sábado, 31 de outubro de 2015

Aprendendo com o Sofrimento de Jó.



Texto:  Jó 2.6-10

Jó era um homem íntegro, reto, justo, desviava de fazer o mal e temia a Deus. Ele era próspero e o mais rico homem do oriente.  Sua família era unida e feliz. A Bíblia diz que seus filhos iam às casas uns dos outros e faziam banquetes, cada um por sua vez, e convidavam as três irmãs para comerem e beberem com eles.  Mas em um determinado dia, os anjos foram se apresentar a Deus e Satanás também se apresentou. Não sei por que Satanás tinha este privilégio de se apresentar a Deus, mas ele também estava lá diante do Todo Poderoso. Então o Senhor falou sobre Jó e o apresentou como um homem bom. Ora, Satanás desafiou Deus falando que Jó só era um homem íntegro porque Deus  lhe tinha concedido muitos bens.  Ora, "sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno". (1 João 5:19); e que o diabo, anda em derredor do mundo bramando como leão, buscando a quem possa tragar (1 Pedro 5.8).  Ele anda pela terra observando e procurando nos fiéis a Deus, brechas para ele tragar, devorar e destruir a vida da pessoa. Ele falou para Deus que Jó só era tudo aquilo que o Senhor dissera porque o Senhor tinha-lhe dado muitos bens e riquezas, mas se Deus permitisse  que ele tocasse em tudo o que Jó possuía, Jó blasfemaria contra Deus. Então, Deus deu permissão a Satanás para tocar em tudo o que Jó possuía inclusive na família e nos filhos, mas lhe poupasse apenas a vida. 

O desfecho em seguida, foram momentos de aflições, horror, tristeza, angústia e muita dor,  mas apesar de todos os acontecimentos e mesmo sem Jó compreender o que estava acontecendo, ele permaneceu íntegro ao Senhor. 

Você pode estar se perguntando, que se Jó temia a Deus, era justo, reto, evitava fazer o mal e era um homem de Deus, então por que sobreveio tanta provação sobre ele? Por que um homem de tamanha integridade foi submetido a tantas dificuldades? 

Jó ainda não havia conhecido o que é um deserto espiritual. Nenhum cristão amadurece espiritualmente sem passar por provações, lutas e desertos. O que sobreveio a Jó foi nada mais nada menos do que um tratamento de Deus. Jó tinha muitos bens e uma família abençoada, e ele amava tudo isso, mas Deus queria saber assim como ele fez com Abraão quando lhe pediu Isaque como sacrifício, se o amor de Jó estava em Deus em primeiro lugar, ou nos bens que possuía. Deus conhecia Jó no profundo da mesma forma que conhece a cada um de nós. A pergunta é: O que temos colocado como prioridade em nossas vidas? As bênçãos recebidas ou o abençoador? Repito; Deus conhece cada um de nós e muitas das vezes Ele retém a grande bênção para não perder seus filhos queridos. 

Deus  permitiu que o diabo tocasse naquilo que Jó tinha de mais valor para ver se Jó honrava mais aos filhos do que a Deus, mais os bois do que a Deus, mais aos camelos do que a Deus, mais aos bens do que a Deus, Deus está provando Jó para ver se mesmo Jó perdendo tudo ainda ia amar a Deus. Qual foi a resposta de Jó? "Nu saí do ventre da minha mãe e é nu que voltarei para lá". Não foram as provações em si que fez de Jó  um homem reto. Ele já era reto em sua vida diária mesmo antes de todos os acontecimentos! 
Ele já tinha um temor em seu coração: "O que eu temia veio sobre mim; o que eu receava me aconteceu" (Jó 3:25) .. Parecia que o mal tinha vencido o bem. Deus se calou por muitos anos. Jó não ouvia a voz de Deus; Jó só ouvia acusações do amigos. Jó ouviu blasfêmia da boca de sua mulher: Então sua mulher lhe disse: "Você ainda mantém a sua integridade? Amaldiçoe a Deus, e morra! " Ele respondeu: "Você fala como uma insensata. Aceitaremos o bem dado por Deus, e não o mal? " Em tudo isso Jó não pecou com os lábios. (Jó 2:9,10) Todos lhe viraram as costas. Jó teve todo o corpo coberto por feridas, coceiras, pus, havia mau hálito na boca, mal cheiro em todo o corpo, mas apesar de sua mulher deixar o inimigo usar a boca para blasfemar, ela não o abandonou, cuidou dele, suportou ali com ele todos os acontecimentos, ela também sofria, ela era a mãe que perdera todos os dez filhos de uma só vez; não podemos acusá-la de nada, ponham-se no lugar daquela mulher. Jesus disse "Aquele que não tiver nenhum pecado, que atire a primeira pedra".. Ele foi a única pessoa que esteve com Jó antes de tudo acontecer, durante os acontecimentos e eu creio que depois, quando Deus virou o cativeiro de Jó, foi com ela que Jó recebeu de Deus tudo em dobro e da melhor qualidade. Vale a pena permanecer até o fim..

