quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Jacó Lutou com um Anjo e Também Venceu!




Genesis 32.22-32

A Bíblia nos diz em Gênesis 25.21-26 que da barriga de Rebeca, esposa de Isaque, nasceriam duas grandes nações.
Por toda a vida Jacó teve que lutar para prevalecer.  A luta dele começou desde o ventre de sua mãe quando ele e seu irmão Esaú lutavam entre si, e ao nascer Esaú, Jacó veio com a mão agarrada no calcanhar do irmão, como se quisesse impedi-lo de nascer primeiro. Mas, a luta de Jacó não parou por aí. Ele lutou com  Esaú, lutou com seu tio Labão e por fim, a luta de maior desafio: lutou com o próprio Deus, pois ele mesmo disse; “eu vi Deus face a face”. Deus assumiu a forma de um Anjo que dava a Jacó condições de lutar face a face, já que a própria Bíblia diz que ninguém nunca viu Deus em Sua forma original.
Jacó poderia ter desistido da luta, pois passou uma madrugada inteira lutando, depois foi ferido, o próprio Senhor  dizia pra ele me deixa ir porque já está amanhecendo, mas Jacó disse ao Senhor: Só deixo você ir quando eu receber a minha bênção. Então o Senhor perguntou: Como você se chama? E ele respondeu Jacó, ao que o Senhor declarou: Não se chamará mas Jacó e sim Israel, pois você como príncipe lutou com homens  e com Deus e prevaleceu.
Aqui estava um marco de separação. Deus mudou o nome de Jacó (enganador) para Israel (campeão com Deus ou aquele que luta com Deus).

De Jacó nasceu 12 filhos que vieram a serem patriarcas das 12 tribos de Israel. Israel foi a nação de Deus que enfrentava guerras, lutava, mas prevalecia sempre, só perdiam quando pecavam ou desobedecia a Deus e a mão de Deus não estava sobre eles.
Jacó (pessoa) ou Israel (nação) passou a vida toda lutando.
Jacó queria uma bênção e ele foi persistente, resistente e não parou enquanto não foi abençoado.  Estava cansado mas não parou de lutar. Estava machucado mas não parou de lutar. Esta passagem nos ensina sobre luta, sobre determinação. A persistência de Jacó deu a ele a grande vitória. O Senhor trocou o nome dele, o mesmo nome o Senhor deu a nação que Deus levantou através de Abraão. O Senhor poderia ter dado o nome da nação de Abraão, ou de Moisés, ou Isaque, ou até outro, mas não; Ele deu o nome de Israel porque lutou contra o SENHOR e prevaleceu. Deus feriu o nervo de sua coxa, mas mesmo machucado Jacó não desistiu de lutar.

É o que Deus espera de nós: NUNCA DESISTIR DE LUTAR POR AQUILO QUE QUEREMOS.            
Deus trabalhou o caráter de Jacó por anos, e Jacó deu espaço para o Senhor trabalhar, por isso ele foi  honrado e vitorioso.

Você tem que lutar! Você não pode desistir de lutar. Lute por aquilo que você quer, persevere, esteja dentro do propósito de Deus, seja um campeão de Deus e você vai ser muito abençoado.

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.