quinta-feira, 10 de setembro de 2020

O que é um falso profeta?



Três formas de reconhecer  falsos profetas

O que é um falso profeta?

Um falso profeta é aquele que finge falar em nome de Deus, mas na realidade, não foi enviado por Deus. Jesus avisou que nos últimos tempos surgiriam falsos profetas para nos enganar.

Pois aparecerão falsos cristos e falsos profetas que realizarão sinais e maravilhas para, se possível, enganar os eleitos. Por isso, fiquem atentos: avisei-os de tudo antecipadamente. (Marcos 13:22-23)

1.      As profecias não se cumprem


Precisamos ficar atentos para fazer distinção entre os verdadeiros homens de Deus e os falsos profetas. Só através da Palavra de Deus podemos nos proteger das armadilhas do enganador.

Mas vocês perguntem a si mesmos: "Como saberemos se uma mensagem não vem do Senhor? " Se o que o profeta proclamar em nome do Senhor não acontecer nem se cumprir, essa mensagem não vem do Senhor. Aquele profeta falou com presunção. Não tenham medo dele. (Deuteronômio 18:21,22)

Essa é a primeira regra para identificar um falso profeta. Se suas profecias não se cumprem, o profeta não veio de Deus. Todos os verdadeiros profetas da Bíblia foram reconhecidos porque tiveram profecias claras que se cumpriram.

2.      Os frutos de sua vida


Cuidado com os falsos profetas. Eles vêm a vocês vestidos de peles de ovelhas, mas por dentro são lobos devoradores. Vocês os reconhecerão por seus frutos. Pode alguém colher uvas de um espinheiro ou figos de ervas daninhas? Semelhantemente, toda árvore boa dá frutos bons, mas a árvore ruim dá frutos ruins. (Mateus 7:15-17)

Um falso profeta poderá falar bem, ser um grande líder e até fazer sinais e maravilhas! Mas, por ser falso profeta, os frutos de sua vida serão ruins. Podemos identificar um falso profeta pelos seus frutos.

Como é o caráter do profeta? Ele demonstra os frutos do Espírito em sua vida? Ou será que mostra mais dos frutos da carne (imoralidade, ira, arrogância, inveja, brigas...)? Um falso profeta também pode ser reconhecido por causar discórdia e promover controvérsias sobre assuntos secundários.

3. Ensinamentos que não são bíblicos

Mas ainda que nós ou um anjo do céu pregue um evangelho diferente daquele que lhes pregamos, que seja amaldiçoado! Como já dissemos, agora repito: Se alguém lhes anuncia um evangelho diferente daquele que já receberam, que seja amaldiçoado! (Gálatas 1:8,9)

Pois é, o falso profeta pode parecer muito convincente. Quando seu caráter parece bom e evita grandes profecias sobre o futuro, pode ser muito difícil identificar um falso profeta. Mas existe um teste que todo falso profeta reprova: o teste da Bíblia.

O falso profeta não ensina a verdade. Ele pode até usar a Bíblia mas de maneira distorcida, tirando versículos fora do contexto, ignorando partes da Bíblia ou acrescentando outros ensinamentos sem embasamento bíblico algum. Felizmente, a solução para não cair na sua armadilha é simples: conhecer bem a Bíblia!

(Fonte: BíbliaOn)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.