quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Recebendo a Unção de Deus para Nossa Vida





Texto: 1 Samuel 16:1-23

“Até quando terás pena de Saul, havendo-o eu rejeitado, para que não reine sobre Israel? Enche um chifre de azeite e vem; enviar-te-ei a Jessé, o belemita; porque dentre os seus filhos, me provi de um rei” (I Sm 16.1)
No momento mais difícil da vida de Samuel, quando ele se achava no fim da vida ministerial, o Senhor o comissiona para ungir o rei escolhido por Ele (Davi, homem segundo o coração de Deus).

“Enche o teu vaso de azeite....”:  O azeite é um símbolo do Espírito Santo, então não basta somente sermos vaso, mas vasos cheios e plenos do Espírito Santo de Deus. Não importa nossa posição dentro de um ministério, se somos pequenos ou grandes dentro do corpo, o que realmente importa é se somos vasos cheios da presença de Deus.
E, qual é o propósito da unção? A unção tem um propósito e devemos procurar saber qual é o propósito desta unção em nossa vida. O Senhor continuou falando a Samuel:

“....Vem e enviar-te-ei”:  Primeiro devemos ir até o Senhor e, buscá-Lo em oração, nos enchendo do Seu poder,  porque é esta  unção que nos capacita para lutar, romper as barreiras que irão se levantar à nossa frente e vencer. Somente depois de cheios é que iremos onde o Senhor nos enviar. Os discípulos só foram enviados depois de serem cheios (At.1.8). Samuel  só foi enviado depois que encheu seu vaso de azeite.  Você está disposto a depois de estar cheio da unção de Deus, obedecer o ide de Deus?

Samuel recebeu uma nova comissão: Ir à casa de Jessé e ungir ali um rei.
Quando Samuel chegou à casa de Jessé, e falou o propósito de Deus, Jessé fez passar os seus 7 filhos perante Samuel, mas Deus os rejeitou.. Não havia mais ninguém ali na casa. Mas, peraí, Deus havia se enganado? Onde estava o escolhido??!!
Não. Deus não se enganou. Depois que Samuel, (confuso), perguntou a Jessé se não tinha mais nenhum filho, ele disse: Ainda falta o menor que está (há dias no pasto) apascentando as ovelhas (v11)

Muitas das vezes nos sentimos esquecidos por todos, desprezados, humilhados,  achando que as oportunidades nunca chegam para nós, talvez por nos julgarem pela nossa aparência física, financeira ou posição social. Mas, isso não foi diferente com Davi.  Davi também foi desprezado por todos, pois viam nele apenas um jovem inexperiente que só sabia cuidar das ovelhas.
Mas Deus não vê como vê o homem. Pois o homem vê o que está diante dos olhos(exterior) mas Deus vê o coração (interior) (1 Sm 16.7)
Samuel disse: Mande chamá-lo porque não assentaremos em roda da mesa até que ele venha. (v11)

Deus está te vendo e não se esquece de você, ainda que alguém tenha te esquecido, Deus jamais te esquece. Assim, Davi foi ungido por três vezes, vejamos os propósitos de cada unção:

1ª unção: I Samuel 16.13 – A escolha. Ato profético para levantá-lo como um grande rei.
Deus olhou para Davi e viu nele alguém que O amava, O adorava, era sincero, humilde, tinha o coração quebrantado e confiava plenamente no SENHOR. O fiel coração de Davi diante de Deus, foi  a razão da sua escolha de Deus, para que ele fosse o próximo rei de Israel. (v7); mas, apesar de Davi ter sido escolhido por Deus, levou ainda 13 anos para exercer sua função como rei. Enquanto isso, ele foi escudeiro real (I Samuel 16.21); tocou harpa para libertar Saul (I Samuel 16.23); matou o leão e o urso defendendo as ovelhas (I Samuel 17.34,35); venceu o gigante Golias (I Samuel 17.49-51) e, derrotou centenas de filisteus (I Samuel 18.7). Esta primeira unção preparou Davi apenas para os desafios que enfrentaria pela frente até chegar definitivamente ao trono.

Às vezes o motivo pelo qual estamos “esquecidos” nos banco da congregação, é isso: apesar de escolhido estamos passando por um período do trabalhar de Deus; período de aprendizagem e fortalecimento espiritual. Deus trabalha com cada um de forma diferente, até ficarmos prontos para a grande obra.

