sábado, 11 de agosto de 2012

Libertação do Endemoniado Gadareno.



 Texto Básico: Marcos 5.1-20.

Gadara era no período de Cristo, uma das dez cidades da Decápolis Romana. Um influente centro comercial, principalmente por sua proximidade com piscinas termais, frequentadas pela elite romana. Uma cidade gentílica e considerada pelos judeus como uma cidade imunda, visto que era uma terra destinada à criação de porcos. Os porcos eram tidos como animais imundos pela religião judaica. Assim sendo, um judeu jamais pisaria naquela cidade. Mas Jesus mudou o seu itinerário e quebrou as tradições e estruturas sociais para salvar um homem. Porque para Deus a vida de um homem é mais importante do que o mundo inteiro. Houve uma violenta tempestade tentando impedir que Jesus de chegar a Gadara, mas o Senhor Jesus acalmou a tempestade porque Ele tem poder para isso. Ele pode. Jesus atravessou o mar da Galiléia e desembarcou em Gadara. O Mestre foi a Gadara por causa de uma só pessoa e por causa desta pessoa o destino de muitas pessoas mudaria naquele lugar. Ele foi àquele lugar porque o clamor daquela família chegou aos ouvidos de Jesus. Quando   clamamos Jesus ouve. Ele muda a trajetória quando clamamos do fundo de nossa alma. Move o coração de Deus!!

"O Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido" (Lucas 19.10)

A Bíblia diz que esse homem era possesso de espírito imundo e vivia nos sepulcros daquela cidade. Ele morava no cemitério.  Era um homem escravizado, possesso e oprimido por Satanás. Ninguém podia se aproximar dele porque havia se tornado um homem violento e por isso decidiram acorrentá-lo. Colocaram grilhões e cadeias em suas mãos e em seus pés. Mas, nada o deixava preso. As cadeias eram quebradas por ele e os grilhões despedaçados. (v. 4 – “ninguém podia subjugá-lo”).  
Os demônios também destruíram sua saúde física e mental . Ele não tinha paz. Era atormentado noite e dia pelos demônios:  “andava sempre de dia e de noite, clamando por entre os sepulcros e pelos montes”. (v5) Esse homem se auto-flagelava (v. 5). Diz o texto que ele “feria-se com pedras”. e andava sempre de dia e de noite, clamando por entre as covas ferindo-se com pedras.  (v5). Ele havia machucado tanta gente. O livro de Mateus 8.28 fala que ele ficava tão furioso que ninguém podia passar por aquele caminho. Agora passou a ferir-se a si mesmo. talvez os seus gritos pudessem  ser ouvidos a longas distâncias.

Não havia descanso nem para sua mente nem para a sua alma. O diabo transformou esse homem num morto-vivo, morando num cemitério, sem esperança e sem perspectiva, maltrapilho e sujo, o gadareno agora dividia território com os porcos. Como seria a vida daquele gadareno antes da possessão? Qual seu ofício? Porque chegou a tal estado? Cuidado! “Sede sóbrios, vigiai, porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, rugindo como leão, buscando a quem possa tragar;”. (1 Pedro 5:8). O Diabo não precisa de um a porta aberta e nem de uma Janela escancarada. Ele só precisa de uma pequena brecha na minha e na tua vida pra entrar e fazer uma verdadeira arruaça. A finalidade dele é "matar, roubar e destruir" (João 10.10). Ele é mal, perverso, cruel, desumano, caluniador e acusador. A essência do seu caráter é só maldade. A sua tarefa principal é arruinar a vida das pessoas.

Quando, de longe viu Jesus, correu e O adorou, exclamando em alta voz: Que tenho eu contigo, Jesus, Filho do Deus Altíssimo? conjuro-te por Deus que não me atormentes! (v7) Porque Jesus ordenara que o espírito imundo saísse do homem.
E perguntou-lhe Jesus: “Qual é o teu nome? Respondeu ele: Legião é o meu nome, porque somos muitos. (v9). Os demônios se identificaram com o nome de “legião”. Eles se compararam com a legião dos exércitos romanos, cada legião de soldados romanos era composta de aproximadamente seis mil homens. Sua ação era marcada pela crueldade e destruição. Por onde uma legião passava, deixava atrás de si um rastro de morte e destruição.
Aquele homem não estava possesso por um simples demônio, mas por uma casta, uma legião, mais precisamente 6 mil entidades demônios. Uma quantidade assustadora, para possuir um só corpo. Havia um exército de Satanás, uma legião alojado em uma só pessoa.