Todos que passam por provações, poderão vencer os ataques do inimigo se  permanecerem íntegros para com o Senhor e assim como Jó venceu e permaneceu reto, nós também podemos vencer. Não foi Deus o autor do sofrimento de Jó. Deus permitiu que Satanás tocasse nos bens, na  família e na saúde de Jó, para nos mostrar que Ele tem que estar acima de tudo em nossa vida. O tratamento de Deus muitas das vezes é dolorido, dói mesmo, dói no íntimo, mas é preciso, pois a salvação tem que ser o mais importante para nós. E não importam as lutas que enfrentamos ou os vendavais da vida que passamos, temos que permanecer fiel ao Senhor pois no tempo certo Ele nos exaltará e toda a vergonha e humilhações passadas no momento deverão servir de testemunho para exaltar o nome do Senhor. Às vezes você pode até perguntar: Se Deus está no controle de tudo por que isso está acontecendo comigo? Talvez esta seja uma pergunta feita por mim e por você quando passamos por enfermidades, desempregos, problemas familiares, sentimentais,  espirituais, financeiros, etc., mas quando algo inesperado vem sobre o cristão, não quer dizer que Deus perdeu o controle da situação... Ele sabe de todas as coisas e o porque permitiu tal coisa. Só resta confiar, manter a aliança e depender exclusivamente Dele.

Não quebre sua aliança com Deus. Jó perdeu sete filhos, três filhas, todos os seus bens, perdeu seus amigos, seu casamento ficou abalado, mas Jó suportou o sofrimento sem que sua adoração a Deus fosse abalada. Em nenhum momento Jó deixou de adorar a Deus. Ele perdeu todo o seu patrimônio, mas o patrimônio maior ele não perdeu: sua integridade com Deus. Deus nos prova para ver onde está o nosso coração, se é nos bens ou se é em Deus. Será que se Deus permitir Satanás tocar nos seus bens você vai continuar servindo e honrado a Deus? Ou o glória a Deus e Aleluia é só porque você está vivendo uma vida super abençoada? Você pode perder sua família, seus bens, seus carros, sua casa, seu trabalho, mas não permita perder sua comunhão e integridade com Deus.

CONCLUSÃO: Deus virou o cativeiro de Jó e no final o abençoou de uma forma poderosa. 
"Todos os seus irmãos e irmãs, e todos os que o haviam conhecido anteriormente vieram comer com ele em sua casa. Eles o consolaram e o confortaram por todas as tribulações que o Senhor tinha trazido sobre ele, e cada um lhe deu uma peça de prata e um anel de ouro. O Senhor abençoou o final da vida de Jó mais do que o início. Ele teve catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de boi e mil jumentos.´Também teve ainda sete filhos e três filhas. À primeira filha deu o nome de Jemima, à segunda o de Quézia e à terceira o de Quéren-Hapuque. Em parte alguma daquela terra havia mulheres tão bonitas como as filhas de Jó, e seu pai lhes deu herança junto com os seus irmãos". (Jó  42:11-15)


Seja fiel a Deus até o fim. Sua fidelidade não é em vão. Deus tem vitórias para você.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.