segunda-feira, 12 de março de 2012

Moisés Morreu, e Agora?


Tema: Deus te escolheu, Deus te capacita... Vá em frente!

Texto Base: Josué 1.1-18

“E SUCEDEU depois da morte de Moisés, servo do SENHOR, que o SENHOR falou a Josué, filho de Num, servo de Moisés, dizendo:  Moisés, meu servo, é morto; levanta-te, pois, agora, passa este Jordão, tu e todo este povo, à terra que eu dou aos filhos de Israel. Todo o lugar que pisar a planta do vosso pé, vo-lo tenho dado, como eu disse a Moisés. Desde o deserto e do Líbano, até ao grande rio, o rio Eufrates, toda a terra dos heteus, e até o grande mar para o poente do sol, será o vosso termo. Ninguém te poderá resistir, todos os dias da tua vida; como fui com Moisés, assim serei contigo; não te deixarei nem te desampararei. Esforça-te, e tem bom ânimo; porque tu farás a este povo herdar a terra que jurei a seus pais lhes daria. Tão-somente esforça-te e tem mui bom ânimo, para teres o cuidado de fazer conforme a toda a lei que meu servo Moisés te ordenou; dela não te desvies, nem para a direita nem para a esquerda, para que prudentemente te conduzas por onde quer que andares. Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite, para que tenhas cuidado de fazer conforme a tudo quanto nele está escrito; porque então farás prosperar o teu caminho, e serás bem sucedido. Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares. Então Josué deu ordem aos príncipes do povo, dizendo: Passai pelo meio do arraial e ordenai ao povo, dizendo: Provede-vos de comida, porque dentro de três dias passareis este Jordão, para que entreis a possuir a terra que vos dá o SENHOR vosso Deus, para a possuirdes. E falou Josué aos rubenitas, e aos gaditas, e à meia tribo de Manassés, dizendo: Lembrai-vos da palavra que vos mandou Moisés, o servo do SENHOR, dizendo: O SENHOR vosso Deus vos dá descanso, e vos dá esta terra. Vossas mulheres, vossos meninos e vosso gado fiquem na terra que Moisés vos deu deste lado do Jordão; porém vós passareis armados na frente de vossos irmãos, todos os valentes e valorosos, e ajudá-los-eis;  Até que o SENHOR dê descanso a vossos irmãos, como a vós, e eles também possuam a terra que o SENHOR vosso Deus lhes dá; então tornareis à terra da vossa herança, e possuireis a que vos deu Moisés, o servo do SENHOR, deste lado do Jordão, para o nascente do sol. Então responderam a Josué, dizendo: Tudo quanto nos ordenaste faremos, e onde quer que nos enviares iremos. Como em tudo ouvimos a Moisés, assim te ouviremos a ti, tão-somente que o SENHOR teu Deus seja contigo, como foi com Moisés. Todo o homem, que for rebelde às tuas ordens, e não ouvir as tuas palavras em tudo quanto lhe mandares, morrerá. Tão-somente esforça-te, e tem bom ânimo”.

Moisés foi um líder nato, organizado, criado e educado como príncipe. Passou a ser o mediador entre os homens e Deus. Aquele que deveria levar aquele povo à terra prometida tinha morrido; E AGORA? O que aquele povo iria fazer?

A Bíblia fala que dos 12 espias que Moisés enviou para espiar a cidade de Canaã (Nm 13.3-16), somente Josué e Calebe,.. somente 2 entraram na terra prometida, pois estes dois não se rebelaram  e nem murmuraram contra o Senhor e o melhor; acreditaram nas promessas de Deus. A Bíblia diz que os outros 10 espias morreram de praga perante o Senhor e os filhos destes, permaneceram vagueando no deserto por 40 anos até morrerem, por causa da falta de fé e da murmuração contra o Senhor. Dos homens com idade acima de 20 anos só Josué e Calebe entraram na terra prometida.

Sobre Josué:
1-Josué teve uma vida repleta de emoções, diversidades, sucesso e honra. Era conhecido pela profunda confiança em Deus, como “homem em quem está o Espírito” (Nm 27.18)
2-No Sinai, foi Josué quem comandou as tropas de Israel na vitória sobre os amalequitas. Ele mesmo escolheu os seus homens (Êx 17.8-13)
3-Foi o único que teve a permissão para subir no Monte santo de Deus, onde foram outorgadas as tábuas da lei. Josué era servidor fiel de Moises. (Êx 24.13-14)
3-Ficou de vigia na tenda de encontro que Moisés levantou antes de erigir o tabernáculo. Ele não apartava do tabernáculo (Êx 33.11)
4-Josué foi eleito para representar sua tribo (Efraim), quando os 12 espias foram enviados à Canaã para examinar a região. Somente Josué e seu amigo Calebe estavam dispostos a obedecer e confiar nas promessas de Deus. (Nm 14.26-34)
5-Josué revelou ser um estrategista militar nas batalhas e um estadista de maneira a governas as tribos. Tornou-se um líder nato, organizado, e, além de tudo, era o servo escolhido de Deus.

