quinta-feira, 12 de março de 2015

Decida fazer mudanças para agradar ao Senhor!



Lucas 19:1-10
Zaqueu (em hebraico: "puro", "justo"), era o responsável pela coleta de impostos em Jericó segundo Lucas 19:1-10. Os coletores de impostos eram odiados pelos seus compatriotas judeus, que os viam como traidores trabalhando para o Império Romano. Por conta da lucrativa produção e exportação do bálsamo estar centralizada em Jericó, a posição de Zaqueu era muito cobiçada pelas riquezas que prometia. 
A história diz que Zaqueu era muito rico e era o chefe dos publicanos. Os publicanos eram aqueles que cobravam os impostos naquela época e eram considerados pela sociedade como ladrões. Sendo assim, Zaqueu era considerado por eles como o chefe dos ladrões porque na prática era o que o Zaqueu era: corrupto e ladrão. Mas ele era também um filho de Abraão (v9), tinha uma fé, acreditava em Deus embora não tivesse o caráter de Deus, pois fazia tudo errado. Mas Zaqueu não queria mais ser daquele jeito, ele queria mudar, não queria mais ser chamado de ladrão e de corrupto. Imagine sua família; seus filhos envergonhados com a atitude de seu pai. Atitudes essas que poderia afetar o lado emocional dos filhos. Mas um dia Zaqueu  teve uma atitude, ele não queria ser mais o mesmo; ele queria mudar; nasceu em seu interior a sede de mudança, transformação, e isso requeria um sacrifício e exigia dele várias atitudes de fé.  Assim é conosco: para que tenhamos a mudança que desejamos é preciso nos dispor a mexer nos pontos que são vitais para a mudança. E para Zaqueu, um deles era mudar o caráter. Isso é muito forte!, então ele sentiu a necessidade de ir ao encontro de Jesus. 
O texto diz que ele chegou antes (correu adiante) da multidão que estava ali para se encontrar com Jesus que passava por Jericó a caminho de Jerusalém. Ele era baixo e por isso precisou subir numa figueira e ficar no alto para conseguir ver Jesus.
Quantas vezes já fizemos de tudo, enfrentamos uma multidão a fim de ficar em um local melhor para ver uma pessoa famosa! Foi isso que Zaqueu fez. Deixou o posto da coletoria, correu à frente de uma multidão e subiu em uma árvore para ver Jesus passar. Jesus conhece os desejos do nosso coração e sabia do sacrifício de Zaqueu para vê-Lo, então, para surpresa de Zaqueu e de toda a multidão, Jesus olha para cima e diz: Zaqueu, desça depressa! Quero ficar em sua casa hoje. A multidão queixou-se: "Como pode um judeu hospedar-se na casa de um publicano?"
Os impedimentos eram muitos para que houvesse tal mudança. Livrar-se daquilo que controla uma vida requer muito sacrifício. E são tantos os que desistem nos momentos de tomadas de decisões sacrificiais, porque não suportam o sacrifício que a carne tem que fazer. Zaqueu, entretanto, não se importou com mais nada quando viu em Jesus a oportunidade de mudança. Mesmo cheio de pecados, mesmo sendo odiado por toda a sociedade, ele correu na frente da multidão, subiu numa figueira brava para ver Jesus. Fez tudo que pôde para ver Jesus.
 O Senhor trabalha de uma forma que muitas das vezes não entendemos. Deus não faz nada por acaso. Ele é Poderoso e seu agir é certeiro na vida do escolhido. Nada pode barrar Seu agir; multidão nenhuma pode impedir o agir de Deus nas  nossas vidas. Quando Ele resolve abençoar, Ele simplesmente abençoa. Quem pode contender contra o Senhor?
A multidão que acompanhava Jesus era composta de centenas de homens e mulheres que lutavam um contra o outro para conseguir um lugar especial perto de Jesus. Cada um se achando mais santo que o outro, e de repente o Mestre olha para quem não esperava nada, para quem se sentia indigno, insignificante, perdido entre os galhos de um sicômoro, e o chama pelo nome: "Zaqueu"?  Comovido pela audácia do amor desmerecido e aceitação de Jesus, Zaqueu desceu e publicamente se arrependeu de seus atos corruptos jurando restituir tudo o que tinha defraudado das pessoas e ainda, realizando uma festa em sua casa. Ele disse a Jesus: "Olha, Senhor! Estou dando metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, eu devolverei quatro vezes mais". (v8) 
Jesus não falou para Zaqueu devolver o que tinha extorquido das pessoas, mas Zaqueu recebeu Jesus em seu coração e a partir deste momento ele sentiu a necessidade de mudança porque onde Jesus entra tem que haver uma mudança. As palavras que Zaqueu proferiu nos leva a crer que ele foi liberto e teve seu caráter transformado ao deixar Jesus entrar, receber sua palavra e ter um encontro verdadeiro com o Senhor. Por outro lado, Jesus lhe disse: "Hoje houve salvação nesta casa! Porque este homem também é filho de Abraão. Pois o Filho do homem veio buscar e salvar o que estava perdido". (Lucas 19.9 e10).
Conclusão: Deixe Jesus entrar em sua vida, Ele quer transformar seu caráter. As vezes você fala de Deus mas não conhece o verdadeiro Deus. Um Deus capaz de transformar o ser humano. Zaqueu estava perdido, sem salvação. Mas chegou o dia em que tudo mudou. Ele disse a Jesus: "Olha, Senhor! Estou dando metade dos meus bens aos pobres; e se de alguém extorqui alguma coisa, eu devolverei quatro vezes mais". O que Zaqueu queria dizer era que se fosse preciso ficar pobre, ele ficaria, não importa o quanto isso ia doer, ele só não queria mais ser a pessoa que era; um filho de Abraão, porém orgulhoso, religioso e ladrão. 

Às vezes precisamos encontrar forças para romper com tudo aquilo que satisfaz o nosso ego e renunciar a tudo aquilo que enfraquece o nosso espírito. Sacrifício gera mudança, e foi isso que Zaqueu fez; sacrificou-se para viver uma nova vida com o Senhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.