Amados, nem todos os problemas que atravessamos são de origem humana, às vezes os problemas que nos afligem tem uma dimensão mais profunda;  são de origem espiritual. O problema do gadareno era de origem espiritual e  quando o caso é espiritual, não há prisão, não há corrente, não há remédio, médico,psicólogo, centro de recuperação que possa dar jeito. A solução é espiritual. Somente através de Jesus poderá  haver a cura e a libertação...., não há outro especialista no mundo habilitado para trazer a libertação para quem está possesso, é somente através do Senhor Jesus que pode haver a cura, a libertação e a ..... salvação.

O gadareno tinha um problema espiritual, uma possessão que o atormentava, assustando os moradores.
 Era uma vida destruída por Satanás e considerado como um caso perdido. Não podia mais estar com sua família, ele não vivia mais em sua casa. O primeiro alvo do diabo é destruir  a família. Imagine a tristeza e aflição que a mãe ou o pai sentiam ao ver o filho naquele estado; talvez ele tivesse filhos. Imagine a tristeza dos filhos vendo o pai daquele jeito. Não se pode dizer ao certo quem fazia parte da família daquele homem, mas a Bíblia diz que ele tinha família (v 19) e que chorava sua perda. A sociedade o excluiu. A população de Gadara excluiu esse homem do convívio social.

JESUS libertou esse jovem de todos os demônios que há tempos o atormentava, expulsando-os para a manada de porcos. Os porcos não eram apropriados para consumo entre os judeus, por orientação da Lei (Lv 11:7-8). Os porcos, eram produto que injetavam lucro na economia local. Gadara, era de origem semita, não consideravam o costume. Na verdade, os habitantes da cidade estavam bem mais ocupados em transações financeiras e sacrifícios pagãos do que em agradar a Deus. O profeta Isaías relata que os porcos eram usados em rituais demoníacos Is 66: 3, 16, 17. A influência dos cultos romanos, certamente invadira o território de Gadara. Paganismo e toda sorte de impurezas podia ser visto na cidade. Na ocasião da visita de Jesus a Gadara, uma grande manada de porcos, pastava no monte, eram aproximadamente dois mil porcos. Mc 5:11
A legião não queria deixar o homem, nem a província, porque sabia que se Jesus a mandasse encerrar no abismo, estaria para sempre detida. Então eles pediram que Jesus os mandasse para a manada de porcos, e Jesus assim fez, os porcos agora endemoniados se lançaram despenhadeiro abaixo morrendo todos afogados.

Somente Jesus, tem poder e autoridade sobre os demônios. A este Nome se dobram e “se dobrarão os joelhos dos que estão no céu, na terra e debaixo da terra” Fp 2:10. A autoridade está em Jesus, somente Nele poderemos vencer as potestades do mal.

O gadareno foi liberto. A sua aparência e o seu comportamento e lucidez voltaram ao normal. Agora ele queria a companhia de Jesus. Queria seguir Jesus. Mas Jesus  disse não. Jesus deu a ele uma missão (v. 18-20). Voltar para sua casa e reconstruir o seu lar, sua vida, sua família e anunciar-lhes quão grandes coisas o Senhor tinha feito por ele, e como teve misericórdia. Aquele jovem era mais útil pra obra de Deus ali naquele lugar, pois ele se tornou uma testemunha viva do poder de Deus, então ele passou a anunciar a Palavra de Deus e se tornou um grande evangelista em Decápolis. Sua família foi salva e muitos conheceram o amor sobrenatural de Jesus.
A Bíblia fala que quando os donos dos porcos souberam o que acontecera, ficaram com medo, e mesmo depois de verem a transformação do endemoniado, eles pediram que Jesus fosse embora. Ao invés de abraçarem Jesus e pedir que Jesus transformasse a vida de todos, eles expulsaram  Jesus.

Mas Jesus já tinha cumprido a sua missão. Ele foi aquele lugar por causa de um homem e da família que clamava.
A salvação é o maior de todos os milagres. Você é um milagre de Deus! Você é um sinal vivo do poder transformador do Evangelho.

CONCLUSÃO:
Antes o gadareno andava nu, agora vestido; era uma pessoa violenta, agora dócil e sociável; ele era atormentado de dia e de noite, agora estava sentado e calmo.
Quantas pessoas estão sendo oprimidas pelo diabo neste exato momento! Quantas pessoas neste exato momento estão na mesma situação do gadareno,  sendo atormentados dia e noite nos hospitais psiquiátricos, abandonados nas ruas vivendo na prostituição e no adultério, no mundo das drogas, nos presídios e cadeias.

"Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres".  (João 8:36)
"Eu vim para que tenham vida com abundância" (João 10:10)

Deixe Jesus transformar a sua vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.