domingo, 22 de fevereiro de 2015

ELIZEU FAZ FLUTUAR O MACHADO



2 Reis 6.1-7

Quem já viu um ferro flutuar? Creio que só vamos conhecer a história de um ferro flutuando aqui neste capítulo de 2 Reis 6, quando Deus o usa em mais um milagre sobrenatural.
A Palavra de Deus é poderosa, verdadeira, eficaz e fala de coisas que só vamos entender no espírito e pelos olhos da fé.

A Bíblia diz que Os discípulos dos profetas disseram a Eliseu: "Como vês, o lugar onde nos reunimos contigo é pequeno demais para nós. (2 Reis 6:1)
Não podemos nos conformar com a situação do momento. Este texto nos ensina através dos discípulos dos profetas que precisamos ter  visão para o crescimento da obra de Deus que é um dos fatores relevantes para o Reino de Deus. Quando não pregamos o Evangelho, quando não evangelizamos, quando deixamos a timidez nos dominar, quando ficamos acomodados; estamos fora desta visão.

Por que não vamos ao rio Jordão? Lá cada um de nós poderá cortar um tronco para construirmos ali um lugar de reuniões". Eliseu disse: "Podem ir". (2 Reis 6:2)

A visão de crescimento deve vir acompanhada com atitudes; com ação; com fé; trabalho, etc.
Eles  tiveram a visão de crescer e tomaram a iniciativa de trabalhar em prol desta visão saindo do comodismo. Eles queriam um lugar maior então precisavam trabalhar arduamente para que isso acontecesse. O  aval do profeta também era necessário. Eliseu em momento algum disse nada que apagasse a chama daquela visão; ao contrário do que muitos líderes sem visão nos dias de hoje que embora não faz o que o Senhor manda, ainda impedem que seus discípulos execute a visão dada pelo Espírito; Eliseu lhes disse:  Podem ir (Ide).  Os discípulos dos profetas chamaram Eliseu para acompanhá-los e Eliseu foi com eles. Então, eles partiram para o Jordão a fim de executar a visão.
Jesus já nos deu esse aval: "IDE a todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15). E tem nos acompanhado em toda obra.  Ele mesmo disse aos Seus discípulos: "...Sem mim vocês não podem fazer coisa nenhuma" (João 15.5). Não podemos fazer nada sem a presença do Senhor.

Quando um deles estava cortando um tronco, o ferro do machado caiu na água. E ele gritou: "Ah, meu senhor, era emprestado! " O homem de Deus perguntou: "Onde caiu? " Quando ele lhe mostrou o lugar, Eliseu cortou um galho e o jogou ali, fazendo o ferro flutuar, ...(2 Reis 6:5-6)

Por Deus ser Deus, Ele conhece as nossas fraquezas, os nossos temores, nossos medos, angústias, pecados, quando estamos nos propósitos Dele, quando estamos fora do propósito... A pergunta que Ele faz é:
 ONDE CAIU? ONDE VOCÊ PERDEU A SUA FERRAMENTA; O SEU MACHADO; O SEU PODER?
Porque Eu quero pegar e devolver para você.
A ferramenta aqui para nós, é espiritual e tem que estar afiada. Sem as ferramentas espirituais não podemos vencer as ciladas do inimigo, as afrontas do diabo (como ele afrontou Jesus na tentação no deserto em Mateus 4); e as lutas do dia a dia
  
Deus quer que voltemos onde caímos (Ap 2.5) e nos arrependamos por ter relaxado com as ferramentas. Quais ferramentas são essas? Nós sabemos quais são as ferramentas. Quero relacionar aqui quatro (4) ferramentas para nossa meditação.

1-AMOR - Esta é a mensagem que vocês ouviram desde o princípio: que nos amemos uns aos outros.
Não sejamos como Caim, que pertencia ao Maligno e matou seu irmão. E por que o matou? Porque suas obras eram más e as de seu irmão eram justas. Meus irmãos, não se admirem se o mundo os odeia. Sabemos que já passamos da morte para a vida porque amamos nossos irmãos. Quem não ama permanece na morte.
Quem odeia seu irmão é assassino, e vocês sabem que nenhum assassino tem vida eterna em si mesmo. (1 João 3:11-15). Sem amor de nada vale a nossa ferramenta ( 1 Coríntios 13)

Tem pessoas que passam a odiar outra pessoa só porque esta pessoa está vencendo. É demais para ela suportar a vitória da outra pessoa. Amor não é sentimento, amor é atitude. eu devo amar meu irmão porque é uma ordem dada por Jesus.

2-PERDÃO -  Suportai-vos uns aos outros e perdoai-vos mutuamente, toda vez que tiverdes queixa contra outrem. Como o Senhor vos perdoou, assim perdoai também vós. (Colossenses 3:13)
Não é fácil perdoar a quem nos persegue ou a quem nos fez muito mal. Não é fácil perdoar pessoas que nos causou danos irreversíveis.. Não é fácil! Mas para que você tenha uma perfeita comunhão com Deus e para que Deus possa te usar em Seu propósito, é preciso que você esteja com o coração limpo de toda amargura e ódio. O perdão não é uma opção de escolha. O perdão é uma ordem do Senhor e as ordens do Senhor não são para serem questionadas, mas sim; obedecidas.

3- PALAVRA DE DEUS - Use a palavra de Deus para vencer. Exercite a sua fé através da palavra de Deus. Use ela em seu favor, guarde ela em seu coração. “Guardei Tua Palavra em meu coração para não pecar contra TI. (Salmo 119.11)

4-ORAÇÃO - "Orai sem cessar" (1 Tessalonicenses 5.17). Se fortaleça na oração que é a forma de comunhão com o Pai.  Talvez você não está orando como orava antes, mas quando deixamos de orar, a nossa ferramenta  cai desafinando a cada dia.

Mas Deus quer que peguemos de volta as nossas ferramentas de trabalho sem as quais não podemos vencer.
Ele quer continuar te usando. Fale para Ele onde caiu, peça ajuda ao Espírito Santo em nome de Jesus.
O discípulo mostrou ao profeta Eliseu onde o ferro do machado tinha caído. Talvez o discípulo esperasse que Eliseu mergulhasse no rio em busca do machado, mas para surpresa de todos, Eliseu cortou um galho de uma árvore, jogou na direção em que havia caído a ferramenta e esta flutuou para a glória de Deus!

...e disse: "Pegue-o". O homem esticou o braço e o pegou. (2 Reis 6:7)


Conclusão: Não existe impossível para Deus! O Senhor é perito em operar o sobrenatural!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.