quinta-feira, 23 de agosto de 2012

A Cura de Naamã



Texto Base: II Reis 5.1-19

Esta é a história de Naamã. Um homem importante e poderoso que foi atacado por uma doença; a lepra.  E, ele levou cativa uma menina de Israel que foi um instrumento usado por Deus para abençoar a vida de Naamã. Ela estava ali com um propósito, e se  colocou no propósito e deixou Deus usá-la. Ela disse que se Naamã procurasse o profeta que havia ali  em Israel, ele poderia curá-lo.  E Naamã era um homem arrogante, ele jamais daria crédito a conversa de um escravo. e ele tinha o seu próprio deus, ele era um homem importante e não precisava do Deus de Israel. O rei de Naamã mandou uma carta ao rei de Israel, e houve um mal entendido, o rei de Naamã pensava que era o rei de Israel que iria curar a lepra de Naamã, mas ele teria que procurar o profeta de Israel, o Eliseu. O rei de Israel por sua vez, entendeu que aquilo já era motivo para entrar em guerra, e já rasgou as vestes  e já começou a confusão. Eliseu ao saber o que tinha acontecido disse: Não precisa ficar assim, manda ele vir até a mim e então ele vai saber que há profeta em Israel.
E Naamã, aquele homem importante, culto, guerreiro, que mandava e não pedia, chegou cheio de presentes, ouro, prata, devida estar pensando, eu quero a minha cura, e não quero dever nada a ninguém, e ele já fantasiou, imaginou que o profeta iria sair, ia colocar a mão no local da doença, e ia invocar Deus, e ia colocar um tapete vermelho pra Naamã passar e por aí.. Só que Eliseu nem lá apareceu, só mandou uma mensagem: vai lá e mergulha 7 vezes no rio Jordão e você vai ser curado.  Meu Deus, aquilo foi o fim para Naamã! Ele recebeu a mensagem muito mal. Eu Naamã, um homem importante, etc. aí ele começou a criticar e manifestar toda a sua arrogância. em Damasco não tem rios melhores? Eu tenho que me lavar no rio Jordão?

Quase que a arrogância e o orgulho de Naamã o fizeram acabar os seus dias leproso.  Mas espera aí, O que Naamã queria, a cura da lepra ou bajulação e tapete vermelho? Naamã estava  doente, leproso, no fundo do poço, e ainda assim era arrogante.

Tem gente que só sabe reclamar. Naamã queria ser curado da lepra, mas só deixou a arrogância e a soberba dominar.  Na verdade o general Naamã precisava ser curado da lepra e ter uma mudança em seu caráter.

Os que acompanhavam Naamã disseram: Meu pai, o profeta não te pediu nada difícil, apenas que você mergulhasse 7 vezes no rio Jordão. Por acaso isso é algo difícil?
Sim; Para Naamã isto era mais do que difícil, era uma humilhação, ele precisava despir-se do seu ego, do seu eu, e na presença de muitos olhares curiosos, ele deveria mergulhar no rio Jordão.

Deus tem propósito em tudo em nossa vida. Se você crer você verás a glória de Deus. Deus quer nos limpar, nos lavar por inteiro, limpar a soberba, quebrar o orgulho.
Naamã precisava  ser limpo por dentro e por fora, a lepra que o consumia, era para a glória de Deus.. Bendita lepra na vida de Naamã, que através desta trista enfermidade, ele conheceu o Deus

Quando Eliseu mandou Naamã se banhar sete vezes certamente a mensagem seria que precisava de uma lavagem por inteiro. Ele desejava curar-se da lepra em seu corpo, mas Deus queria restaurar sua vida inteiramente.
A princípio, o general Naamã não entendeu o propósito de Deus e depois quando aceitou obedecer, entregou-se por inteiro dispondo-se a servir ao Senhor. A cada mergulho na água, sua mente refletia e sua vida era lavada por Deus.
“então desceu e mergulhou no Jordão sete vezes, consoante a palavra do homem de Deus e a sua carne se tornou como a carne de uma criança e ficou limpo” v.14
Não somente a pele de Naamã, mas também a sua alma foi lavada. Ele se tornou um novo homem.
Naamã assumiu publicamente sua fé no Deus de Israel. Pediu uma carga de terra para ter simbolicamente um lugar da terra santa para buscar ao Senhor. Além disso, prometeu abandonar os outros deuses de sua nação.
Para um general seria muito grave deixar de servir aos deuses de seu rei para aderir a uma nova fé. Mas diante do milagre que recebeu nada seria difícil. Em gratidão por sua cura, resolveu dedicar sua vida ao Senhor. Também quis ofertar presentes ao profeta, mas Eliseu não quis aceitar (v.16).

 “... perdoe o Senhor ao teu servo. Eliseu lhe disse: Vai em paz!” v.18,19
Quando Naamã ia embora se lembrou de algo que o preocupou. Sempre que acompanhava seu rei para o templo do seu deus teria que se abaixar para ajudar o rei levantar. Não queria deixar mal entendido de que estaria com isso adorando ao ídolo.
Um detalhe pequeno para uma pessoa tão acostumada a rituais e cerimônias. Mas agora sabia que não poderia servir a dois senhores (Mateus 6.24). O general que se indignou com o detalhe de se banhar sete vezes no rio Jordão (v. 12) agora é um homem submisso e interessado em servir a Deus até nas mínimas coisas.
A resposta do profeta Eliseu foi “Vai em paz!” (v.19). E foi isso que aconteceu com Naamã. Sua alma foi cheia de paz. O homem ferido e sofredor volta para sua casa com olhos brilhantes de alegria. Não sentia mais as feridas no corpo. Seria aceito pelas pessoas. Poderia abraçar seus familiares. E principalmente serviria a um Deus verdadeiro.

O que não falta nos dias de hoje são pessoas querendo receber bênçãos. Raramente há pessoas dispostas a assumir compromisso. Jesus doou sua vida por nós, e nós devemos entregar nossas vidas a Ele.

-CONCLUSÃO: Foram necessários os sete mergulhos para purificar a vida de Naamã; era uma purificação que partia de dentro para fora, a cada mergulho uma meditação, uma área de sua vida era liberta e ele se tornava um novo homem. Este foi o processo que Deus de estratégias quis usar para curar Naamã. Deus poderia ter curado imediatamente, porém preferiu fazer aos poucos para que sua vida fosse purificada. O mesmo acontece conosco quando Deus quer realizar um milagre e não estamos preparados. Por isso não devemos ser relutantes em obedecer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.