sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017

Seis coisas aborrecem a Deus e a sétima Ele abomina



Os itens que estão relacionados em Provérbios 6.16-19,  são pecados de atitude. São procedimentos que deixam o Senhor muito irritado porque são atitudes relacionadas com o caráter de Satanás. A palavra diz que o Senhor odeia as seis primeiras, mas a sétima Ele abomina. A sétima é uma atitude que fere  o sentimento de Deus, que é a pessoa que semeia contenda entre os irmãos.
Estes sete atos descritos aqui em Provérbios 6.16-19; são praticados por pessoas que conhecem o que é certo e  sabem que estão agindo erroneamente, mas mesmo assim insistem em agir, ignorando a justiça de Deus.

A palavra de Deus em Romanos 1.29, descreve estes mesmos atos da seguinte maneira:
“Estando cheios de toda a injustiça, malícia, cobiça, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, dolo, malignidade; sendo murmuradores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais; néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, sem misericórdia; os quais, conhecendo bem o decreto de Deus, que declara dignos de morte os que tais coisas praticam, não somente as fazem, mas também aprovam os que as praticam”.

Vamos analisar o que está escrito em Provérbios.

1- Olhos altivos 
As pessoas de "olhos altivos" são pessoas arrogantes, prepotentes, egoístas, orgulhosas que se julgam mais capacitadas, melhores ou superiores em tudo que fazem com relação às outras pessoas, sempre tentando se destacar sem ter um pingo de humildade. Deus resiste a estas pessoas.

"Deus se opõe aos orgulhosos, mas concede graça aos humildes". (Tiago 4:6)
"A soberba precede a ruína, e a altivez do espírito, a queda."(Provérbios 16:18)
Você que dizia no seu coração: "Subirei aos céus; erguerei o meu trono acima das estrelas de Deus; eu me assentarei no monte da assembleia, no ponto mais elevado do monte santo. Subirei mais alto que as mais altas nuvens; serei como o Altíssimo".
(Isaías 14:13,14)

2- Língua mentirosa
A mentira é uma característica de Satanás.
"Vocês pertencem ao pai de vocês, o diabo, e querem realizar o desejo dele. Ele foi homicida desde o princípio e não se apegou à verdade, pois não há verdade nele. Quando mente, fala a sua própria língua, pois é mentiroso e pai da mentira". (João 8:44)
"Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos que se prostituem, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte". (Apocalipse 21.8)

Quantas pessoas estão na igreja, se dizem cristãs mas lá fora são pessoas mentirosas. Deus está te vendo e isso aborrece o Senhor.

3- Mãos que derramam sangue inocente.
O Senhor detesta a violência, o homicídio. O primeiro homicídio relatado na Bíblia foi o de Abel, em Gênesis 4:8-10:  “Falou Caim com o seu irmão Abel. E, estando eles no campo, Caim se levantou contra o seu irmão Abel, e o matou.  Perguntou, pois, o Senhor a Caim: Onde está Abel, teu irmão?  Respondeu ele: não sei; sou eu o guarda do meu irmão? E disse Deus: que fizeste? A voz do sangue de teu irmão está clamando a mim deste a terra”.
Na igreja tem pessoas de boa aparência que mesmo sendo cristãs, são invejosas e injustas, tendo as mãos sempre dispostas a fazerem o mal.

4-Coração que traça planos perversos
Talvez um dia alguém te ofendeu, te pediu emprestado e não voltou para pagar, e ainda deixou de ter amizade com você, daí você com raiva desta pessoa, começa a maquinar coisas ruins e perversos para prejudicá-la. Você não consegue perdoar, então lá se vai a sua paz, o seu sono, você se deita e se levanta sempre com o mesmo objetivo: traçar um plano para prejudicar esta pessoa. O inimigo de Deus vive traçando meios para derrubar aqueles que estão na presença do Senhor.
"Não tenha inveja dos homens malignos, nem deseje a companhia deles; pois destruição é o que planejam no coração, e só falam de violência". (Provérbios 24:1,2)

5-Pés que se apressam para fazer o mal.
Meu filho, não vá pela vereda dessa gente! Afaste os pés do caminho que eles seguem, pois os pés deles correm para fazer o mal, estão sempre prontos para derramar sangue. (Provérbios 1:15,16)
Mas os pés de muitos cristãos, tem corrido apressado para fazer o mal, fazer fofoca, fazer intriga etc, e acabam se envolvendo por que brincam com as coisas de Deus. Elas têm lá no fundo aquele desejo de experimentar os prazeres do mundo, por isso dão pequenos passos rumo à lama achando que são fortes o suficiente e, quando vêm, já estão atolados até o pescoço.
Quando a gente erra só tem uma maneira de sair da direção errada: se arrepender se humilhar e voltar para o Senhor.

