sábado, 28 de março de 2015

A Vitória de Gideão


Texto: Juízes 6.1-16

A história de Gideão se passa em um período em que Israel está vivendo um momento muito difícil e de extrema perseguição dos midianitas, pois o povo escolhido por Deus para ser abençoado sempre voltava a fazer o que desagradava o Senhor e foi por isso que o Senhor os havia entregado nas mãos dos midianitas durante sete anos. Desta vez o Senhor permitiu que os midianitas afligissem os israelitas. Durante cada safra os midianitas saqueavam a colheita plantada e colhida por Israel. Os israelitas passaram a esconder-se em grutas rochosas e em esconderijo nas montanhas.
O juiz escolhido por Deus para libertar Israel foi Gideão. Um dos notáveis juízes de Israel, filho de Joás, da família de Abiezer, da tribo de Manassés.
Gideão morava em Ofra, um povoado situado a oeste do Jordão. Gideão se achava um  homem tímido, fraco, medroso, o mais pobre de toda a família; mas, o Senhor o chama para uma missão: Libertar Israel das mãos de Midiã. Para isso Deus vai tirar o medo que há em Gideão e revesti-lo do espírito de coragem; Ele vai tirar o forte de dentro do fraco. O Senhor pode tornar forte e grande qualquer pessoa. Ele pega o pequeno e transforma em um grande líder; Ele pega o que está sendo humilhado e o exalta. Deus escolheu nascer aqui na terra como um homem comum, Ele escolheu nascer em Belém da Judeia, a menor cidade do menor país. Deus sempre vai escolher o menor para torná-lo grande! Ele escolheu Davi que era o menor dos filhos de Jessé, para torná-lo um grande rei. Escolheu Gideão para torná-lo um grande juiz em Israel. 

Gideão estava sofrendo uma grande perseguição dos midianitas, tudo o que Israel produzia, cereais, animais, os midianitas saqueavam e destruíam toda a plantação. Era um tempo de grande adversidade e medo. Israel estava pobre, falido e Gideão malhava o trigo no lagar (tanque que prensava as uvas) para se esconder dos midianitas, pois Gideão estava com muito medo dos midianitas. O lugar que se malha o trigo é na eira e não no lagar. então eles clamaram ao Senhor!
O Senhor aparece a Gideão na figura de um Anjo e o chama de homem guerreiro, varão valoroso!!. (6.11-12).

 “Mas Gideão lhe respondeu: Ai, Senhor meu, se o SENHOR é conosco, por que tudo isto nos sobreveio? E que é feito de todas as suas maravilhas que nossos pais nos contaram, dizendo: Não nos fez o SENHOR subir do Egito? Porém agora o SENHOR nos desamparou, e nos deu nas mãos dos midianitas. Deus então, dá-lhe uma ordem:
"Com a força que você tem, vá libertar Israel das mãos de Midiã. Não sou eu quem o está enviando?" (Juízes 6:12-14)

Se você se sente pequeno, fraco e impotente diante de uma determinada situação, Deus vai escolher você para trabalhar e fazer de você uma pessoa grande.

Foram  sete anos de adversidades e devido a tanto sofrimento Gideão nem  acreditava que o Senhor fosse fazer alguma coisa para mudar aquela situação. Ele achava que estava sozinho nesta luta, e as vezes é assim que reagimos diante dos problemas, achamos que estamos só e que o Senhor não vai fazer nada para mudar nossa  situação.

Gideão tornou-se um homem tão forte e corajoso que, após a batalha estratégica no vale (Jz 7:12), onde se mataram 120 mil soldados inimigos, ele, ainda que cansado e faminto, foi  com os seus 300 homens ao encalço dos 2 reis dos midianitas e 15 mil soldados inimigos que fugiram; profetizou que ia derrotar os 15 mil e ainda voltar com os 2 reis midianitas nas mãos: vs 7 e 9. e, profetizou também contra os anciãos de Sucote e os príncipes de Penuel que lhe negaram pão! E do jeito que ele falou tudo aconteceu! V. 12-17.

Deus está te animando pra lutar e não desistir, você tem valor, você é valoroso, você não é fraco, você é forte, Deus está te levantando como vencedor. Nenhum de nós pode fazer coisa alguma na obra de Deus sem o revestimento espiritual, Paulo nos ensina: “No demais, irmãos meus, fortalecei-vos no Senhor e na força do seu poder.” (Ef 6.10).

CONCLUSÃO: É assim que o Senhor faz. Ele levanta o caído, exalta o humilhado, dá descanso ao perseguido e abate o perseguidor; e pode tornar forte e grande qualquer pessoa que obedeça à Sua Poderosa palavra e ordem.
Que o Senhor reine sobre nós. Ame a Deus acima de tudo, acima de qualquer bem de família. E viva uma vida de vitórias e superação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.