terça-feira, 31 de julho de 2018

Relembre o passado para mim, vamos discutir a sua causa



Relembre o passado para mim, vamos discutir a sua causa; apresente o caso para provar sua inocência. (Is 43:26)
"Exponham a sua causa", diz o Senhor. "Apresentem as suas provas", diz o rei de Jacó. (Is 41:21)

O Senhor Deus ordenou ao homem: "Coma livremente de qualquer árvore do jardim, mas não coma da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comer, certamente você morrerá". (Gênesis 2:16,17)

Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: "Onde está você? " E ele respondeu: "Ouvi teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi". E Deus perguntou: "Quem lhe disse que você estava nu? Você comeu do fruto da árvore da qual lhe proibi comer?" Disse o homem: "Foi a mulher que me deste por companheira que me deu do fruto da árvore, e eu comi". O Senhor Deus perguntou então à mulher: "Que foi que você fez? " Respondeu a mulher: "A serpente me enganou, e eu comi". (Gênesis 3:9-13)

Satanás usou a serpente para falar com Eva. Seu desejo era que Eva e Adão desobedecessem a ordem de Deus. Mas, por que o diabo não usou a serpente para falar diretamente com Adão que era o responsável pelo jardim do Éden? Porque o diabo sabia que a serpente seria incapaz de convencê-lo, mas, convencendo sua mulher, ela se encarregaria de fazê-lo. E assim foi. Convencida por Satanás, Eva não teve muito trabalho para influenciar Adão: mostrou o fruto e ele o comeu. E qual foi a justificativa de Adão diante de Deus? Ele culpou a Eva e esta culpou a serpente. Não teve justificativa e o Senhor lançou-os para fora do Éden e aplicou-lhes o castigo.

Naqueles dias Ezequias ficou doente, à beira da morte. O profeta Isaías, filho de Amoz, foi visitá-lo e lhe disse: "Assim diz o Senhor: Ponha a casa em ordem, porque você vai morrer; você não se recuperará". Ezequias virou o rosto para a parede e orou ao Senhor: "Lembra-te, Senhor, de como tenho te servido com fidelidade e com devoção sincera, e tenho feito o que tu aprovas". E Ezequias chorou amargamente. Então a palavra do Senhor veio a Isaías: "Vá dizer a Ezequias: ‘Assim diz o Senhor, o Deus de seu antepassado Davi: Ouvi sua oração e vi suas lágrimas; acrescentarei quinze anos à sua vida. (Isaías 38:1-5 / 2 Rs 20.1-6)

Deus muda uma trajetória, muda planos, projetos só para te abençoar, mas se você não tiver um relacionamento com Ele, se não tiver compromisso com Ele, Ele não vai ter compromisso com você. O Senhor mandou o profeta Isaias avisar ao rei Ezequias, na época doente, que o rei iria morrer, mas quando o rei ouviu esta notícia, ele virou para o lado e orou apresentando a Deus as suas razões; ele não queria morrer, ele lembrou a Deus do quanto foi fiel em sua caminhado com o Senhor, então, o Senhor mandou o profeta voltar lá e dizer para Ezequias: Eu vi as tuas lágrimas, ouvi a tua oração e eu te sararei. É incrível isso! Ezequias apresentou a Deus as suas razões e o Senhor o justificou.Apresente as tuas razões: Eu tenho sido fiel. Ele tinha restabelecido o culto ao Senhor, eu derrubei altares de deuses estranhos, eu tenho sido fiel.

Aproximaram-se  as filhas de Zelofeade, filho de Héfer, neto de Gileade, bisneto de  Maquir, trineto de Manassés; pertencia aos clãs de Manassés, filho de  José. Os nomes das suas filhas eram Maalá, Noa, Hogla, Milca e Tirza. Elas  se prostraram à entrada da Tenda do Encontro diante de Moisés, do  sacerdote Eleazar, dos líderes de toda a comunidade, e disseram: "Nosso  pai morreu no deserto. Ele não estava entre os seguidores de Corá, que  se ajuntaram contra o Senhor, mas morreu por causa do seu próprio pecado  e não deixou filhos. Por que o nome de nosso pai deveria desaparecer  de seu clã por não ter tido um filho? Dê-nos propriedade entre os  parentes de nosso pai". Moisés levou o caso perante o Senhor, e o Senhor lhe disse: "As  filhas de Zelofeade têm razão. Você lhes dará propriedade como herança  entre os parentes do pai delas, e lhes passará a herança do pai. "Diga aos israelitas: Se um homem morrer e não deixar filho, transfiram a sua herança para a sua filha. Se ele não tiver filha, deem a sua herança aos irmãos dele. Se não tiver irmãos, deem-na aos irmãos de seu pai. Se  ainda seu pai não tiver irmãos, deem a herança ao parente mais próximo  em seu clã". Esta será uma exigência legal para os israelitas, como o  Senhor ordenou a Moisés. (Números 27:1-11)

A situação das 5 filhas de Zelofeade, era complicada: O pai havia morrido sem deixar descendentes homens e a lei era bem clara com relação a partilha da herança para os sucessores: Só os filhos do sexo masculino teriam direito à herança. Agora elas estavam órfãs, em luto, angustiadas, e sujeitas a perder toda herança deixada por seu pai. Então as cinco filhas se reuniram, discutiram o assunto, e de forma ousada e corajosa, se levantaram  e foram até aTenda do Encontro onde ficava Moisés e o Sacerdote, falar com Moisés e reivindicar, apresentar as suas razões: Nós viemos aqui para reivindicar o que nós julgamos que pertence a nós e que temos direito. Não está certo que o nome do nosso pai desapareça. Passa a herança de nosso pai para nós. Elas confiaram na justiça do Senhor ao levarem a sua causa “impossível” ao homem de Deus, pois estavam lutando para mudar algo que já estava estabelecido. Moisés poderia tê-las expulsado, mas não fez, ao contrário; ele foi falar com Deus e levando a petição daquelas mulheres corajosas, ouviu de Deus a seguinte expressão: AS FILHAS DE ZELOFEADE TEM RAZÃO. DÊ A ELAS A HERANÇA E A PARTIR DE HOJE ISSO PASSA A SER LEI EM ISRAEL.
Não só elas mudaram a situação que estavam vivendo, como a de outras pessoas também, porque aquela atitude corajosa passou a ser uma lei. Elas entraram em juízo, apresentaram suas razões e o Senhor as justificou. O próprio Deus instruiu a Moisés com as seguintes palavras: “As filhas de Zelofeade têm razão. Você lhes dará propriedade como herança entre os parentes do pai delas, e lhes passará a herança do pai”..
Elas eram descendentes de José do Egito, sobre elas repousava a promessa de Deus de herdar a terra prometida de Canaã. Corajosamente, apresentaram-se diante de Moisés, diante de Eleazar, o sacerdote, diante dos príncipes e de toda a congregação, à porta da tenda da congregação. Foi buscando a justiça de Deus que conseguiram alcançar aquilo que só poderia ser alcançado mediante a fé. Todas as filhas de Zelofeade receberam a sua herança pela retidão que tiveram a Deus. Isto se tornou uma lei em Israel. Quantas mulheres haviam sofrido por causa disso? Quantas mulheres agora seriam beneficiadas por causa da atitude corajosa daquelas mulheres que não se acomodaram e não aceitaram aquela condição.!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.