quarta-feira, 16 de julho de 2014

Deus Manda Samuel Ungir a Davi como Rei de Israel


1 Samuel 16.1-13

Devemos ter o cuidado de parar de nos entristecermos com coisas que o Senhor já rejeitou. O Senhor disse a Samuel: “Até quando você irá entristecer por causa de Saul? Eu o rejeitei como rei de Israel” (1 Sm 16.1a).  

Senhor, mas se Saul souber disso vai me matar.
Às vezes Deus nos dá uma ordem e ficamos com medo de executá-la, mas quando dispomos a obedecer o Senhor Ele vai nos dando a direção que nos levará à vitória.
Saul foi o primeiro rei de Israel e foi o próprio Samuel quem o consagrou; mas Saul fez tudo diferente de como o Senhor havia ordenado, ele executava sua própria vontade e desprezava a vontade do Senhor, então Deus mandou que Samuel fosse à casa de Jessé, em Belém, e ungisse um novo rei para Israel.
Samuel obedeceu ao Senhor, mas quando chegou a Belém enfrentou outro problema; as autoridades foram ao seu encontro tremendo de medo e perguntaram: “Vens em paz?”
-É claro que venho em paz. Vim sacrificar ao Senhor, venham comigo e sacrifiquem junto, e ali ele consagrou Jessé e os filhos dele.

Jessé reuniu quase todos os filhos para que o profeta indicasse qual deles seria o escolhido. Olhando para Eliabe o profeta pensou: Com certeza é este. Este é o grande mal no mundo; julgar as pessoas por sua aparência, seu nível educacional e suas posses materiais. O profeta julgou igual às autoridades. As autoridades olharam para o profeta e pensaram o pior, e o profeta olhou para Eliabe e julgou pela aparência. Os irmãos de Davi; Eliabe, Samá e Abinadabe, eram fortes, bonitos e faziam parte do exército do rei Saul.  Mas não eram os escolhidos porque Deus não olha para a aparência, Ele olha para o coração, e nós por mais que sejamos entendido em algum assunto, não conseguiremos jamais ver o que se passa dentro do coração de uma pessoa, somente Deus. Com toda a beleza e formosura que havia em Eliabe, Samá e Abinadabe, eles seriam talvez pior do que Saul tanto que o Senhor falou: Não considerem sua altura e sua aparência, pois esses eu rejeitei também. Então você não pode tirar conclusão por meio do olho e sim pela direção de Deus.

O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".  (1 Samuel 16:7)
Jessé tinha oito filhos, mas só apresentou sete, inclusive ele e os sete filhos receberam consagração do sacerdote, mas Davi ficou de fora (v5). Mas vamos analisar; será que Deus havia se enganado? Se Samuel encontrou apenas sete filhos na casa de Jessé então onde estaria a pessoa que Deus mandara ungir como rei? Samuel perguntou a Jessé: “Estes são todos os filhos que você tem?” Jessé respondeu: “Ainda tenho o caçula MAS ele está cuidando das ovelhas”. Davi era o mais novo e menor dos filhos de Jessé e estava no campo cuidando das ovelhas de seu pai, razão pela qual ele foi esquecido, desprezado e menosprezado  até pelo próprio pai. Samuel disse: “Traga-o aqui; não nos sentaremos para comer enquanto ele não chegar”. (v11)

Embora Davi tenha sido desprezado por todos, ele era amado por Deus. Ele era o escolhido de Deus. Quando Davi chegou Deus disse: “É ESTE! Levante-se e unja-o”. Samuel pegou o chifre cheio de óleo e o ungiu na presença de seus irmãos, e, a partir daquele dia, o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi. E Samuel voltou para Ramá. (v13)

Conclusão: Mesmo que o mundo, os  amigos e até mesmo a nossa família nos despreze, somos amados por Deus e Ele nos aceita com base no seu amor e não na nossa condição. Ele nos vê com base no seu plano para nós e não com base no que somos. Em nenhum momento Jessé e seus sete filhos pensaram que Davi poderia ser o rei de Israel, mas quem poderá mudar os planos do Senhor? Davi  recebeu a unção que o fez se destacar entre seus irmãos. Por mais fortes que pareciam ser, nenhum dos irmãos de Davi conseguiu enfrentar o gigante Golias.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.