sábado, 12 de maio de 2012

Os 3 Jovens Judeus na Fornalha de Fogo



Daniel 3.1-23

No capítulo primeiro de Daniel, após os caldeus terem sitiado a Jerusalém e levado os filhos de Israel cativos, o rei babilônico, Nabucodonosor, chamou o chefe dos eunucos, Aspenaz, e ordenou-lhe que lhe trouxesse jovens sem nenhum defeito, de boa aparência, instruídos em toda a sabedoria, doutos em ciência, versados no conhecimento e que fossem competentes para assistirem no palácio do rei (1.4). Entre esses jovens, se achavam os filhos de Judá: Daniel, Hananias, Misael e Azarias, que tiveram os nomes trocados numa tentativa inútil de fazer com que eles viessem a esquecer o Senhor.(v 7) Seus nomes verdadeiros, os relacionavam com o Senhor e os nomes caldeus; com os deuses pagãos.

Veja a tabela a seguir:

NOME
SIGNIFICAD0
NOME BABILÔNICO
SIGNIFICADO
Daniel
O Senhor é meu Juiz
Beltessazar
deus baal proteja o rei
Hananias
Deus é gracioso
Sadraque
Aquele que adora a Lua
Misael
Quem é como Deus?
Mesaque
Devoto da deusa do vinho
Azarias
Deus é meu ajudador
Abede-Nego
Servo de Nebo

Foi uma humilhante experiência a troca de nomes.  Seus novos nomes babilônicos continham referência aos deuses pagãos, mas, apesar do ambiente pagão em que passaram a viver e dos novos nomes, eles compreendiam, claramente, a quem pertenciam e a quem deviam lealdade.
Daniel tornou-se grande amigo do rei e intérprete dos seus sonhos, pois Deus havia lhe dado inteligência de todas as visões e sonhos (1.17). No capítulo 2 versos 48, o rei engrandeceu a Daniel e o pôs por governador de toda a província da Babilônia, como também o fez chefe supremo de todos os sábios da Babilônia. A pedido de Daniel, seus amigos Hananias, Misael e Azarias, foram colocados pelo próprio rei Nabucodonosor, sobre os negócios da província, tornando-se pessoas importantes e de alta influência na corte. Eles eram os amigos de Daniel, o Governador.

Voltando para o capítulo 3, quando Nabucodonosor deu a ordem para que os sátrapas, prefeitos, governadores, enfim, todas as autoridades se ajuntassem na planície de Dura, para a consagração da imagem de 27 metros de altura que o rei havia levantado; Sadraque, Mesaque e Abede-Nego obedeceram prontamente. Porque Daniel não estava presente? Ele era governador e possivelmente estava em alguma outra missão.
Não havia nada de errado em estar ali na planície de Dura, o erro estava em ajoelhar diante da estátua. Da mesma forma, não existe nada de errado em servir ao exército, desde que você não mate alguém. Não existe nada de errado em entrar na política, desde que você não se deixe corromper por ela, etc...
Ali estavam eles, esperando pelo pior.Todos os intrumentos, então, tocaram, a grande massa de autoridades se ajoelhou diante da obra-prima do rei Nabucodonosor, mas os três permanceram em pé e foi impossível escondê-los.

O rei ao saber do ocorrido, ficou “irado e furioso”. Não podia acreditar que alguém havia resistido à sua autoridade. Ao estar frente a frente com os três infratores perguntou-lhes: “É verdade?” Como alguém em sã consciência podia afrontar seu poder, ignorar a morte cruel numa fornalha sobremaneira acesa?

 “(...)não necessitamos de te responder sobre este negócio. Eis que o nosso Deus a quem nós servimos pode nos livrar da fornalha de fogo ardente; e ele nos livrará da tua mão, ó rei. Mas se não, fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste.” Dan 3:16-18
Para eles não importava viver ou morrer, importava sim obedecer a Deus.
“Importa antes obedecer a Deus que aos homens.” Atos 5:29

Diante da afronta, o Imperador Bibilônico  mandou que os três fossem atados e jogados numa fornalha 7 vezes mais aquecida. O forno estava tão quente que os homens que os jogaram morreram devido ao tamanho calor.

O Livramento na Fornalha  - (Daniel  3.24-30)

De repente, Nabucodonosor se levantou e perguntou, muito espantado, aos seus conselheiros: — Não foram três os homens que amarramos e jogamos na fornalha? — Sim, senhor! — responderam eles. — Como é, então, que estou vendo quatro homens andando soltos na fornalha? — perguntou o rei. — Eles estão passeando lá dentro, sem sofrerem nada. E o quarto homem parece um anjo. Aí o rei chegou perto da porta da fornalha e gritou: — Sadraque, Mesaque e Abede-Nego, servos do Deus Altíssimo, saiam daí e venham cá! Os três saíram da fornalha, e todas as autoridades que estavam ali chegaram perto deles e viram que o fogo não havia feito nenhum mal a eles. As labaredas não tinham chamuscado nem um cabelo da sua cabeça, as suas roupas não estavam queimadas, e eles não estavam com cheiro de fumaça. O rei gritou: — Que o Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja louvado! Ele enviou o seu Anjo e salvou os seus servos, que confiam nele. Eles não cumpriram a minha ordem; pelo contrário, escolheram morrer em vez de se ajoelhar e adorar um deus que não era o deles. Por isso, ordeno que qualquer pessoa, seja qual for a sua raça, nação ou língua, que insultar o nome do Deus de Sadraque, Mesaque e Abede-Nego seja cortada em pedaços e que a sua casa seja completamente arrasada. Pois não há outro Deus que possa salvar como este. Então o rei Nabucodonosor colocou os três jovens em cargos ainda mais importantes na província da Babilônia.

Que Deus maravilhoso! Quando ele não nos livra do fogo, Ele anda no fogo junto com a gente!

Quando passares pelas águas, eu serei contigo; quando pelos rios, eles não te submergirão; quando passares pelo fogo, não te queimarás, nem a chama arderá em ti.”   (Isaias 43:2)

Será que quando passamos por dificuldades e nossa vida é provada no fogo as pessoas conseguem enxergar Cristo junto conosco? Será que mesmo em situações adversas conseguimos refletir à Jesus?

E farei passar esta terceira parte pelo fogo, e a purificarei, como se purifica a prata, e a provarei, como se prova o ouro. Ela invocará o meu nome, e eu a ouvirei; direi: É meu povo; e ela dirá: O Senhor é meu Deus.” (Zacarias  13:9)

Esta ilustração do trabalho de um ourives pode ser comparado com o trabalho de Deus pela nossa salvação.

O ourives coloca o minério bruto e desforme no fogo e, através do calor, vai moldando-o de acordo com seu interesse. O trabalho só termina quando a superfície do metal está extremamente reflexiva, a imagem do ourives se projetando perfeitamente na peça. Da mesma forma Cristo permite muitas vezes que experimentemos provações. É através delas que nosso caráter é moldado e nossa vida espiritual ganha forma.
 Esse trabalho leva tempo e só estará terminado quando refletirmos totalmente a imagem de Cristo. Por isso, não reclame se hoje você está passando por alguma dificuldade. Tente enxergar a Cristo no meio do fogo e permita que Ele use tudo isso que está acontecendo pra transformar sua vida.
Da mesma forma outras pessoas serão transformadas pelo seu exemplo, assim como Nabudonosor foi tocado ao ver o livramento que Deus proporcionou a Sadraque Mesaque e Abede-Nego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.