segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

A Cura do Paralítico no Tanque de Betesda




João 5.1-15

Jesus subiu a Jerusalém para a festa dos judeus e chegou ao tanque de Betesda (Casa de misericórdia), que está próximo à porta das ovelhas, no lado norte da cidade. Este tanque tinha cinco entradas onde aglomerava uma grande multidão de enfermos e paralíticos, buscando uma única chance de serem curados do mal que os afligia tornando aquele lugar um lugar de competição, pois somente o primeiro a entrar no tanque é que receberia a cura. Imagine a confusão que acontecia naquele lugar na hora em que as águas eram agitadas! Mas se a Bíblia diz que Deus não é Deus de confusão e sim de paz (1 Coríntios 14.33), então o que realmente acontecia naquele lugar? Será que não era uma estratégia dos judeus para afastar os enfermos da sociedade e deixar a cidade  de uma certa forma, "limpa"? Será que não era apenas uma crendice religiosa? Não se vê em nenhum outro local da Bíblia, anjos movendo águas e enfermos sendo  curados.

Havia ali um homem paralítico há 38 anos. E o que é pior, não apenas ele, mas uma multidão de enfermos, sofrendo em volta dos cinco pavimentos daquele tanque. Estavam ali agrupados, esperando que um anjo descesse e movesse as águas. O pior de tudo, é que o mover até que vinha, mas não era o suficiente porque diz o texto bíblico que apenas um conseguia entrar nas águas e ser curado; e os outros continuavam tão enfermos quanto antes, esperando o próximo mover que ninguém sabia quando viria. Mas Jesus foi lá e andou entre eles, mas eles não estavam esperando por Jesus; eles não queriam Jesus, não queriam um homem normal. Ninguém havia falado para eles a respeito das profecias. Eles não esperavam o Messias. Eles esperavam o anjo, por isso, não sabiam que Deus estava andando e se movendo entre eles.

A Bíblia diz que haviam 5 entradas de acesso ao tanque, mas durante todo o tempo em que este paralítico esteve naquele lugar, nunca conseguiu passar por nenhuma das cinco entradas. Então ele se acomodou. O fato é que além da doença física, ele estava com uma doença muito pior: A doença da alma. Uma doença emocional que afeta muitas pessoas nos dias de hoje e que leva a pessoa a se tornar um paralítico emocional. Faz exames e não dá nada. Elas não percebem que isso é uma artimanha do inimigo para deixá-las perturbadas, abatidas, carentes, caídas, decadentes,  doentes, destruídas e paralítica. Começam a se sentirem rejeitadas, excluídas, incapazes e infelizes. Precisamos aprender a lidar com os problemas do dia a dia, problemas desgastantes, batalhas  constantes, situações adversas que levam pessoas  ou famílias ao caos.

O paralítico chegou ali porque acreditava que um dia seria curado, mas como isso não aconteceu, ele gradativamente se entregou aquela situação por não ter forças para lutar e nem atitude de mudança e naquele estado de abandono permaneceu deitado na cama por longos 38 anos.

Porque tantas pessoas foram curadas e ele não?
Aconteceu com esse homem o que acontece com muitos hoje em dia. Estão acomodados com a mesma situação, falam dos mesmos problemas, lamentam as mesmas coisas, esperam que algo aconteça mas não tomam uma atitude diferente, estão sem perspectiva, se entregam às situações da vida. Abatem-se com isso ou com aquilo; decepcionam-se  com facilidade porque esperam mais das pessoas do que de Deus. O grande perigo é que estas pessoas vão se entregando aos poucos até se tornarem inertes, sem sonhos, desmotivadas, não acreditam mais em nada e nem em si mesmas e desenvolvem espírito de auto piedade e pena de si mesmas.

Jesus aproveitou a Festa dos Judeus mas na realidade Ele queria mesmo era libertar o paralítico de seu mal. Então, foi ao encontro daquele que por 38 anos esperava o mover das águas. Jesus não moveu as águas e nem fez nada aparentemente sobrenatural. Ele apenas fez uma pergunta: “QUERES SER CURADO”? Por que será que Ele perguntou ao paralítico se ele queria ser curado? Você já parou para pensar nisto? A pergunta talvez fosse desnecessária já que a resposta poderia ser deduzida logicamente.  No entanto Ele perguntou: “QUERES SER CURADO”?
O homem não respondeu a pergunta simples de Jesus. Ele apenas apresentou as razões que o impediam de ser curado.
"O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim." (João 5.7)
Mas Então Jesus lhe deu uma ordem: "Levanta-te, toma o teu leito e anda."
Deus não age por dó, Ele age por fé.
O Senhor falou firme com ele: LEVANTA, PEGUE A SUA CAMA E ANDA!

Aquele homem foi curado! E as águas nem foram movidas. Nenhum anjo apareceu ali para mover as águas para ele. Jesus é Poderoso, tudo que existe, existe por causa dEle e sem Ele nada do que foi feito se fez. Ele é o Verbo de Deus.
Quando Jesus vê que estamos precisando de ajuda, Ele vem ao nosso encontro mas o problema de não vivermos o milagre, é porque nossos olhos não estão no Senhor Jesus. Eles estão no homem, nos ídolos, por isso são ofuscados e desviados do verdadeiro Senhor.
Infelizmente a Bíblia fala apenas da cura daquele homem no tanque de Betesda. Ninguém mais foi curado naquela ocasião. O Senhor   estava lá andando no meio deles, mas eles não perceberam Jesus...
Então lhe perguntaram: "Quem é esse homem que lhe mandar pegar a maca e andar?"
O homem que fora curado não tinha ideia de quem era Ele, pois Jesus havia desaparecido no meio da multidão.
(João 5:12,13)

Há um perigo muito grande quando não vemos Jesus, e deixamos Jesus ir embora sem que Ele seja percebido.
Quais são suas expectativas? Onde estão seus olhos? Não espere por coisas incertas. Os enfermos de Betesda não estavam esperando por Jesus, eles estavam esperando pelo anjo, eles só acreditavam no anjo. Espere no Senhor, creia no Autor e Consumador da nossa fé, pois somente Ele tem o poder de curar toda a enfermidade, quebrantar coração, libertar o cativo e tirar toda opressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.