terça-feira, 8 de maio de 2018

Recuperando o que foi perdido



No capítulo 15 do Evangelho de Lucas, Jesus narra três parábolas falando de algo que se perdeu mas que foi recuperado e ao recuperar é dada uma grande festa repleta de alegria.

1- Na Parábola da  Ovelha perdida (Lc 15.3-7) - "Qual de vocês que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma, não deixa as noventa e nove no campo e vai atrás da ovelha perdida, até encontrá-la? E quando a encontra, coloca-a alegremente sobre os ombros e vai para casa. Ao chegar, reúne seus amigos e vizinhos e diz: ‘Alegrem-se comigo, pois encontrei minha ovelha perdida’. Eu lhes digo que, da mesma forma, haverá mais alegria no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não precisam arrepender-se".

Nesta parábola vemos que Deus não desiste dos que dele se afastam. Ele sempre vai em busca da ovelha perdida. Jesus não desiste de você.

2- Na Parábola da Dracma Perdida (Lc 15.8-10)Ou qual a mulher que, tendo dez dracmas, se perder uma dracma, não acende a candeia, e varre a casa, e busca com diligência até a achar? E achando-a, convoca as amigas e vizinhas, dizendo: Alegrai-vos comigo, porque já achei a dracma perdida. Eu lhes digo que, da mesma forma, há alegria na presença dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende".

A dracma no tempo de Jesus era uma moeda de prata de pequeno valor comercial que correspondia ao valor de um dia de trabalho de um trabalhador comum. A dracma perdida desta parábola tinha um valor espiritual e representava uma aliança. A mulher comprometida usava na testa um colar formado por dez moedas de prata e perder  uma destas moedas significava colocar em risco a sua fidelidade ao compromisso firmado. 
Jesus usou a figura da dracma para ensinar que não devemos nos conformar com perdas de nenhum valor mesmo que seja pequena. A perda desta dracma aconteceu dentro de casa. Há valores preciosos que nós como família, devemos guardá-los com zelo. Esses valores são: o respeito, o carinho, o amor, a paciência, a compreensão, a dedicação, o serviço, a harmonia, a paz, o diálogo, o perdão para com o outro e etc. Mas além desses valores, há também os valores espirituais tais como: a oração, a santidade,  o amor ao próximo, a leitura da palavra, o louvor e gratidão a Deus, o jejum, o tempo para Deus, etc. A questão é; qual desses valores, estão perdidos em sua vida?
Temos também as dracmas do Espírito que o Fruto do Espírito: Mas o fruto do Espírito é amor (caridade), alegria (gozo), paz, paciência (longanimidade) , amabilidade (benigdade) , bondade, fidelidade (fé), mansidão e domínio próprio (temperança) -  (Gálatas 5:22,23) - a décima dracma é o Senhor Jesus Cristo. A dracma mais importante que temos é Jesus Cristo, mas quantos tem perdido Jesus dentro de casa? Não podemos perder Jesus em nossa vida.
A mulher não se conformou com a perda e teve as seguintes atitudes:

2.1. Acendeu a candeia.  As casas desta época não tinham muitas janelas, por isso o ambiente era escuro. A atitude de alguém que vai procurar alguma coisa perdida, é primeiro iluminar o ambiente para enxergar melhor. Jesus é a nossa luz. Ele disse: “Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". (João 8.12). Acender a luz é trazer Jesus para dentro de nossa casa, de nosso coração, de nossa alma.

2.2- Varreu a casa - O ato de varrer significa tirar a sujeira. Sob a luz que é Jesus, todas as sujeiras escondidas começam a aparecer.  A mulher começou uma verdadeira faxina dentro de "casa". Para se encontrar um valor que se perdeu, precisamos ter a coragem de mexer  nos entulhos do passado que estão guardados dentro de nossa mente e dentro de nosso coração. Não tenha medo de mexer na ferida que aparentemente estava cicatrizada, mas que quando torna a mexer provoca a dor; o processo às vezes se torna doloroso, porém é preciso remover a casca que abafa a ferida e a faz "parecer cicatrizada" para que venha a cura completa e recupere  a saúde, a paz e a alegria É preciso voltar lá no passado para remover  estes entulhos que tem sido obstáculos na nossa caminhada com Deus:  "Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras;..". (Apocalipse 2:4-5) O desejo do Senhor é que tiremos da nossa vida tudo que não O agrada e isso só é possível se nos voltarmos aos princípios da Palavra.  

