terça-feira, 17 de fevereiro de 2015

Negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-me



Texto: Lucas 9.23-26

"Em seguida dizia a todos: Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, tome cada dia a sua cruz, e siga-me. Pois quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem perder a sua vida por amor de mim, esse a salvará. Pois, que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, e perder-se, ou prejudicar-se a si mesmo?  Porque, quem se envergonhar de mim e das minhas palavras, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na sua glória, e na do Pai e dos santos anjos".

 Estamos realmente seguindo a Cristo, ou a nossa própria vontade? O que Deus  está fala conosco nestes versículos são instruções que já ouvimos antes; não tem nada de novo ou diferente nas palavras do Senhor. Ele deixa bem claro que não tem como segui-Lo se sem renunciarmos a nós mesmos. Mas, muitos querem seguir o Senhor entrando pela porta larga onde tudo pode, venha como está e fique como está, não mude nada, não precisa mudar nada, fique do jeito que você quer, proceda do jeito que te agrada.. NÃO!!. Quando o Senhor diz pra abandonar o pecado, mesmo que pareça uma tarefa impossível para muitos; Ele está dizendo que quer agir na vida de cada um de nós, mas temos que ter a capacidade de negarmos a nós mesmos e deixarmos que a vontade soberana do Senhor reine em nós.

Se alguém vem a mim, e ama o seu pai, e mãe, sua mulher, seus filhos, seus irmãos e irmãs, e ainda a sua própria vida mais do que a mim, não pode ser meu discípulo. E qualquer que não tomar a sua cruz, e vier após mim, não pode ser meu discípulo. (Lucas 14:26-27)

 Quantas vezes chegamos em casa cansados de um dia de trabalho, cheios de preocupações, e tudo o que queremos é aproveitar esse tempo livre em casa, tomar um bom banho e assentar na frente da televisão e assistir um filme e todas as programações, ou ficar na frente do computador?   Negar a si mesmo é você tirar um tempo deste tempo livre e orar, buscar o Senhor e ter um momento de meditação em Sua santa palavra. É buscar uma maior comunhão com o nosso Deus. Negar a si mesmo é tirar  dia após dia, tudo aquilo que não agrada a Deus. Negar a si mesmo é renunciar sentimentos abomináveis ao Senhor, tais como: inveja, vaidade, ciúmes, avareza, soberba, concupiscência da carne, lascívia, ira, desejo de vingança, vícios entre outros. Negar a si mesmo é perdoar e amar os vossos inimigos, bendizer os que vos maldizem, fazer bem aos que vos odeiam e orar pelos que vos maltratam e vos perseguem.  Ter a mesma humildade de Cristo, andar em santidade como Ele andou, guardando os seus mandamentos fazendo a vontade do Pai.

JESUS NEGOU-SE A SI MESMO e não existe você servir a Cristo sem NEGAR-SE A SI MESMO.

O apóstolo Paulo orientou os irmãos da igreja que estava em Colossenses, a procurarem ter um viver diferente, santo e abençoado conforme está escrito:

Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus.  (Colossenses 1.10).

O que aprendemos com Paulo neste versículo? Que precisamos não somente andar dignamente diante do Senhor, mas também agradá-Lo em tudo. Este é o fundamento do cristianismo; você morre pela fé. Você nega a si mesmo, mas jamais nega a Jesus. Muitos tem facilidade para dizer não pra Jesus, mas não tem facilidade pra dizer não para o mundo, para os vícios,  para os prazeres carnais. A palavra diz negue-se a si mesmo e não a Jesus. O sacrifício naquela cruz foi por nós, então temos que obedecê-Lo.

Parece uma tarefa muito difícil e é realmente difícil, pois temos que lutar além das nossas forças para vencermos a nossa carne, a nossa vontade. É uma luta constante dentro de nós. É a luta da carne x espírito; e, vamos precisar de estratégias para vencermos. Como? Crescendo no conhecimento de Deus. Oséias 6.3 diz: "Conheçamos, e prossigamos em conhecer ao Senhor".

O jovem rico perguntou a Jesus o que deveria fazer para herdar a vida eterna, o Senhor lhe disse que deveria guardar os mandamentos, ele respondeu a Jesus que já fazia isso desde a sua mocidade. A palavra afirma que Cristo o amou e disse-lhe: Falta-te uma coisa: vai, e vende tudo quanto tens, e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem e segue-me.  Mas ele, contrariado com essa palavra, retirou-se triste, porque possuía muitas propriedades (Marcos 10.17 - 22). Ele foi até Jesus porque queria ter a salvação. Jesus ensinou o caminho que leva a salvação e a renúncia que o seu desejo exigia. Mas, o jovem recusou-se em negar a si mesmo, em abandonar os bens desta vida e preferiu sua riqueza do que a salvação oferecida pelo Senhor.

O jovem rico preferiu negar a Jesus e ficar com sua riqueza na terra. Se a pessoa não tiver o nome escrito no Livro da Vida, não tem salvação. Muitos estão envolvidos com muitas coisas, mas só uma coisa vale a pena é manter o nosso nome no Livro da Vida.

Conclusão: Se a sua fé não for capaz de dizer não aos prazeres da carne; mas é capaz de só dizer Não para Jesus, essa fé é morta. Submeta-se ao Senhor, obedeça-O, negue-se a si mesmo e pegue sua cruz e siga. Jesus  está voltando.. Amém?



4 comentários:

  1. Paz e graça pastora Nádia! Lendo este texto fico vendo como tantas igrejas preferem pregar as bênçãos materiais do que a conversão, a renúncia. Jesus não nos chama para vivermos para nós mesmos, em busca das coisas materiais, mas Ele nos convida sempre a renunciar a si mesmo e segui-lo, tarefa muito difícil em nossos dias. Não tenho dúvidas de que estamos vivendo os últimos dias nesta terra. Jesus vem e com consigo traz a coroa de glória para os fiés e sinceros de coração, que adoram ao Pai em espírito e em verdade, que não se vendem por nada, mas que prega a verdade da cruz, que liberta, salva e transforma.
    Aguardo a visita da pastora em meu humilde blog e espero a gentileza da irmã seguir meu blog em retribuição. Paz sobre ti!

    ResponderExcluir
  2. Paz seja convosco pastor José luiz... Visitei o seu Blog e já estou seguindo.
    Obrigada.. Que o Senhor continue te abençoando e te usando.

    ResponderExcluir
  3. Gostei de sua palavra mas se a senhora prega a palavra ou ensina a senhora está indo contra a lei de DEUS como a senhora o sabe à mulher está proibido de ensinar ou congregar somente pode evangelizar esse termo de pastora foram os evangélicos que o criaram isso nao existe em lado nenhum da biblia só ao homem está o direito de congregar ou pregar.

    ResponderExcluir
  4. Gostei de sua palavra mas se a senhora prega a palavra ou ensina a senhora está indo contra a lei de DEUS como a senhora o sabe à mulher está proibido de ensinar ou congregar somente pode evangelizar esse termo de pastora foram os evangélicos que o criaram isso nao existe em lado nenhum da biblia só ao homem está o direito de congregar ou pregar.

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.