quarta-feira, 4 de abril de 2012

Dois Caminhos a Seguir, Duas Portas a Entrar, Uma Escolha a Fazer!


Texto Base: Dt.30.15-20, Mt. 7.13-14

"Vê que hoje te pus diante de ti a vida e o bem, a morte e o mal. Se guardares o mandamento que eu hoje te ordeno de amar ao Senhor teu Deus, de andar nos seus caminhos, e de guardar os seus mandamentos, os seus estatutos e os seus preceitos, então viverás, e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que estás entrando para a possuíres. Porém, se o teu coração se desviar, e não quiseres ouvir, e fores seduzido para adorares outros deuses, e os servires, então, eu te denuncio, hoje, que, certamente, perecerás; não prolongarás os dias na terra a que vais, passando o Jordão, a fim de a possuíres. Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência, amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz, e te apegando a Ele; pois Ele é a tua vida, e o prolongamento dos teus dias; e para que habites na terra que o Senhor prometeu com juramento a teus pais, a Abraão, a Isaque e a Jacó, que lhes havia de dar"
(Deuteronômio 30.15-20)

Desde os tempos passados, quando Deus retirou com braço forte, o povo de Israel do cativeiro do Egito, Deus esperava de Seu povo uma obediência sincera aos Seus Mandamentos e a sua lei, e total dependência Dele. Renovou com aquele povo o mesmo concerto que havia feito com Abraão. Ele daria aos israelitas a terra de Canaã depois de libertá-los da escravidão do Egito, seria o Seu Deus e os adotaria como Seu povo. Mas o povo se tornou um povo desobediente, incrédulos, no deserto eles se rebelaram contra o Senhor, desprezaram o Deus Altíssimo, adoraram a outros deuses, fizeram o que era mal aos olhos do Senhor, e, o Senhor os advertiu:

“Vês aqui, hoje te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal” (v-15)
“Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (v-19)

Deus dá ao Seu povo livre arbítrio para escolher. Vida ou morte, bênção ou maldição. Tais alternativas foram colocadas como opção de escolha. Teriam eles liberdade para escolher entre viver ou morrer, praticar o bem ou o mal, serem abençoados ou amaldiçoados.

Hoje em dia somos também pressionados a assumir posição entre obedecer ou desobedecer, aceitar ou não aceitar, estudar ou não estudar, trabalhar ou não trabalhar, casar ou não casar, etc. Certamente tais decisões poderão trazer sobre nossa vida bênçãos, ou maldições.

A escolha que fazemos, repercute o nosso futuro. A Bíblia diz que um caminho vai nos levar ao CEU e o outro nos levará ao INFERNO. Para um deles, iremos depois desta vida. Tudo vai depender apenas de nossa escolha.
  “Os céus e a terra tomo, hoje, por testemunhas contra ti, que te tenho proposto a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e a tua descendência” (v-19). 

Dois são os destinos do homem: ou um lugar na presença de Deus eternamente, ou um lugar de tormento eternamente. O caminho que escolhermos seguir é o caminho no qual acreditamos. Quantos, porém, escolhem trilhar o caminho da morte, do mal e da maldição.

Mas Deus fez um novo concerto! Aleluias! O Novo Testamento é o concerto que Deus fez conosco em Jesus Cristo.
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16)

Jesus veio para nos resgatar do cativeiro, e pagou este resgate com preço de sangue; o sangue derramado na cruz do Calvário por mim e por você. Nós somos o Seu povo, e como povo de Deus, recebemos um convite acompanhado de uma advertência:

Disse Jesus: "Entrai pela porta estreita; porque larga é a porta, e espaçoso o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela e porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que leva à vida, poucos há que a encontrem” (Mt 7.13-14)




Este convite está à nossa disposição: “Entrai pela porta estreita”, apertada, difícil, mas que nos leva para o céu. Ela é estreita com um propósito. Nela só cabe você. Suas cargas não passam. A porta estreita não oferece espaço suficiente para que um pecador passe com todo seu volume de iniquidades. O que você trás com você não passa: suas manias, seus exageros, seus hábitos, seus costumes, suas tradições, o egoísmo, a inveja, a sensualidade, a soberba, a carnalidade, a idolatria, etc, não entrará, tudo isto tem que ficar de fora, pois a porta não permite passagem por ela com tudo isto. Ela é estreita, muito estreita. Não é fácil passar por ela; existirão muitas oportunidades que precisarão ser desprezadas, e Satanás fará de tudo para impedir você de entrar por esta porta.
A porta que Satanás oferece é a porta larga, que leva o homem à perdição, tornando-o pecaminoso, egoísta,  longe da presença de Deus, não obedecendo os Seus Mandamentos. Nesta porta, passa-se com todo o tipo de bagagem.

Por isso, a Bíblia diz: “Porfiai (esforçai) por entrar pela porta estreita, porque eu vos digo que muitos procurarão entrar e não poderão”. (Lc 13:24).

Jesus Cristo ensinou que não devemos esperar que a maioria o siga pelo caminho que leva à vida, porque são poucos os que querem entrar pela porta humilde do verdadeiro arrependimento e, em seguida, negar-se a si mesmo para seguir a Jesus, esforçar-se sinceramente para obedecer aos seus mandamentos, buscar com zelo o seu reino e a sua justiça e perseverar até o fim com verdadeira fé, pureza e amor.

Ele disse a todos: “Se alguém quer vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome cada dia a sua cruz, e siga-me” (Lc 9:23).

A porta estreita exige o negar-se a si mesmo. O caminho que leva a uma vida eterna com Deus passa pela cruz de Cristo.

Mas muitos não querem seguir o caminho estreito porque não querem renunciar a nada, sabem que para servir ao Senhor Jesus, é preciso ter uma vida de renúncia, renunciar aos prazeres da carne, mas muitos não querem renunciar a estes prazeres, não sabem eles que um dia darão contas de todos os seus atos.

O sábio rei Salomão advertiu:
“Há caminho que parece direito ao homem, mas afinal são caminhos de morte”.  (Pv 14.12), (Pv 16.25)

Qual a porta que escolhemos passar: a mais larga, onde se permite de tudo, mas o fim dela é a morte; ou a estreita, que é Jesus, que precisamos renunciar a nós mesmos, mas o fim dela é a vida eterna?

Medite nas palavras do Senhor Jesus:
 “Respondeu-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai senão por mim”.
(João 14.6)

Jesus é a única escolha a seguir. Ele é o Autor e Consumador de nossa Fé. Ele nos tirou do cativeiro, nos renova a cada dia, nos dá a paz, a prosperidade a bênção da vida eterna....Ele é o único caminho e única porta para a salvação.
“Eu sou a porta; se alguém entrar por mim, salvar-se-á, e entrará, e sairá, e achará pastagens.” (João 10.9)

Conclusão:
Entre nesta porta hoje, ande neste caminho a partir de hoje, abandone o caminho da perdição e trilhe pelo caminho apertado, mas que te leva à salvação. O Senhor Jesus está falando ao seu coração que a sua situação ou é de salvação ou de condenação. Deus tem o melhor para sua vida. A única porta segura que oferece vida é a que nos leva a Jesus. Ela é estreita, porque é Deus que se faz presente nela. Entregue-se ao Senhor Jesus Cristo, arrependa-se de seus pecados. Acredite! Não há outro caminho, não há outra porta, não há outro Salvador. Salvação só através de Jesus.

“Em nenhum outro há salvação; porque também debaixo do céu, nenhum outro nome há dado entre os homens pelo qual devamos ser salvos.” (At.4:12)

Graças a Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.