segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

O Caminho da Sabedoria


Em vindo a soberba, sobrevém a desonra, mas com os humildes está a sabedoria.

Provérbio 11.2

Um indivíduo soberbo é aquele que deseja ser mais do que é e ainda, coloca-se acima dos outros para humilhá-los. O soberbo é aquele que super dimensiona a própria imagem e diminui o valor dos outros. É o narcisista que ao olhar-se no espelho dá nota máxima para si mesmo, aplaude a si mesmo ao mesmo tempo em que endereça suas vaias aos que estão ao seu redor. É por isso que o sábio diz que, em vindo a soberba, provém a desonra. A soberba é a sala de espera da desonra. É a porta de entrada da vergonha e da humilhação.

A Bíblia diz que Deus resiste ao soberbo, declarando guerra contra ele. 

"Portanto, Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes". (Tiago 4:6)
O humilde é aquele que dá a glória devida a Deus e trata o próximo com honra. A humildade é o palácio onde mora a sabedoria. Com os humildes está a sabedoria. Os humildes são aqueles que se prostram, reconhecendo seus pecados e nada reivindicam para si mesmos; mas, também, são estes que serão exaltados por Deus. A Bíblia é categórica em nos dizer que Deus humilha os soberbos, mas exalta os humildes.

Precisamos aprender a depender mais do Senhor e ser mais humildes no reconhecimento das nossas limitações e nunca pensar de nós além do que convém.

"Porque pela graça que me é dada, digo a cada um dentre vós que não pense de si mesmo além do que convém; antes, pense com moderação, conforme a medida da fé que Deus repartiu a cada um". (Romanos 12:3)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.