terça-feira, 27 de maio de 2014

O Paralítico de Carfanaum – Pela porta não deu, desceram pelo telhado.


Marcos 2:1-5

E alguns dias depois entrou outra vez em Cafarnaum, e soube-se que estava em casa. E logo se ajuntaram tantos, que nem ainda nos lugares junto à porta cabiam; e anunciava-lhes a palavra.
E vieram ter com ele conduzindo um paralítico, trazido por quatro. E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico. E Jesus, vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados.

Jesus estava reunido com os fariseus em sua casa, mas quando as pessoas souberam que Ele estava lá, foi se aproximando tanta gente para ouvi-Lo que a porta principal da casa ficou lotada, interditada, ninguém podia mais entrar ou sair, a não ser quando a reunião terminasse. E eis que quatro homens carregavam entre a multidão, uma maca na qual estava deitado um paralitico. Eles queriam falar com Jesus, precisavam falar com Ele. Só que, apesar da urgência e do estado, ninguém deu passagem, ninguém se importava com o estado daquele homem. Aquelas pessoas só se preocupava com seus próprios problemas e a solução deles, o paralitico, era apenas mais um que buscava desesperadamente a cura. Mas aqueles homens estavam convencidos de que Jesus se importava. Dias atrás Jesus movido de uma grande compaixão, havia curado um leproso! (1.41) Precisamos reconhecer essa verdade. Jesus se importa com o nosso sofrimento. Ele quer nos ajudar!

Os amigos daquele paralítico estavam decididos a ir em frente, em busca do milagre custe o que custar. Chega de tanto sofrimento, chega de ficar nesta situação! O dono do milagre estava ali, e eles não podiam perder esta oportunidade. Eu penso que se fosse um de nós, no primeiro obstáculo teria desistido. Era uma grande multidão! Não tinha como ultrapassar aquela barreira. Muitos poderiam até dizer: “Fiz o que pude, mas não deu”! Porém esta ideia não passava pela mente daqueles quatro homens. Pela porta não dava mesmo, mas quando se está determinado a vencer, a multidão não é mais um obstáculo. As barreiras são ultrapassadas, e se pela porta não der, crie um meio de entrar; ainda resta uma opção: o telhado.
Eles agiram! E atitudes são mais do que palavras. A Bíblia não diz que eles argumentaram nada, eles simplesmente agiram, e isso agradou a Deus. Quando Jesus olhou e viu uma maca com um paralítico deitado, descendo pelo telhado, Ele apenas disse: Filho, perdoados estão os teus pecados.

Puxando um pouco mais o gancho, aqueles quatro amigos do paralítico representam os pilares do Evangelho!

1-Fé – Eles tinham uma fé viva e isso agradou a Jesus que vendo a fé deles, disse ao paralítico: Filho, perdoados estão os teus pecados. A fé nos impulsiona a crer no impossível! ““Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não veem”. (Hb 11.1a)

2-Esperança – A esperança nos faz ser perseverantes. Primeiro aconteceu a cura no coração dos amigos, e só depois se tornou uma realidade no corpo do paralítico. No mundo espiritual quando queremos que algo aconteça, primeiro, tem que nascer a vontade em nossos corações, para depois o milagre se materializar!

3-Atitude - Talvez eles tenham pensado até em desistir diante do grande desafio, mas venceram a incredulidade. Ao invés de palavras eles agiram com obras capazes de influenciar vidas e mudar histórias! “E, não podendo aproximar-se dele, por causa da multidão, descobriram o telhado onde estava, e, fazendo um buraco, baixaram o leito em que jazia o paralítico”.

4-Amor – Que é a base de tudo.


Conclusão: Quando uma pessoa quer viver o poder de Deus, ela não desiste diante dos obstáculos; ela vai além, e se os obstáculos surgirem, ela derruba todos eles. Não se renda a nenhum obstáculo. Vá em busca do seu milagre e seja abençoado.

32 comentários:

  1. que benção de esboço me ajudou muito,que Deus te abençoa cada vez mais

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Que reflexão maravilhosa. Louvado seja Deus!

    ResponderExcluir
  4. Que Deus abençoe a todos vocês. Tudo para honra e glória do Senhor Jesus!

    ResponderExcluir
  5. Que maravilha de explicação,Deus o abençoe!

    ResponderExcluir
  6. Mensagem maravilhosa, que o Nosso Deus nos fortaleça a cada dia diante dos obstáculos.

    ResponderExcluir
  7. Deus abençoe esse esboço foi maravilhoso...tem outros

    ResponderExcluir
  8. parabens,gostei bastante, foi de grande ajuda OBRIGADA

    ResponderExcluir
  9. Parabéns foi muito gratificante , conseguirmos intender que a palavra de Deus vai muito mais profundo do podemos imaginar

    ResponderExcluir
  10. Muito boa a colocação dos detalhes, que nosso Deus continue abençoando sua vida

    ResponderExcluir
  11. muinto forte e edificante

    ResponderExcluir
  12. hoje vou levar essa palavra no culto

    ResponderExcluir
  13. Muito boa a explanação... porém a bíblia não relata que a casa em cafarnaum era de Simão Pedro, mas sim de Cristo.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grata pela observação.
      Realmente,neste versículo, a Bíblia deixa claro que Jesus está em sua casa e não cita o nome de Pedro.
      Farei uma correção.
      Fica na paz.

      Excluir
  14. interessante que Jesus viu primeiro a necessidade de perdoar os pecados daquele homem depois cura-lo.

    ResponderExcluir
  15. esboço para este texto, agora ja tenho kkk gostei demais muito ava tentando fazer um esboço para preparar uma pregaçã o louvado seja o nome do senhor Jesus.

    ResponderExcluir
  16. Tremenda pregação...Deus abençoe

    ResponderExcluir
  17. Parabens muito boa se Deus permitir vou pregar esta pasagem amanha na minha igreja.crendo na revelaçao da parte de Deus

    ResponderExcluir
  18. A fé na vida do homem ultrapassa qualquer obstáculo na vida para chegar até Deus

    ResponderExcluir
  19. Obrigado, muito edificante seu comentário.
    Parabêns!

    ResponderExcluir
  20. Obrigado, muito edificante seu comentário.
    Parabêns!

    ResponderExcluir
  21. A paz eu aprendi muito com este comentário que Deus lhe abençoe cada dia mais

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.