terça-feira, 6 de outubro de 2015

Os doentes em frente ao Tanque de Betesda e os de Genesaré!


João 5.1-9
Mateus 14.34-36

Duas passagens falando de dois grupos de enfermos reunidos em lugares diferentes. Um grupo que estava em  Betesda e outro que estava em Genesaré. Os dois receberam a visita de Jesus. 

Jesus podia ter desembarcado diretamente em Cafarnaum, mas preferiu descer ao sul de Genesaré e percorrer aquela região que ainda não tinha visitado. Quando os homens daquele lugar reconheceram Jesus, espalharam a notícia em toda aquela região e lhe trouxeram os seus doentes. Suplicavam-lhe que apenas pudessem tocar na borda do seu manto; e todos os que nele tocaram foram curados. (Mateus 14:35,36) 
Eu imagino o povo daquela aldeia correndo a buscar todos os doentes, trazendo-os e colocando-os um ao lado do outro e a medida que Jesus ia passando eles iam tocando em suas vestes  sendo curados. TODOS OS QUE TOCARAM FORAM CURADOS diz a Palavra de Deus. Vemos que em Genesaré o povo era amoroso, solidário, se preocupava com o próximo e reconheceram Jesus

Já em Betesda (Jerusalém) a situação era diferente.
Era um dia de festa dos judeus e Jesus subiu para Jerusalém, todos estavam alegres e felizes, então Jesus os deixou e foi em busca dos perdidos, dos que sofriam, dos que estavam doentes e abandonados. O texto diz que havia um tanque com seis entradas e que ficava perto da porta das ovelhas; "O Tanque de Betesda" e em frente a cada entrada deste tanque havia um grupo de enfermos; eram cegos, coxos, paralíticos, mutilados, com olhos fixos nas águas, esperando. Mas, esperando o que? A tradição judaica diz que de tempo em tempo um anjo descia e agitava as águas e o primeiro que conseguisse entrar era curado. 

Jesus foi até eles, passou pelo meio de todos os enfermos, mas não foi reconhecido porque todos estavam dia-após-dia com os olhos fixos esperando o mover das águas pelo anjo. Apenas um seria curado. Não ia ter segundo lugar, era apenas o primeiro lugar, um único. Jesus esteve ali e se compadeceu de um homem que há 38 anos estava enfermo, deitado em uma maca. Ao perguntar se ele queria ser curado, o homem disse que não tinha ninguém que colocasse ele dentro do tanque quando a água era movimentada pelo suposto anjo. Este homem já havia perdido a esperança e se acomodou com a situação. Por 38 anos não achou ninguém que o ajudasse! Em Betesda tinha 6 portas de entrada para o tanque, mas poderia ter 10, 20 ou mais portas que ele não iria conseguir, pois era um paralítico no físico e na alma, e em Betesta ninguém se preocupava com ninguém, cada um só olhava para si mesmo, cada um só se preocupava consigo mesmo, eram todos egoístas e o egoísmo era tanto que não puderam ver Jesus passando por eles. Aquele que cura, que liberta, que transforma e que salva, passou entre eles mas não foi reconhecido. Jesus se compadeceu do paralítica e disse: "Levanta, pega sua cama e anda" ... E o paralítico andou.. Glórias a Deus. Ali em Betesda, apenas UM FOI CURADO.

É impressionante como uma pessoa que por 38 anos ficou deitado em uma maca sem ninguém para o ajudar; de repente aparece alguém que com apenas o poder da palavra o ordena que ele se levante e ande, e o homem começa a andar; não teve a mínima curiosidade de saber quem foi o Homem que o curou!
Muitos são assim, chegam na igreja doentes, machucados, humilhados pela sociedade e até pela própria família; aí Jesus trata com amor, limpa, cura, muda a situação da pessoa, mas depois a pessoa vira as costas pra Jesus e para a igreja, agora se acha  por cima e começa a menosprezar aquele que o amou, aquele pastor, aquele irmão que o cuidou e tratou das enfermidades deixadas pela vida! Isso é chamado de INGRATIDÃO e ingratidão, dói, machuca, entristece o Senhor. NÃO EXISTE SALVAÇÃO FORA DE JESUS! Cristão egoísta, soberbo e individualista, corre o risco de ficar fora do reino de Deus. Cristão egoísta que só se preocupa com suas próprias necessidades, corre o risco de perder a Presença de Deus. 
Desvie o olhar do “Tanque de Betesda” pois você corre um grande perigo de quando tiver que enfrentar as lutas, provas, tempestades da vida e o sofrimento, não conseguir ver Jesus e perder a esperança, viver frustrado, se sentir fracassado e possivelmente ir à queda. 

Conclusão: 
Em que lugar você se encontra hoje? 
Genesaré, onde você passa pela prova mas a sua esperança está no Senhor? Ou em Betesda, com o olhar fixo no problema? Em Betesda você corre o risco de não perceber Jesus passando por você. Saia de Betesta; reconheça o Poder de Deus que opera ao seu favor! Ele ainda é o mesmo; Ele ainda salva, ainda cura, ainda liberta, ainda visita, ainda transforma.. Aleluia! Jesus continua a querer ser tocado. Toque nEle com a tua fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.