terça-feira, 7 de abril de 2020

Os Filhos Rebeldes de Eli

1 Samuel 2.12-36

Eli foi juiz e sacerdote de Israel por quarenta anos, mas era um juiz sem  discernimento para julgar o povo. Observe o que ele disse para Ana quando ela estava no Templo em oração; ele a julgou como uma embriagada de vinho:
Enquanto ela (Ana) continuava a orar diante do Senhor, Eli observava sua boca. Como Ana orava silenciosamente, seus lábios se mexiam mas não se ouvia sua voz. Então Eli pensou que ela estivesse embriagada e lhe disse: "Até quando você continuará embriagada? Abandone o vinho! " Ana respondeu: "Não se trata disso, meu senhor. Sou uma mulher muito angustiada. Não bebi vinho nem bebida fermentada; eu estava derramando minha alma diante do Senhor. Não julgues tua serva uma mulher vadia; estou orando aqui até agora por causa de minha grande angústia e tristeza". (1 Samuel 1:12-16)

Eli julgava o povo sem discernimento e com relação a sua casa julgava de forma acomodada.
Ele tinha uma vida de excessos, foi ganhando peso com o passar dos anos e se tornou pesado demais. (1 Sm 4.18).  Seus filhos Hofni e Finéas eram sacerdotes do Senhor, mas muito indisciplinados, faziam o que bem queriam; prevaricavam contra o Senhor; viviam em excessos; usavam da autoridade que tinham para tirar para si o melhor das ofertas dos sacrifícios que o povo ofertavam ao Senhor. Enfiavam um garfo grande de três dentes nas panelas a fim de tirarem a parte melhor do sacrifício, e se alguém se opusesse  eles tomavam à força (v16).
Se o homem lhe dissesse: "Deixe primeiro a gordura se queimar e então pegue o que quiser", o auxiliar respondia: "Não. Entregue a carne agora. Se não, eu a tomarei à força". O pecado desses jovens era muito grande à vista do Senhor, pois eles estavam tratando com desprezo a oferta do Senhor.

Eles cresceram no Templo (Casa do Senhor) e embora fossem acostumados com os cultos, os sacrifícios anuais e as ofertas;  eram ímpios dentro do templo, fazendo tudo o que desagradava a Deus. Se tornaram adúlteros, blasfemos, insolentes, negligentes, autoritários e sem temor, desrespeitando o templo de Deus. 

Os filhos de Eli não se importavam com o Senhor (1 Sm 2.12). Perderam completamente o temor a Deus. Corromperam o sacerdócio. Profanaram a casa de Deus. Mancharam suas vestes. Tornaram-se falsos pastores. O povo todo via isso e falava para Eli, mas este amava mais a seus filhos do que a Deus e não os disciplinava com o rigor necessário.
Eli, já bem idoso, ficou sabendo de tudo que seus filhos faziam a todo o Israel e que eles se deitavam com as mulheres que serviam na entrada da Tenda do Encontro. Por isso lhes perguntou: "Por que vocês fazem estas coisas? De todo o povo ouço a respeito do mal que vocês fazem. (1 Samuel 2:22,23)

O agir com discernimento precisa ser uma marca na vida do cristão. Precisamos buscar em todo o tempo obedecer as instruções dadas por Deus. O Senhor está atento a tudo (Ml 3.16) 
Então o Senhor  enviou um profeta a Eli com esta advertência: 
Portanto, o Senhor, o Deus de Israel, declara: ‘Prometi à sua família e à linhagem de seu pai, que ministrariam diante de mim para sempre’. Mas agora o Senhor declara: ‘Longe de mim tal coisa! Honrarei aqueles que me honram, mas aqueles que me desprezam serão tratados com desprezo. É chegada a hora em que eliminarei a sua força e a força da família de seu pai, e não haverá mais nenhum idoso na sua família, e você verá aflição na minha habitação. Embora Israel prospere, na sua família ninguém alcançará idade avançada.E todo descendente seu que eu não eliminar de meu altar será poupado apenas para lhe consumir os olhos com lágrimas e para lhe entristecer o coração, e todos os seus descendentes morrerão no vigor da vida. E o que acontecer a seus dois filhos, Hofni e Finéias, será um sinal para você: os dois morrerão no mesmo dia. (1 Samuel 2:30-34)

Por causa do pecado deles, mais de trinta mil pessoas foram mortas no campo de batalha, a arca da aliança, símbolo da presença de Deus, foi roubada e eles foram mortos. O próprio Eli  ao saber das más notícias, caiu da cadeira e como estava pesado, quebrou o pescoço e morreu aos noventa e oito anos, após ter sido juiz durante quarenta anos. Também morreu sua nora ao dar à luz a Icabode (que quer dizer:foi-se a glória do Senhor), uma evidência de que a glória de Deus havia se apartado deles. Enquanto isso, o Profeta Samuel assumiu a liderança do povo judeu, trazendo um grande renascimento espiritual. Fazia anualmente uma ronda partindo de sua casa em Ramá, onde nascera, passando por Bethel, Gilgal e Mitzpá, julgando e instruindo o povo, e restaurando a paz, união e segurança a toda a nação judaica.


Conclusão: Pais e mães, nunca devemos colocar os nossos filhos acima dos mandamentos e leis do nosso Deus porque podemos prejudicar  os nossos filhos, a nossa familia e a nós mesmo, sem falar que ferimos a Santidade e Soberania de Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.