terça-feira, 23 de julho de 2013

Qual é a sandália que está atrapalhando a queda das muralhas em sua vida?




Texto Base: Josué 5.13-15 e 6.1-5

Josué, sucessor de Moisés, estando perto de Jericó, olha e vê um homem com uma espada na mão. Aproximando Josué pergunta-lhe: “Você é por nós, ou por nossos inimigos”? “Nem uma coisa nem outra”, respondeu o homem. Eu estou aqui como chefe do exército do Senhor, sou comandante do exército do Senhor. Quando Josué ouviu isso já prostrou em terra em sinal de respeito. “O Senhor tem alguma palavra pra mim”? “Tem. Tire estas sandálias porque o lugar que você está é santo.”

Quando o Senhor mandou o povo atravessar o Jordão, Josué já era o sucessor de Moisés, mas até então nada de extraordinário havia acontecido por intermédio dele.  Jericó era uma cidade fechada, chamada de cidade fortaleza, conhecida como cidade invencível, era impossível de alguém entrar ali. Ainda por cima, além de ser uma fortaleza com 9 metros de altura por 6 de espessura, também tinha a proteção  dos deuses cananeus. Ninguém podia com ela e isso já era conhecido na terra de Canaã.  Então, quando se falava de Jericó, os inimigos já sabiam não se pode vencer Jericó, esta era a fama que corria em toda Canaã.  Não se pode vencer Jericó porque os deuses de Canaã, cananeus, protegem aquele lugar.  Então vencer Jericó era uma vitória tão grande para um líder, um comandante, um general, era algo muito incrível e Deus decidiu dar esta grande honra a Josué, porque  ao vencer a fama de Josué correria e ele seria honradíssimo. Ele já era honrado por ter sido sucessor de Moisés, e como Deus queria honrar Josué grandemente, nada melhor do que levar Josué a vencer algo que era considerado invencível. Josué seria honrado por destruir as fortalezas de Jericó.

A pergunta de Josué para o homem foi: Você veio a favor de nós ou dos nossos inimigos? NEM UMA COISA NEM OUTRA, ou seja, não vai depender de mim e sim de você; da sua atitude, do seu comportamento. Aquele comandante do exército do Senhor não estava ali à toa, ele estava ali para dar aquela grande vitória, mas pra isso acontecer ia depender do comportamento de fé de Josué. Crer e avançar ou temer e retroceder. Mas Josué não temeu, ao contrário quando ele viu que era o comandante do exército do Senhor quem estava ali, ele já prostrou diante dele, porque quando uma pessoa entende que algo vem de Deus, que uma palavra vem de Deus,ela se prostra, se rende, acata, reverencia, aceita. Deus não vai dar uma coisa tão grande a uma pessoa que sabe que veio de Deus e não consegue se prostrar.

Qual é a palavra que o Senhor tem pra mim? “Tire estas sandálias porque o lugar que você está é santo.” Se o comandante do Senhor estava ali, o lugar agora era santo, porque se não era antes, agora com certeza era. Quando você passa a andar com Deus, você passa a pisar em terreno santo e se você está em terreno santo, tem que tirar a sandália, você não pode andar de qualquer jeito em lugar santo; e a sandália pode significar muita coisa na vida de cada um de nós.  Cada um tem que entender: peraí, se eu estou andando com Deus, eu já estou pisando em terreno santo, eu não posso andar de qualquer jeito. O que significa “sandálias” na minha e na tua vida? Você quer grandes vitórias não quer? Se estou em terreno santo, se eu quero viver a glória de Deus, se eu quero viver milagres eu tenho que tirar as sandália e essas sandálias pode ser qualquer coisa. Para você viver um grande milagre, comece tirando as sandálias. Você deve saber qual é a sandália que está te tirando do propósito: o orgulho, uma vida de renúncia, a falta de perdão, a arrogância, situações ilícitas, a mentira, atitudes que você acha que não é nada mas que tem te impedido de buscar a santidade, o seu EU está mais alto que tudo, não tem reverência, não se dobra, se você quer vencer as muralhas, se você quer vencer Jericó, retire as sandálias primeiro, só então você vai viver grandes milagres em Deus.

Então o Senhor disse a Josué: “Saiba que entreguei nas suas mãos Jericó, seu rei e seus homens de guerra.” (Js 6.2)
Deus quer te entregar a vitória, mas Ele quer ver o seu comportamento. Tire as sandálias, aquelas atitudes que não agradam a Deus e viva os milagres. Antes da cidade ruir Deus mandou primeiro dar uma volta (32 km), durante 7 dias deram aquela volta de 32 km, e no final deram mais 6 voltas, eles colocaram mais forças, mais intensidade, fizeram da forma que Deus mandou, não foi fácil, mas e3m momento nenhum nós vemos eles pensando em desistir. Sem entender nada, só obedeceram, deram as voltas ordenadas, tocaram as trombetas e o que aconteceu foi que a fortaleza veio abaixo, foi derrotada e os deuses cananeus foram envergonhados e o Deus de Israel foi glorificado.

Caminhe na direção que Deus te ordena, tenha uma atitude de obediência e de fé. Não questione a ordem de Deus, e você verá as muralhas sendo destruídas em todas as áreas de sua vida em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.