 2ª unção: II Samuel 2.4 - Ele recebeu a unção de autoridade real  e foi aclamado rei de Judá
Após treze anos da primeira unção que Davi recebeu, ele foi ungido pela segunda vez e assumiu o reinado sobre Judá  enfrentando muitas adversidades dos inimigos externos, do próprio povo de Israel e em sua própria família quando seu filho Absalão se levantou para derrubá-lo do trono (II Samuel 15.10-14). Este foi um período de experiência enquanto reinava sobre Judá para depois então, estando preparado, reinar sobre todo Israel.  Neste período, Isbosete, filho de Saul, reinava nas demais tribos de Israel.
Às vezes queremos receber tudo de Deus de uma só vez e não é assim. Deus vai nos abençoando a cada dia e enquanto isso nos prepara para recebermos o melhor que Ele tem para nós. A unção de Deus te dá autoridade par vencer.

3ª unção: II Samuel 5.3 – Unção sacerdotal - Davi é constituído rei de todo o Israel.
Após sete anos e meio Davi foi ungido pela terceira vez (II Samuel 2.11). Davi vencer a guerra civil contra Isbosete e, desta vez,  ele assumiu definitivamente o trono de todo o Israel. A sua fidelidade para com Deus não foi em vão, o Senhor o honrou. Davi conseguiu trazer a Arca da Aliança ao monte Sião e restabelecer o culto ao Senhor (II Samuel 6.15). Com este ato, Davi alcançou não só a autoridade política, como também a influência espiritual sobre seu povo.
Unção é poder de Deus em ação.
“O Espírito do SENHOR  Deus está sobre mim, porque o SENHOR me ungiu para pregar boas-novas aos quebrantados,  enviou-me a curar os quebrantados de coração, a proclamar libertação aos cativos e a pôr em liberdade os algemados; a apregoar o ano  aceitável do SENHOR e o dia da vingança do nosso Deus; a consolar todos os que choram e a pôr  sobre os que em Sião estão em luto uma coroa em vez de cinzas, óleo de alegria, em vez de pranto, veste de louvor, em vez de espírito angustiado; a fim de que se chamem carvalhos de justiça, plantados pelo SENHOR para a sua glória”.  (Isaías 61.1-3)

Isaias descreve o caráter e supremacia do Messias, relacionado com sua missão e ministério. Quando o Senhor Jesus começou seu ministério, Ele mesmo citou estes versículos do profeta Isaias em Lucas 4.18-19,

O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me ungiu para pregar boas novas aos pobres. Ele me enviou para proclamar liberdade aos cativos e recuperação da vista aos cegos, para libertar os oprimidos e proclamar o ano aceitável do Senhor”. (Lucas 4.18-19).

Ele declarou que seu ministério ungido incluía: 1- Pregar o evangelho aos pobres, aos humildes e aos aflitos; 2-curar os espiritual e fisicamente doentes e quebrantados; 3- romper os grilhões do mal e proclamar a libertação do pecado e do domínio satânico; e, 4- abrir os olhos espirituais dos perdidos para verem a luz do evangelho e serem salvos. Tudo isto fez parte do ministério de Jesus e continuará a ser cumprido através da igreja enquanto estiver na terra.

O Espírito do Senhor Deus está sobre você, amém? … porque Ele te ungiu! Esta unção vai te capacitar a fazer a obra de Deus. Você não deve confiar nos seus dons e talentos, mas na unção de Deus que está sobre a sua vida.

O que diz a palavra:
-Gideão revestido da unção de Deus, venceu a batalha de 15.000 adversários com apenas 300 homens em combate. Porque quem combatia na peleja, não eram os homens e sim, o Espírito de Deus! (Jz 6.34)

- Sansão revestido da unção de Deus, com apenas uma queixada de jumento venceu em combate 1.000 homens. (Jz 15.16)

-Moisés no momento de dificuldades, achando que não havia mais jeito, ele clamou a Deus e Deus lhe perguntou: “Moisés, o que tens na tua mão?” Moises respondeu: “Senhor, Eu tenho um cajado”. Então Deus disse: Use-o! E então Moises usou e abriu-se o mar vermelho (Veio o grande livramento para ele e todo o povo hebreu)

Deus não precisa de muitas coisas para operar um milagre em sua vida. Qualquer coisa nas mãos de um ungido de Deus pode se tornar numa arma perigosa. Quando você estiver cheio da unção de Deus, as muralhas e as barreiras se quebrarão em sua frente. Porque a unção de Deus está sobre sua vida, mas Deus precisa de sua entrega verdadeira à Ele.. Amém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.