quarta-feira, 13 de abril de 2016

A Cura de um Menino. Quando a Igreja Fracassa....


Marcos 9.14-32

Jesus estava no monte orando, juntamente com três de Seus discípulos (Pedro, Tiago e João) (v.2), enquanto que os outros ficaram embaixo juntamente com a multidão. De repente no meio da multidão chega um pai trazendo seu filho possesso por um espírito do mal e como Jesus não estava ali, ele se dirige ao discípulos pedindo ajuda, pediu para que eles orassem e expulsassem o demônio que estava no jovem, mas os discípulos não conseguiram expulsar o demônio do jovem. Por causa disso houve uma grande discussão entre os mestres da lei e os discípulos. Quando Jesus chegou onde estavam os outros discípulos, viu uma grande multidão ao redor deles e os mestres da lei discutindo com eles (v.14), então Jesus perguntou o motivo da discussão (Mc 9.16). 
O pai do menino foi quem respondeu dizendo: "Mestre, eu te trouxe o meu filho, que está com um espírito que o impede de falar. Onde quer que o apanhe, joga-o no chão. Ele espuma pela boca, range os dentes e fica rígido. Pedi aos teus discípulos que expulsassem o espírito, mas eles não conseguiram". (v-17,18).

A Bíblia vai nos dizer no livro de Mateus, que este jovem "caia no fogo ou na água” (Mt 17.15b). E quando o pai do jovem avistou Jesus, ele se aproximou do Mestre, ajoelhou-se diante dele e disse: ‘Senhor, tem misericórdia do meu filho. Ele tem ataques e está sofrendo muito” (Mt 17.14-15a). 

Aquele jovem  sofria ataques de uma epilepsia "satânica"  correndo o risco de morrer queimado ou afogado. Imagine a aflição daquele pai ao ver a situação do filho! Qual pai ou qual mãe não ficariam aflitos se tivesse um filho com algum tipo de enfermidade? E se a pessoa estivesse com um demônio no corpo e fosse levada à igreja mas a igreja não conseguisse expulsar o demônio? E se a igreja fracassasse?
Foi o que aconteceu! Aquele pai ouviu falar que Jesus curava e fez a coisa certa, levou seu filho na esperança de Jesus curá-lo, mas ao chegar no lugar onde poderia encontrar Jesus, encontrou com alguns dos discípulos, mas os discípulos de Jesus não puderam ajudar o rapaz. Eles não conseguiram expulsar os demônios daquele jovem!

Nós somos os discípulos e igreja viva do Senhor. Esta passagem é um alerta para quem trabalha na obra de Deus. Cuidem para não fazer a obra de Deus relaxadamente. Cuidado com os "movimentos" que não mostram nenhuma transformação. De nada vale empolgação sem transformação. O que precisamos é ser cheios do Espírito Santo; cheios do Poder de Deus; não podemos fazer a obra de qualquer maneira, confiando no "eu sei tudo", "eu posso tudo". Não! Você não sabe como convém, você não pode nada sem Jesus; sem Jesus nada podeis fazer (João 15.5). De que adianta ser árvore "frondosa", mas não ter frutos? Se o sal está insípido, não serve mais para nada. Pregar, dançar, louvar não é o bastante, precisa mais que isso, precisamos é de comunhão com Deus,  santidade, fé, renúncia da vontade da carne, se encher do Espírito de Poder, poder transformador!  O apóstolo Paulo questionou aos gálatas: “Será que vocês são tão insensatos que, tendo começado pelo Espírito, querem agora se aperfeiçoar pelo esforço próprio? Será que foi inútil sofrerem tantas coisas? Se é que foi inútil! Aquele que lhes dá o seu Espírito e opera milagres entre vocês, realiza essas coisas pela prática da lei ou pela fé com a qual receberam a palavra?" (Gálatas 3:3-5)

Quando deixamos de confiar em Deus e passamos a confiar apenas no "Eu", a igreja fracassa; a igreja não consegue expulsar demônios, não há mais cura, libertação, não há mais transformação. A pessoa entra e sai da mesma forma.
O pai do garoto disse: “Eu o trouxe aos teus discípulos, mas eles não puderam curá-lo” (Mateus 17.16). Quando Jesus enviou seus discípulos e os comissionou explicitamente: Curem os enfermos, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. (Mateus 10:8), mas eles falharam e se sentiram impotentes diante da missão. Quando a igreja perde o foco, ela perde o poder, ela fracassa.  Os discípulos “não puderam” curar o jovem porque eram religiosos, andavam com Jesus mas não pegavam o espírito de Jesus, faltava-lhes fé, renunciar a religiosidade e se entregar mais aos milagres que presenciavam e tomar posse da autoridade que Jesus havia dado.

Jesus, indignado, disse: “Ó geração incrédula! Até quando estarei com vocês? Até quando terei que suportá-los? Tragam-me o menino." (Mateus 17.17).
Jesus repreendeu o demônio; este saiu do menino e, desde aquele momento, ele ficou curado. (Mt 17:18)
Jesus resolveu a aflição daquele pai. Jesus repreendeu o demônio e o menino ficou livre daquele mal, trazendo uma grande alegria para aquele pai.
Jesus também pode resolver esta sua situação. Se você está passando por uma situação difícil, já foi em vários lugares e nada resolveu, participou de campanhas e nada.. Não busque no homem, busque em Deus. A sua cura, libertação e transformação, está em Jesus.  É impossível você ir até Jesus e voltar do mesmo jeito. Jesus comissionou os discípulos, mas é através de sua fé no Senhor que você será curado.

Então os discípulos aproximaram-se de Jesus em particular e perguntaram: "Por que não conseguimos expulsá-lo? " Ele respondeu: "Por que a fé que vocês têm é pequena. Eu lhes asseguro que se vocês tiverem fé do tamanho de um grão de mostarda, poderão dizer a este monte: ‘Vá daqui para lá’, e ele irá. Nada lhes será impossível. Mas esta espécie só sai pela oração e pelo jejum". (Mateus 17:19-21)

Tenha uma vida com Jesus. Leia a Palavra de Deus. Jejue, ore, se encha do poder, só então você verá a diferença no seu ministério, pois para a Igreja que é cheia de poder, nada é impossível.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.