sexta-feira, 1 de novembro de 2013

José de Arimatéia e Nicodemos: O sepultamento de Jesus





Texto Base: João 19.38-41

Nesta passagem da Bíblia lemos sobre dois homens; José de Arimatéia e Nicodemos, que em algum momento de suas vidas passou a crer no Senhor Jesus, porém secretamente por medo das retalhações e repercussões que esta fé poderiam desencadear, visto que José de Arimatéia era membro do mesmo conselho que tinha condenado Jesus e Nicodemos era príncipe, chefe dos judeus, fariseu e também membro do conselho.  Porém estes dois homens, para a surpresa de todos e principalmente para a surpresa de Pilatos se interessou por JESUS numa hora em que humanamente falando,  nada podia fazer por eles; mas a única coisa que interessava para eles naquele momento e circunstância era que precisavam carregar o corpo de Jesus para um túmulo.

Há pessoas  que se mostram úteis quando as circunstâncias são boas  e favoráveis, mas quando os problemas aparecem elas vacilam e escondem-se; outras, diante de uma situação que requer uma atitude mais relevante, demonstram uma coragem que até então não se tinha visto nelas. José de Arimatéia e Nicodemos foram umas destas pessoas que mostraram uma coragem que superou todos os medos.

Quem colocaria o seu corpo em "um sepulcro novo, no qual ninguém tinha sido ainda posto"? (João 19:41). O problema não era só quem enterraria Jesus, mas quem lhe faria o sepultamento respeitável e não colocasse o seu   corpo em um sepulcro comum, mas que Jesus estivesse "com o rico . . . na sua morte", como foi profetizado por Isaías 53:9 onde diz: Foi-lhe dado um túmulo com os ímpios, e com os ricos em sua morte”.

Surpreendente não seriam os apóstolos, pois a maioria deles estava se escondendo com medo dos judeus (João 20:19). Não seriam as mulheres que o seguiram fielmente, pois não tinham recursos para isso. Seria José de Arimatéia, homem rico, justo e bom que esperava o reino de Deus. Ele se destacou entre os seus companheiros para crer em Jesus. Ele não permitiu que nomes como "blasfemo", "samaritano", "enganador" e "poder de Belzebu" o dispusessem contra Jesus. Quando o conselho havia condenado a Jesus, entregando-o a Pilatos para a sentença de morte, José "não tinha concordado com o desígnio e ação" (Lucas 23:51). Havia algo em José, entretanto, que não era bom. Até a época da morte de Jesus, ele tinha sido um discípulo de Jesus, "ocultamente pelo receio que tinha dos judeus" (João 19:38). Ninguém jamais deve se envergonhar de Jesus, independente das circunstâncias.

Nicodemos, chefe dos judeus, fariseu e também membro do conselho. João, em seu relato, teve o cuidado de identificar o Nicodemos que ajudou no enterro de Jesus com o mesmo Nicodemos que antes veio a Jesus "de noite". Ele tinha estado disposto a ouvir pessoalmente os ensinamentos com o próprio Jesus. Ele tinha reconhecido a legitimidade do ensino e do poder de Jesus: "Sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus" (João 3:2). Certa vez ele tinha questionado o conselho sobre a indisposição de ouvir Jesus com justiça (João 7:45-52). Nicodemos, porém, como José, não havia confessado abertamente a fé em Cristo.

Muitas pessoas ainda buscam Jesus à noite, às escuras, escondido para não serem vistas porque tem medo de sacrificar, não querem perdas financeiras, perdas na sociedade, na família, não querem abrir mão de certas amizades, terá que abrir mão de um estilo de vida. Não confessam a fé abertamente. Eu quero Jesus, mas também quero continuar sendo membro do Sinédrio, quero continuar sendo um membro da sociedade. Eu quero Jesus, mas também quer continuar sendo um mestre da lei, sendo reconhecido na sociedade e eu sei que se eu assumir Jesus eu posso perder muitas coisas que eu não quero perder. Até que Jesus foi morto e alí foi um golpe, foi um baque! Então tiveram que sair do esconderijo e da fé secreta e assumir Jesus publicamente. A primeira coisa que José de Arimatéia fez foi ir até Pilatos publicamente pedir o corpo de Jesus. (Marcos 15:43). Imagine a cara de espanto de Pilatos! Em seguida Nicodemos também apareceu e junto com José de Arimatéia, assumiram publicamente a fé em Jesus.

José deu seu túmulo novo e Nicodemos gastou com o SENHOR, trinta e quatro quilos de mirra e aloés.
Assumir Jesus internamente é um grande passo, mas, externamente, é um passo ainda maior, pois exige coragem, aquela que faltou a José de Arimatéia e Nicodemus. Mas essa coragem não faltou a Paulo de Tarso que, destemido e ciente do que teria a enfrentar, assumiu sua nova vida dizendo: vivo eu, mas “não sou eu que vivo, é Cristo que vive em mim”. (cf. Gl-2, 20).

A sepultura na qual José de Arimatéia colocou Jesus era nova e cavada na rocha em um jardim, que só pessoas muito ricas e nobres poderiam ter uma sepultura assim. Deve ter custado uma fortuna! E as melhores especiarias que por sinal foi levada por Nicodemos (34Kg de mirra e aloés). Aqueles homens se uniram para sepultar o Senhor com toda honra. Eles ofereceram o melhor que eles tinham além de assumir a fé arriscando tudo. Essa foi a maior atitude de fé. Arriscar tudo, amigo, posição no sinédrio, a sociedade; eles não pensaram nas retalhações que poderiam sofrer, eles só queriam dar para o Senhor o melhor e nada tinha mais importância do que assumir a fé em Jesus publicamente.

Este artigo não pretende depor contra os apóstolos. A coragem, a fé, a lealdade e a dedicação deles tinham superado vários testes. Mas José de Arimatéia e Nicodemos foram aqueles que deram um passo a frente no momento em que os apóstolos falharam. Eles nos são uma inspiração. Os atos deles falam de coragem nas mais difíceis circunstâncias, de ficar de pé e ser útil no momento em que todos estão fraquejando, de mostrar admiração por outra pessoa bem no momento em que ela mais precisa de nós.

João 20.19-29

No primeiro dia da ressurreição à tarde Jesus já foi ter com eles e passou pela porta trancada e como Tomé não estava presente não creu no que os discípulos contaram. José de Arimatéia e Nicodemos não andaram com Jesus e creram, já Tomé que andou com Jesus não creu: Ah, como eu não vi então não creio, só creio se eu colocar a mão no seu lado ou se eu ver as marcas dos pregos em suas mãos.
Muitos estão assim sem crer no Senhor, mas o Senhor diz que devemos crer sem duvidar. Saia deste espírito duvidoso de Tomé e passe a acreditar e viver o melhor de Deus.
Se uma pessoa quer vencer, ela precisa romper com tudo que impede ela de viver uma vida com Deus, assim como fez José de Arimatéia e Nicodemos, mesmo que tenha uma fé escondida, que se for a público  corra o risco de perder alguma coisa, o melhor e mais importante é confessar a sua fé e o seu relacionamento com Deus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.