sábado, 22 de junho de 2013

A ARMADURA DE DEUS É O EQUIPAMENTO DE GUERRA DO CRISTÃO.





Texto Base: Efésios 6.10-18

Na guerra contra o mal só podemos VENCER se estivermos usando a armadura de Deus. Esta armadura foi planejada especialmente para o ataque ao mundo espiritual e não conta os seres humanos.

O CRISTÃO PRECISA ESTAR EQUIPADO COM AS SETE PEÇAS FUNDAMENTAIS DA ARMADURA: O cinto, a couraça, as sandálias, o escudo, o capacete, a espada e a oração. É uma armadura perfeitamente adequada para a luta. Nenhuma de suas peças são dispensáveis. Paulo insiste: “Tomai toda armadura de Deus” (Ef 6.13).

I - ARMAS DE DEFESA

1- O Cinto da Verdade (v14): O cinto do soldado antigo envolvia a sua cintura e servia para prender a túnica e segurar a espada. O cinto do soldado cristão é a “verdade”, isto é, a sinceridade ou integridade. Nada de hipocrisia ou fingimentos. Uma pessoa munida com a verdade está preparada para enfrentar qualquer oposição.

2- A Couraça da Justiça (v14):  O soldado antigo dispunha de uma couraça que protegia todas as suas partes vitais. Era a principal peça da armadura. A couraça do cristão é a “justiça” de Deus. A justiça que temos em Cristo é nossa proteção contra as acusações de Satanás (Rm 8.1,33). Somos justificados diante de Deus através de Cristo, por isso ninguém poderá nos atingir e nem destruir a nossa fé, e se praticamos a justiça ninguém poderá nos acusar.
Em todas as coisas, grandes e pequenas, o crente em Cristo precisa agir com justiça. E se ocorrer de vir a pecar, esta justiça pode lhe ser aplicada mediante o arrependimento e confissão (1 Jo 1.9).

No livro do profeta Isaias lemos: "Usou a justiça como couraça, pôs na cabeça o capacete da salvação; vestiu-se de vingança e envolveu-se no zelo como numa capa" (Is 59.17)

3-As sandálias do Evangelho da paz (v15): O soldado antigo calçava sandálias que eram feitas de couro, tinham cravos na sola, eram presas nos calcanhares e nas canelas tinham tiras que subiam nas pernas. estas sandálias serviam para equipá-lo para as marchas e evitavam que os pés deslizassem. As sandálias do cristão são a “preparação do evangelho da paz”, ou a prontidão para anunciar o evangelho da paz. Uma vez que temos a nossa paz restabelecida com Deus, devemos sair com entusiasmo e firmeza para levar aos outros a mesma paz. o evangelho nos deixa preparados para a guerra.

"Quão formosos são, sobre os montes, os pés do que anuncia as boas novas, que faz ouvir a paz, do que anuncia o bem, que faz ouvir a salvação, do que diz a Sião: O teu Deus reina!" (Isaías 52:7)

A paz deve dominar no coração do crente em Cristo (Cl 3.15; Fp 4.7). Se esta paz não reinar em nosso íntimo, não teremos condições de ser pacificadores (Mt 5.9).

4-O escudo da fé: O escudo do soldado antigo lhe servia para aparar as flechas que eram lançadas pelo exército inimigo. Esta arma era essencial para a defesa. Paulo fala de um escudo que media 1,20m por 0,75m, que podia cobrir o corpo quase todo. O escudo do cristão é a fé. Só pela fé nos protegemos das armas cruéis de satanás; e essa fé baseia-se em crer na Palavra de Deus. Se estamos armados com este escudo, que é a fé; o inimigo pode lançar os dardos incendiários e as setas malígnas contra o exército de Cristo que não os atingirá. Observe que esses dardos podem vir como acusações maliciosas, insinuações da impureza e da malícia, os indesejados pensamentos de dúvidas, de desobediência, de rebeldia e de medo. Precisamos do escudo da fé que nos habilita a confiar plenamente em Deus e a descansar na Sua fidelidade.

5- O capacete da salvação: O capacete é a proteção para a cabeça. O do soldado antigo era feito de bronze ou de ferro, forrado com material que o tornava confortável à cabeça. O capacete do soldado cristão é a salvação. Portanto, a certeza plena de salvação tem o poder de blindar a nossa cabeça contra ataques de heresias livrando-nos da derrota.
A salvação do cristão já lhe está garantida. A certeza da vida eterna alimenta sua confiança na luta diária com o inimigo.

II - ARMAS DE ATAQUE

6- A espada do espírito: A espada é a única arma de ataque do cristão. As cinco primeiras peças da armadura são usadas para a defesa, e só uma para o ataque. Isto pode significar que antes de responder aos golpes de Satanás, temos que saber nos defender dele.
A espada do soldado cristão é a Palavra de Deus (Hb 4.12). É inquestionável o poder de invasão da Palavra de Deus até aos lugares mais profundos da alma humana, como também o de defender crente dos raciocínios e sofismas do maligno.
"Pois a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada que qualquer espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e as intenções do coração". (Hebreus 4.12)

Só munido da PALAVRA DE DEUS, é que o cristão pode derrotar o inimigo, como Jesus o fez (Mt 4.4-10), e também consegue se livrar das impurezas que querem invadir sua alma, porque a Palavra santifica (Ef 5.26). Mas para manejar bem esta arma é preciso treinar. O treinamento se dá mediante a leitura, meditação e estudo da Bíblia Sagrada (2 Tm 2.15).

7 – A Oração (O segredo da vitória)
Depois de descrever a armadura, o apóstolo Paulo acrescenta a necessidade da oração e dá a entender que devemos vestir cada peça com oração, e então continuar ainda em toda oração e súplica. Esta oração deve ser constante.        "Orando em todo o tempo" (1 Ts 5.17). A oração não só é mais uma peça da armadura, como também o óleo no qual toda a armadura é ungida para que seu uso tenha eficácia e tenhamos vitória. Observe que Paulo usa a palavra "TODO" quatro vezes: com toda a oração e súplica, orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, Efs 6:18. Isso significa que devemos cobrir todas as esferas da nossa vida pela oração, a fim de que Satanás não obtenha vantagem em nenhum de seus ataques. Jesus nos ensina a orar com perseverança e nunca esmorecer (Lc 18.1), pois o inimigo está disposto a nos desanimar; aproveitando-se do nosso cansaço físico, das preocupações, das lutas diárias, das dúvidas, agindo sempre para nos fazer desistir de orar.  

CONCLUSÃO
Não temos que fabricar armas para a luta espiritual, todo um arsenal já está à nossa disposição, fabricado por nosso Senhor. Só nos resta apropriarmos desta armadura, e com ela, certamente resistiremos no dia mau, e depois de termos vencido tudo, permaneceremos inabaláveis (Ef 6.13). Não precisamos de nenhum outro armamento além deste que nos é oferecido pelo Senhor.                 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.