domingo, 1 de julho de 2012

Frieza Espiritual




“Por que estás abatida, ó minha alma? Por que se perturbas dentro de mim? Espera em Deus, pois ainda o louvarei, a ele, meu auxílio e Deus meu”. (Salmo 42.11)

Por diversos motivos, muitas pessoas com o passar do tempo acabam se desgastando espiritualmente. Buscar a Deus se tornou algo pesado, difícil e desgastante. Falta a vontade de ir à Igreja, de louvar, de orar, de ler a Bíblia, falta de compromisso e de interesse pelo serviço cristão, desânimo, aborrecimento com os irmãos, aversão a tudo e a todos na Igreja, crítica excessiva aos líderes e métodos em vigor na Igreja, etc. Estas pessoas na realidade estão passando por uma frieza espiritual que se não buscarem imediatamente um renovo e um avivamento,  acabarão apostatando da fé.  Saiba que a frieza espiritual desagrada profundamente a Deus e que é considerada um pecado que nos acusa diante do Senhor, de modo que ele fique contra nós:

 “Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor.” Apocalipse 2:4

Para saírem deste "esfriamento" e terem sua vida espiritual renovada e aquecida no poder do Espírito Santo, a decisão está diante de cada uma. Achegar-se novamente a Deus.

 “Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós outros.” (Tiago 4:8a).

É difícil? É. Então o que devo fazer para sair da apatia espiritual?

1-Reconheça que está fraco e que sozinho não vai conseguir se levantar. Procure alguém de sua confiança que esteja firme no Senhor e peça-lhe ajuda;

2 -Identifique a causa. Qual foi o motivo de sua frieza espiritual? Foi a paixão carnal? Alguém te magoou... te feriu?  Foi por causa da má influência de algum amigo? Alguém na igreja te criticou? O importante é você se lembrar o que levou você à frieza espiritual. Caso tenha lembrado, o próximo passo é o arrependimento e a volta à prática das primeiras obras. Induza tua vontade a voltar às primeiras obras. A tua decisão fará toda a diferença!

Jesus nos alerta em Apocalipse 2:5:

- "Lembra-te, pois, onde caíste,
- Arrepende-te,
- E volta à prática das primeiras obras(...)”

Ele também nos alerta que se continuarmos  negligentes e permanecendo nesta apatia espiritual, virá contra nós: “... e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro, se não te arrependeres.”  (Apocalipse 2:5b).

3- Peça a Deus que te renove a cada dia. O apóstolo Paulo faz uma exortação em  2 Coríntios 4:16:  “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.”

4 -Procure se lembrar das maravilhas que o Senhor já fez em tua vida, das grandes experiências passadas, isso fará nascer em seu coração a chama da gratidão e do amor ao Senhor, pois com certeza que Deus operará em você um novo reavivamento. (Sl 42.4)

"Porque há esperança para a árvore, pois, mesmo cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus rebentos". (Jó 14:7)

Conclusão: 
Examinai-vos a vós mesmos, se permaneceis na fé; provai-vos a vós mesmos. A Bíblia diz que no final dos tempos o amor de muitos esfriaria. Jesus, em dado momento, perguntou aos seus discípulos se eles iriam abandoná-lO. Esse é um momento para você refletir sobre a sua relação com Deus. Ele está buscando os Seus verdadeiros adoradores. Os sinais apontam para a volta de Jesus. Existem promessas que vão além dessa vida para aqueles que vencerem a frieza espiritual e se tornarem chamas de avivamento,  e, só conseguiremos manter uma vida espiritual aquecida se cultivarmos um relacionamento empolgante com Deus.

" não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor" 
(Romanos 12.11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.