6-Testemunha falsa que fala mentiras.
Na lista dos sete itens, Deus inclui a mentira duas vezes. Aqui está relacionado a quem testemunha algo mentiroso  contra alguém. Pessoas que recebem pagamento para testemunhar falsamente.
Um dia, soldados romanos receberam dinheiro para falar falsamente a respeito da ressurreição do próprio Jesus Cristo. 
"Então Jesus disse-lhes: Não temais; ide dizer a meus irmãos que vão à Galiléia, e lá me verão. E, quando iam, eis que alguns da guarda, chegando à cidade, anunciaram aos príncipes dos sacerdotes todas as coisas que haviam acontecido. E, congregados eles com os anciãos, e tomando conselho entre si, deram muito dinheiro aos soldados, Dizendo: Dizei: Vieram de noite os seus discípulos e, dormindo nós, o furtaram. E, se isto chegar a ser ouvido pelo presidente, nós o persuadiremos, e vos poremos em segurança. E eles, recebendo o dinheiro, fizeram como estavam instruídos. E foi divulgado este dito entre os judeus, até ao dia de hoje". (Mateus 28.10-15)

Hoje acontece a mesma coisa. Muitas testemunhas são pagas para mentirem em audiências defendendo criminosos, acusando e prejudicando pessoas inocentes. 
Dentro das igrejas, membros e até mesmo obreiros sem temor algum, se levantam para testemunhar falsamente a fim de proteger alguém mais chegado, sem se preocupar em derrubar o irmão. Isso é abominável ao Senhor e não existe na Lei de Deus a possibilidade de alguém sair impune de uma atitude maldosa como esta. A pessoa pode até ter uma brecha na lei dos homens, mas na de Deus ela não vai encontrar. Se ela testemunhar falsamente contra a vida de uma pessoa, isso voltará para ela de uma forma brutal.
"Não faça declarações falsas e não seja cúmplice do ímpio, sendo-lhe testemunha mal-intencionada. Não acompanhe a maioria para fazer o mal”. (Êxodo 23.1-2)
Se você inventou uma calúnia contra alguém inocente. Se você falou que viu sem ver nada, julgar alguém só porque você deduziu alguma coisa, se você falou de alguém só porque ouviu alguém falar, isso é muito sério e aborrece a Deus. Mas se você um dia quiser ter vitória em sua vida, volte lá e conte a verdade senão você não terá a bênção de Deus.

7-Aquele que provoca (semeia) discórdia (contenda) entre irmãos.
Esta atitude é para o Senhor a mais grave, é a atitude que o Senhor abomina, a pior de todas as outras. Mas por quê? Porque a pessoa que semeia contenda entre irmãos, que tem o prazer em ver “o circo pegar fogo”, está completamente desviada da verdade e já cedeu seu coração totalmente ao inimigo. A contenda gera ódio, rancor, amargura e destrói a vida das pessoas que estão envolvidas. É por tudo isso que o Senhor abomina tal ação.
Fala mal do irmão, fala mal do pastor, fala mal da igreja e depois se passam como santa. Promove  a contenda e a discórdia e ainda quer  sair de boazinha.
Está escrito em 1 Samuel 15:23 que a rebelião é como a feitiçaria. Rebelião, discórdia, contenda são atitudes que o Senhor abomina. Satanás provocou uma rebelião no céu e ainda colocou um terço dos anjos contra Deus, por isso Deus os lançou fora de Sua presença.
"Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti. Na multiplicação do teu comércio encheram o teu interior de violência, e pecaste; por isso te lancei, profanado, do monte de Deus, e te fiz perecer, ó querubim cobridor, do meio das pedras afogueadas". (Ezequiel 28:15,16). E a sua cauda levou após si a terça parte das estrelas do céu, e lançou-as sobre a terra (Apocalipse 12:4)

Hoje nas igrejas ainda se vê isso entre alguns irmãos. O semeador provoca a rebelião e quando sai do ministério ainda leva alguns dos irmãos com ele. Evite fazer contendas. Elas são fáceis a começar, difíceis de terminar e muitas das vezes acabam em morte espiritual e até física. Quantas vezes você já fez alguém chorar?
Não devemos aborrecer o nosso Deus  praticando qualquer destas coisas tão abomináveis para Ele. Lembremos de Pv 15:3 “Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons”.
A palavra para nós é a seguinte:  “Segui a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor”. Hb. 12.14; e “Bem aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Bem aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. Mt. 5.8-9

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.