terça-feira, 13 de outubro de 2015

A Parábola do Bom Samaritano



Texto Base: Lucas 10.25-37

Diz o texto que um homem está indo de Jerusalém para Jericó (27 km), quando de repente é atacado por alguns salteadores que roubam seu dinheiro, batem nele e o deixam quase morto, caído à beira do caminho. Enquanto ele estava ali caído e bastante machucado, passaram três homens: um sacerdote, um levita e um samaritano.  Vamos ver a atitude de cada um destes homens e que lição poderemos tirar para as nossas vidas. 

1- O sacerdote (pastor, evangelista, presbítero, líder religioso) - passa pelo outro lado do caminho e nem liga para o homem caído.

2- O levita -  O levita não é só aquele que louva, mas todo aquele que cuida dos utensílios da casa de Deus. É o que varre, o que limpa, o que louva; etc. estes são os levitas. O levita na Bíblia carregava a Arca da Aliança em seus ombros, esta Arca representava a Justiça e a Presença de Deus. Seja numa batalha ou no santuário, eram os levitas que carregavam a Arca da Presença de Deus; mas para nossa surpresa, este também passa pelo outro lado do caminho e como o sacerdote, não liga para o homem caído.

Você pode ter tudo, você pode ter títulos, você pode ter dinheiro, muitos bens, fama, mas se você não tiver compaixão, misericórdia e amor, você é seco, vazio,  você não tem nada, ou seja: você é um pobre, cego e nu. 
Um perito da lei perguntou a Jesus: "Mestre, o que preciso fazer para herdar a vida eterna? "
"O que está escrito na Lei? ", respondeu Jesus. "Como você a lê? "
Ele respondeu: "‘Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todas as suas forças e de todo o seu entendimento’ e ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’".
Disse Jesus: "Você respondeu corretamente. Faça isso, e viverá". (Lucas 10:25-28)
Ser um cristão de verdade não é só estar dentro da igreja abraçando todo mundo e dizendo "eu te amo" só porque está sendo observado pelo pastor e pelos demais irmãos. O cristão verdadeiro é aquele que lá fora, quando não está sendo observado nem aplaudido por ninguém, continua praticando o amor para com o próximo, pois mesmo que pense que ninguém o está vendo, tem Três Pessoas distintas observando: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.

3- O samaritano. o samaritano era considerado pelos judeus uma pessoa de segunda qualidade, indigna, pois eram inimigos.  

Porque os judeus não se davam com os samaritanos?
Entenda o caso: Para entendermos quem são os samaritanos, precisamos voltar um pouco no tempo, especificamente, no tempo que é citado nos livros de 1 e 2 Reis. Sob o comando de Saul, e depois de Davi e de Salomão, Israel (as 12 tribos) permaneceu unida como um só povo, um só país. Após a morte do rei Salomão, cerca de 900 anos antes de Cristo, o seu filho Roboão e Jeroboão se desentenderam e dividiram o povo judeu em dois reinos: 10 tribos ficaram no norte do país sob o reinado de Jeroboão, com a capital em Samaria, e duas tribos (Judá e Benjamin) ficaram no sul, sob o reinado de Roboão, filho de Salomão, com capital em Jerusalém.
Os samaritanos são os habitantes da região de Samaria e descendentes dessas dez tribos.
No ano de 722 antes de Cristo, o reino da Samaria foi vencido pelo rei da Assíria, Assurbanipal, e o povo foi levado para a Assíria em cativeiro. Durante este tempo, povos pagãos, não judeus, vieram para  Samaria, e houve muitos casamentos mistos de judeus  que permaneceram em Samaria (nem todos foram para o exílio) com pessoas pagãs. Isto era proibido pela lei de Moisés; por isso o povo de Jerusalém, chamados de judeus, odiavam os samaritanos. O tempo passou mas as relações entre eles não melhoraram. Os criaram sua própria religião e costumes e, pouco a pouco, foram excluindo-se da cultura judaica, formando a sua própria.
No tempo de Jesus vemos, pelos escritos dos evangelistas, que ainda perdurava essa rivalidade e ódio. Os judeus nem mesmo consideravam os samaritanos como israelitas autênticos, mesmo tendo eles os mesmos pais.
O diálogo abaixo, entre Jesus e uma mulher samaritana, mostra como era grave o conflito entre eles (note pela fala da mulher samaritana):
Então, lhe disse a mulher samaritana: Como, sendo tu judeu, pedes de beber a mim, que sou mulher samaritana (porque os judeus não se dão com os samaritanos )?” (João 4.9).

samaritano parou, cuidou dos ferimentos da vítima aplicando-lhe vinho e azeite, depois o levou a uma hospedaria, comprometeu-se em pagar tudo que fosse preciso quando voltasse, vv. 34, 35.

A Bíblia diz: "Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia". (Mateus 5.7)
A misericórdia é para ser exercida por todos e para com todos sem se importar com religião. Ela não é só para os que conhecemos ou os da família. Além da misericórdia, Jesus nos ordena amar uns aos outros: "Um novo mandamento lhes dou: Amem-se uns aos outros. Como eu os amei, vocês devem amar-se uns aos outros. Com isso todos saberão que vocês são meus discípulos, se vocês se amarem uns aos outros". (João 13:34,35)

Não é suficiente ser doutor da Lei, sacerdote, fariseu, católico, protestante, ir aos cultos ou cumprir mandamentos desta ou daquela Igreja, para ter a vida eterna; é preciso ter amor, misericórdia, praticar o amor ao próximo, deixar as diferenças de lado, não fazer acepção de pessoas, ter coração quebrantado, fazer o bem sem pensar em receber recompensas e falar do amor do Pai para os carentes na fé. O Senhor não está preocupado com os títulos que você tem, mas como a forma que você trata o seu próximo, a viúva, os órfãos, os necessitados!  O ferido nesta parábola pode ser o corpo da igreja adoecido, machucado; quantos na igreja entram machucados, feridos e não são notados? Talvez porque não apresentam aparência de "granfinos"? Quantos entram em busca de uma palavra, um abraço ou necessitam de um óleo para refrigério das feridas? Porém entram e saem sem nem ao menos serem notados. Reflitam sobre isto. Vamos fazer a diferença! O sacerdote e o levita significam os religiosos que cuidam somente do seus próprios interesses; o Samaritano, pode ser interpretado por Jesus, que nos viu machucados, foi até nós, cuidou das nossas feridas, trocou as nossas vestes, nos limpou, nos perdoou e cuida de nós até hoje. Jesus derramou sobre nós o óleo, o azeite, o poder do Espírito e nos deu vida em abundância. Observe que o primeiro socorro foi nas feridas do peregrino. Um tratamento de alívio e cura para dor que sentia. 

CONCLUSÃO: Qual dos três personagens é você? O sacerdote, o levita ou o samaritano?

Pratique o amor para com o próximo; seja como o bom samaritano. Faça a diferença principalmente quando não tem os olhares sobre você; quando não tem aplausos. O Senhor está vendo tudo, A sociedade precisa de cristãos, de obreiros e pastores que façam a diferença em meio aos problemas desta vida. A obra precisa de pastores que estejam à disposição do Reino. Homens e mulheres que façam a obra de Deus movidos pela força da vontade divina. Faça a obra do Senhor, sem procurar os olhares de reconhecimento e dos aplausos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.