Depois da morte de Moisés, Deus chamou Josué para uma grande missão; uma missão importante e difícil: Conduzir o povo de Israel à terra prometida. Agora era a vez de Josué. Moisés preparou o caminho para Josué, da mesma forma que Jesus,  Seus discípulos e apóstolos prepararam o caminho para cada um de nós.

Às vezes nos sentimos pequenos diante daquelas grandes pessoas que fizeram história na Bíblia, mas não devemos esquecer que Jesus disse que Seus seguidores fariam obras maiores do que as que Ele fazia (João 14.12), para isso devemos ser imitadores de Cristo.
Reconheça que sua grandeza está em Deus. Deus não prometeu somente a Moisés entrar na terra prometida; Ele prometeu a Abraão, a Isaque, a Jacó, a José, a mim e a você, aos que acreditam nas promessas e passam pelo deserto sem murmurar.

Josué sempre andou com Moisés, sempre o serviu com fidelidade, mas agora ele passou de servo para líder; ele não tinha mais Moisés, porém tinha a promessa do Senhor: “Não to mandei eu? Esforça-te, e tem bom ânimo; não temas, nem te espantes; porque o SENHOR teu Deus é contigo, por onde quer que andares”. (v9)

Eu imagino que Josué logo de início tomou aquele susto; talvez  tenha ficado desesperado, com aquele friozinho na barriga, talvez tenha passado em sua mente a pergunta: será que eu vou conseguir?

Será que eu vou conseguir?
Quantas vezes esta pergunta teima em nossa mente, quando nos designam algo que está além do que estamos acostumados a fazer!
Mas o Senhor capacita a quem Ele escolhe, e quando Ele te chama e você obedece, Ele te honra, te capacita e é com você como foi com qualquer outro. Ele te dará a vitória.

Josué não temeu; ele agiu. Ele tinha um espírito de conquista e imediatamente enviou 2 espias para observar a terra que depois de observar a terra, trouxe para Josué o seguinte relatório:
“VAMOS EM FRENTE; DEUS É MAIOR DO QUE QUALQUER INIMIGO”.
Ao contrário de Moisés que enviou 12 espias inclusiva Josué e Calebe, e após observarem a terra, com exceção de Josué e Calebe, trouxeram para Moisés este relatório:
“MISSÃO IMPOSSÍVEL; O INIMIGO É MAIOR DO QUE NÓS”

Josué agiu e ordenou:
“Provede-vos de comida, porque, dentro de três dias, passareis este Jordão, para que entreis na terra que vos dá o Senhor, vosso Deus, para a possuirdes.” (v11)

Ao contrário do que os espias de Moises pensaram, a Bíblia diz que Jericó estava em pânico, leia a passagem:
“Ora, Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía, nem entrava” (Js 6.1)
Foi dessa maneira que os espias de Josué acreditavam ser e era assim que estava sendo.
O povo de Deus é muito mais do que vencedor! Quando nos humilhamos e sujeitamos a Deus, o inimigo tem que se amedrontar, cair no pânico, bater em retirada.  Humilhe-se diante de Deus. Submeta-se à sua autoridade e vontade, comprometa sua vida com Ele e com o seu controle, e esteja disposto a segui-lo. (Tiago 4.7)

Deus deu a Josué estratégias para tomar a cidade de Jericó, e a palavra diz que depois que as trombetas soaram na 13ª volta, caíram os muros que cercavam Jericó, e eles entraram, lutaram,  tomaram a cidade e passaram para Canaã.

E você, o que tem feito para tomar posse de suas bênçãos? Você tem acreditado nas promessas do Senhor para a tua vida ou você já desistiu nos primeiros obstáculos, primeiras pedras, primeiros levantes?

O Senhor te ordena: DISPÕE-TE AGORA, VOCÊ ULTRAPASSARÁ AS MURALHAS!
Você tem um povo para levar a Canaã: A sua família, o seu vizinho, o seu amigo, aquele que se encontra  afastado dos caminhos do Senhor, aquele que está perecendo sem conhecimento da Palavra, está nas drogas, na bebida...etc.
“SÊ FORTE E CORAJOSO, PORQUE TU FARÁS ESTE POVO HERDAR A TERRA QUE, SOB JURAMENTO, PROMETI DAR A SEUS PAIS”. Diz o Senhor

Seja forte meu irmão, assim como Deus foi com Moisés e Josué, assim Ele será como você.. Você é escolhido de Deus. Lembre-se: OS MUROS JÁ CAÍRAM, O VÉUS JÁ FOI RASGADO, E DEUS É CONTIGO! VOCÊ ESTÁ ESPERANDO O QUE? O QUE ESTÁ EM VOCÊ É MAIOR DO QUE O QUE ESTÁ NO MUNDO.. AMÉM?  

Que Deus te abençoe e te dê direção.
Paz seja convosco!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.