quarta-feira, 19 de junho de 2013

O Cinto de Linho




Texto:  Jeremias 13.1-11

“Assim me disse o SENHOR: Vai, e compra um cinto de linho e põe-no sobre os teus lombos, mas não o coloques na água. E comprei o cinto, conforme a palavra do SENHOR, e o pus sobre os meus lombos. Então me veio a palavra do SENHOR pela segunda vez, dizendo: Toma o cinto que compraste, e que trazes sobre os teus lombos, e levanta-te; vai ao Eufrates, e esconde-o ali na fenda de uma rocha. E fui, e escondi-o junto ao Eufrates, como o SENHOR me havia ordenado. Sucedeu, ao final de muitos dias, que me disse o SENHOR: Levanta-te, vai ao Eufrates, e toma dali o cinto que te ordenei que o escondesses ali. E fui ao Eufrates, e cavei, e tomei o cinto do lugar onde o havia escondido; e eis que o cinto tinha apodrecido, e para nada prestava. Então veio a mim a palavra do SENHOR, dizendo: Assim diz o SENHOR: Do mesmo modo farei apodrecer a soberba de Judá, e a muita soberba de Jerusalém. Este povo maligno, que recusa ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração, e anda após deuses alheios, para servi-los, e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta. Porque, como o cinto está pegado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel, e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e por nome, e por louvor, e por glória; mas não deram ouvidos”.

Deus ordena ao profeta Jeremias que compre um cinto de linho e passe a usá-lo sem porém deixá-lo molhar. Era um cinto perfeito e todos viram ele usando.  Em seguida, Deus (pela segunda vez) aparece a Jeremias e pede que ele vá até o Eufrates e o esconda este cinco perfeito em uma rocha. Passam-se alguns dias e o Senhor novamente ordena ao profeta: Vá lá e pegue o cinto que escondeste na fenda. Quando Jeremias chegou ao local, desenterrou o cinto e verificou que este havia apodrecido e para nada mais prestava. O que Deus queria dizer com isso? Ele fez uma analogia. A situação que estava Israel, um povo que o Senhor  separou para glorificar o nome  Dele, para dar a vitória, havia se tornado arrogante e soberbo, deixaram a soberba dominarem e foram se afastando de Deus. Daí vem o recado divino: “Desta maneira farei apodrecer a soberba de Judá e a muita soberba de Jerusalém”. E continua dizendo: “Este povo maligno, que se recusa a ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração e anda após outros deuses para os servir e adorar, será tal como este cinto, que para nada presta”.

No capítulo 2:13 de Jeremias,  vemos Deus se queixando do povo de Israel: “O meu povo cometeu dois crimes: eles me abandonaram, a mim, a fonte de água viva; e cavaram as suas próprias cisternas, cisternas rachadas que não retém água”.   

No reinado do rei Jeoaquim o povo se corrompeu e passou a viver longe da presença do Senhor. A soberba era tão desmedida, tão grande que se tornara com o aquele cinco, o povo apodreceu espiritualmente, para mais nada prestava. Muitos um dia foram úteis para Deus, mas ao invés deles amadurecerem e se tornarem cada dia mais úteis para Deus, apodreceram, ficaram inúteis para o Senhor, ficaram como aquele cinto.

Nesta época aqui do profeta Jeremias, o povo se afastou tanto de Deus que perderam o senso do que era certo e do que era errado. E a advertência divina que Deus havia dado naquela época, é também válida para cada um de nós nos dias de hoje.  Judá e Jerusalém tinham se tornado uma nação soberba, de dura cerviz, o mundo deste século caminha com os mesmos erros. Deus fala aqui com Jeremias e usa um objeto conhecido por todos: um cinto.

Judá tinha um orgulho grande, mas Jerusalém já estava com um orgulho desmedido, muito grande. Então tem gente que está na soberba, no orgulho, na dureza, coração endurecido porque não houve mais a Deus. Um dia ela acorda e percebe que não tem mais nenhuma utilidade para Deus.

“Este povo maligno, que recusa ouvir as minhas palavras, que caminha segundo a dureza do seu coração, e anda após deuses alheios, para servi-los, e inclinar-se diante deles, será tal como este cinto, que para nada presta”. (v10)

Porque, como o cinto está pegado aos lombos do homem, assim eu liguei a mim toda a casa de Israel, e toda a casa de Judá, diz o SENHOR, para me serem por povo, e por nome, e por louvor, e por glória; mas não deram ouvidos”. (v11)

Deus não nos chamou para a idolatria, mas para o louvor da sua glória (Jer. 13:11). Fica claro que o desejo do Senhor é que estejamos bem próximos a Ele, ligados a sua cintura como cintos usáveis e duráveis que não se estragam, não apodrecem, que não se mistura com coisas sujas, desagradável ao Senhor.  Se nos afastarmos do Senhor seremos como um cinto enterrado perto de um rio. O tempo passa, a podridão aumenta. O tempo passa e o estrago se amplia. Mas, o desejo de Deus é nos ver “presos” e “agarrados” a Ele, como o cinto está agarrado a cintura. Este desejo de Deus hoje não mudou, Deus quer que estejamos sempre ligados a ele.
Hoje os mesmos elementos que afastaram Israel de Deus, também tentam afastar Deus de nós, por isso precisamos agir diferente. Temos que amadurecer espiritualmente e não apodrecer espiritualmente. Permita que Deus te molde à vontade Dele. Desça à casa do oleiro e deixe Deus te moldar para que você tenha uma vida abençoada e seja útil e não inútil para Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.