sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Até aqui nos ajudou o Senhor

 "Então Samuel tomou uma pedra, e a pôs entre Mispá e Sem, e lhe chamou Ebenézer; e disse: -Até aqui nos ajudou o Senhor”. ( 1 Sm 7.12)


Ebenézer foi o nome que o profeta Samuel deu ao monumento que ergueu como marco da vitória concedida por Deus aos israelitas frente aos filisteus. O lugar ficava entre Mispa e Sem, de localização desconhecida. Ao afirmar “até aqui", Samuel faz um marco divisório:

DO PASSADO: Nos diz o quanto já caminhamos. Depois de uma vida de orgulho, destruição, saudade de Deus, arrependimento, conversão,  as lutas que enfrentamos, as decepções que sofremos, as dores e angústias que sentimos, a batalha contra o inimigo filisteu e a vitória concedida pelo Senhor à nação de Israel, Samuel diz: “Até aqui nos ajudou o Senhor”.

DO PRESENTE: Gratidão e reconhecimento: Até aqui recebemos a misericórdia do SENHOR. Se hoje passamos por lutas e provações,  devemos ter em mente que no passado o Senhor esteve presente nos momentos de dores, angústias e em todas as circunstâncias, nos ajudando e nos direcionando. O Senhor não nos abandona. Se você parece não ter muita coisa para comemorar neste momento, então, traga  à memória as vezes que Deus o livrou, as vitórias que Ele ajudou a conquistar, as bênçãos que Ele gratuitamente lhe deu, a força quando esteve fraco, o consolo quando esteve triste, a saúde, a provisão. Estas lembranças lhe encherão de esperança e lhe será um fator de motivação para enfrentar o presente.
Testemunhe o que Deus tem feito em sua vida, pois, muitos estão fracos na fé. Diz a Palavra em Atos 4. 20 - "Porque não podemos deixar de testemunhar do que temos visto e ouvido”.   Não deixe de falar o que Deus fez e tem feito por você... Testemunhe das bênçãos, conquistas e avanços que o Senhor operou em sua história.
Se você está passando por provas, lembre-se das promessas de Deus para você: “Eu nunca me esquecerei de você”; “Não temas, Eu estou contigo”; “Eu Sou tua ajuda, Eu Sou teu consolador”; “Meus olhos estão sobre ti”; “Minha paz deixo com você”....etc

DO FUTURO: Ele está dizendo que ainda não é o fim. Ainda há distâncias a percorrer. Imagine que após uma longa caminhada,  você chega num ponto e diz: “Bem, chegamos até aqui!” E olha a sua frente e vê um longo caminho a ser percorrido. É assim a vida. Chegamos “até aqui”. Contudo, “aqui” não é o nosso lugar de descanso. Há um futuro para ser conquistado. Metas a serem atingidas. Sonhos a serem realizados. Projetos a serem empreendidos. Mais provas, mais tentações, mais lutas, enfermidades, mais orações, mais respostas e mais vitórias.  Transponha a sua FÉ, porque Deus quer te lançar para desafios ainda maiores. Ele irá à frente  aplainando o caminho, endireitando as veredas pelas quais você irá passar;  e,  quando você chegar lá, com certeza dirá: “ATÉ AQUI NOS AJUDOU O SENHOR.”

Que o Senhor te abençoe.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.