2.3. Procurou diligentemente, até encontrar. - Seja perseverante. Estamos sujeitos a perder valores materiais, espirituais e sentimentais. Mas não devemos aceitar estas perdas. Temos que vasculhar cada canto de nossa casa e remover tudo do lugar se for preciso.
Não aceite perder seus valores, sua comunhão com Deus. Você tem um grande valor para Deus. Ele não desiste de amar você. Ele mesmo tomou todas as medidas para buscar você. 

2.4. Convidou as amigas e as vizinhas para festejar. - Há festa no céu quando um pecador se arrepende e quando o perdido é encontrado; também há alegria na nossa família quando os tesouros que perdemos dentro da nossa casa são encontrados.

O interessante é que no tempo que o povo de Israel tinha as dez dracmas, Deus abriu o Mar Vermelho para ele passar com pés enxutos; Deus levantou menino para matar o gigante Golias com apenas uma pedra e uma funda; Deus tirou água da rocha; Deus ressuscitou morto de 4 dias; Israel vencia as lutas, Deus enviou o maná e o Profeta não passava fome porque Deus levantava viúva para alimentá-lo.

3- Na Parábola do Filho Pródigo (Lc 15.11-32) - (Pródigo=esbanjador de oportunidades).
Um homem tinha dois filhos. O mais novo disse ao seu pai: ‘Pai, quero a minha parte da herança’. Assim, ele repartiu sua propriedade entre eles. "Não muito tempo depois, o filho mais novo reuniu tudo o que tinha, e foi para uma região distante; e lá desperdiçou os seus bens vivendo irresponsavelmente. Depois de ter gasto tudo, houve uma grande fome em toda aquela região, e ele começou a passar necessidade. Por isso foi empregar-se com um dos cidadãos daquela região, que o mandou para o seu campo a fim de cuidar de porcos. Ele desejava encher o estômago com as vagens de alfarrobeira que os porcos comiam, mas ninguém lhe dava nada. "Caindo em si, ele disse: ‘Quantos empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu aqui, morrendo de fome! Eu me porei a caminho e voltarei para meu pai, e lhe direi: Pai, pequei contra o céu e contra ti. Não sou mais digno de ser chamado teu filho; trata-me como um dos teus empregados’. A seguir, levantou-se e foi para seu pai. "Estando ainda longe, seu pai o viu e, cheio de compaixão, correu para seu filho, e o abraçou e beijou.

As vezes uma pessoa está bem na igreja, bem no trabalho, bem com a família, mas de repente algo vira sua cabeça e ela passa ver problema no lugar em que está e resolve abandonar a família e tudo o que o Senhor colocou em suas mãos, partindo para uma vida desregrada, perde tudo o que conquistou e passa a viver uma vida de fracasso total. Antes a vida era boa, tinha uma boa família, um bom trabalho, uma ótima casa, mas nada disso bastava.
O jovem estava na casa do pai, tinha de tudo mas  queria viver uma vida desraigada. Quando perdeu tudo e se deparou numa situação  completamente ruim, ele desejou comer até a ração dos porcos. Humilhado, ele caiu em si,  houve um arrependimento e voltou para o pai, que o recebeu de braços abertos e com uma grande festa.
Deus é Deus de oportunidades. Todos os dias Ele nos dá uma nova oportunidade para nos consertamos, arrependermos e voltarmos para Ele. Deus se alegra com a volta dos filhos que dele se afastam e quando eles voltam, Deus faz uma festa.

Conclusão:  O capítulo 15 do Evangelho de Lucas fala a respeito dos PERDIDOS e ACHADOS. Observe a estratégia que o Senhor Jesus usa para que venhamos compreender o valor singular do que foi perdido. Primeiro o pastor perde uma ovelha em cem, 1 entre 100 = 1% do que possuía, depois a mulher perde uma moeda ente 10 = 10% do que possuía; e finamente a parábola do filho pródigo onde o pai perde o filho mais novo; 1 entre 2, ou seja; 50% da sua casa. Com Deus, foi seu único Filho, para resgatar milhões.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.