jesus com alegria. (v6).  E foram imediatamente à casa de Zaqueu; e aqueles que viviam em Jericó ficaram muito surpresos de que Jesus consentisse em ficar na casa do dirigente publicano. E, enquanto o Mestre e os seus apóstolos estavam com Zaqueu diante da porta da casa, um dos fariseus de Jericó, que se encontrava ali por perto, disse: “Vede como este homem foi alojar-se com um pecador, um filho apóstata de Abraão, e que é um extorquidor e um ladrão do seu próprio povo”. E quando Jesus ouviu isso, ele olhou para Zaqueu, sorriu e não se deixou influenciar pelas opiniões do povo. 
Imagino agora, Zaqueu subindo em cima de um banco para alcançar a todos e dizer: “Homens de Jericó, ouvi-me! Eu posso ser um publicano e um pecador, mas o Mestre veio hospedar-se na minha casa e, antes que ele entre, eu declaro que vou dar a metade de todos os meus bens aos pobres e, a começar de amanhã, se eu tiver exigido algo injusto de qualquer homem, eu devolverei em quádruplo. Vou buscar a minha salvação com todo o meu coração e aprender a agir com retidão aos olhos de Deus”. E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de AbraãoPorque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido. (Lucas 19:9-10).

A declaração de Zaqueu é de arrependimento, agora ele conhecia Jesus verdadeiramente e não apenas de vista ou ouvir falar. Zaqueu passou de caloteiro para "puro". Não vemos Jesus mandando ele devolver nada, mas ao ter o encontro com Jesus ele teve essa atitude. Zaqueu foi justificado e regenerado. Um novo homem nascia ali, uma nova criatura, uma nova vida!

Talvez você já tenha enfrentado uma grande multidão, recebeu empurrões, foi pisoteado, ou subiu em um local mais alto, somente para ter o prazer de ver e talvez até de falar com alguém muito famoso. O encontro de Jesus com Zaqueu se deu nessas condições. Jesus estava em Jericó e uma multidão O seguia para receber, ver milagres e disputar Sua atenção.  Hoje, você não precisa mais ser pisoteado, receber empurrões ou subir em uma árvore para ver Jesus. Basta tão somente, você abrir o seu coração para Ele e Ele mesmo vem ao seu encontro.. Falar com Ele ou tocar nEle, só depende de você..

Jesus se importa com você e faz qualquer coisa por sua causa. Jesus largou tudo só para ir no seu coração! Ele quer te regenerar e como é que sabemos que somos regenerados? Olha o que diz as Escrituras: "Dêem fruto que mostre o arrependimento!" (Mateus 3:8)
"Dêem frutos que mostrem o arrependimento. E não comecem a dizer a si mesmos: ‘Abraão é nosso pai’. Pois eu lhes digo que destas pedras Deus pode fazer surgir filhos a Abraão". (Lucas 3:8)
Zaqueu foi regenerado. Ele deixou para trás a ganância ao dinheiro e deu metade dos bens aos pobres e prometeu restituir 4 vezes mais tudo o que tinha defraudado do povo.

CONCLUSÃO: Jesus quer te libertar. Somente Ele pode te justificar e te regenerar. A obra do Espírito Santo será completa em sua vida a partir do momento que você recebe a palavra em seu coração, aceita, crê e se arrepende, então você será justificado (mesmo sendo pecador, o seu pecado é perdoado e lançado sobre Jesus) e regenerado, produzindo frutos de arrependimento.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.