terça-feira, 25 de março de 2014

A Vitória do Rei Josafá sobre Moabe e Amom. A força do Louvor!




Texto: 2 crônicas 20.1-30

O que você faria se de repente recebesse uma notícia que te deixasse amedrontado, angustiado e desesperado? Josafá, o rei de Judá, recebeu uma notícia através de seus servos, que o deixou atônito! Eles disseram ao rei que uma grande multidão estava vindo do outro lado do mar morto para pelejar contra ele. Eram três exércitos (moabitas, amonitas e meunitas) com seus reis para pelejar contra Judá. (Moabe e Amom, eram filhos de Ló com suas duas filhas, resultado do pecado de incesto).

Quando Josafá recebeu esta notícia, foi pego de surpresa, os exércitos já estavam próximos, então o rei  ficou alarmado e desesperado, não escondeu o  seu estado de espírito mesmo sendo rei e, ao invés de ir se queixar com alguém, ele teve uma decisão correta: consultar o Senhor. Josafá buscou o Deus de Israel e após receber a direção divina, ele convocou o povo (homens, mulheres, crianças  inclusive os de colo) para consagrarem suas vidas através da oração e jejum na casa do Senhor. Não ficou ninguém de fora.

É muito importante buscarmos a orientação que vem da parte de Deus para todas as tomadas de  decisões em nossas vidas. Humanamente falando, não havia saída para Judá. Estavam derrotados! Os inimigos eram bastante numerosos e tinham muita força. O rei Josafá teve medo quando soube que todo aquele exército estava reunido em Hazazom-Tamar para destruir Judá. (v. 3).
Ele sabia que não tinha força para vencê-los; e que os inimigos eram muito maiores do que ele e que não tinha exército suficiente para lutar. Humanamente falando, estavam derrotados! Então Josafá falou para Deus: "Não sabemos o que fazer, mas os nossos olhos se voltam para Ti". (v 12)

O Senhor respondeu para Josafá: " Não tenham medo, essa peleja não é de vocês, é minha". Mas o Senhor mandou que eles fizessem a parte deles; que eles fossem e enfrentasse o inimigo; que eles posicionassem e assim eles fizeram. O Senhor lançou um Espírito de vitória sobre eles e eles foram para a guerra LOUVANDO AO SENHOR e o inexplicável aconteceu; os três exércitos que estavam unidos para destruir Israel começaram a lutar entre eles mesmos e destruíram uns aos outros. A Bíblia diz que quando os homens de Judá foram para o lugar de onde se avista o deserto, viram somente cadáveres no chão; ninguém havia escapado; não sobrou um! (v24). Isso é poder de Deus! È Deus agindo em prol do Seu povo. A bênção de Deus não estava sobre os moabitas, os amonitas ou os meunitas; mas sim, sobre o povo de Israel. A bênção de Deus está sobre nós, e por isso somos mais do que vencedores.

O único trabalho que os israelitas tiveram, foi o de pegar os objetos de valor. Foram três dias catando os objetos e no quarto dia, eles já não tinham como carregar mais, pois era muita coisa, então eles louvaram e glorificaram o Senhor e saíram muitos abençoados e honrados.

Louve ao Senhor em meio às lutas! Não olhe para o tamanho do exército inimigo, olhe para o tamanho do poder de Deus.

2 comentários:

  1. A PAZ DO SENHOR JESUS , ESSA MENSAGEM É MUITO FORTE PARA QUEM ESTÁ COM MEDO ; VOCÊ ESTÁ COM MEDO DE ALGUMA COISA , BUSQUE O SENHOR JESUS ; QUEM VOS FALA É O IRMÃO FERREIRA , MORO E RIO LARGO ALAGOAS

    ResponderExcluir
  2. Glória a Deus que maravilha é te fé econfiaça somente no Deus viva

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.