segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

DÍZIMOS.. Algo Santo, Sagrado, Exsclusivamente de Deus.


A Quem Pertencem Todas as Coisas?
Culto de Consagração dos Dizimistas

Texto base: Deuteronômio 28.1-8

“E será que, se ouvires a voz do SENHOR teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu hoje te ordeno, o SENHOR teu Deus te exaltará sobre todas as nações da terra. E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do SENHOR teu Deus; Bendito serás na cidade, e bendito serás no campo. Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais; e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas. Bendito o teu cesto e a tua amassadeira. Bendito serás ao entrares, e bendito serás ao saíres. O SENHOR entregará, feridos diante de ti, os teus inimigos, que se levantarem contra ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão da tua presença. O SENHOR mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros, e em tudo o que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o SENHOR teu Deus”. (Dt 28:1-8)

Há um preço para recebermos as bênçãos da prosperidade.. O preço é a OBEDIÊNCIA. A porta da bênção é aberta pela obediência.

A Palavra de Deus nos afirma que se queremos alcançar o melhor de Deus, precisamos dar ouvidos à sua Palavra.  Observe que Jesus muitas vezes falou “Quem tem ouvidos para ouvir, ouça” Por que Jesus falava isso? Porque muitas pessoas depois dele ter pregado um sermão inteiro, ainda assim não entendiam o que ele havia dito.

Você é dizimista em sua igreja?

 “Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas. Com maldição sois amaldiçoados, porque me roubais a mim, vós, toda a nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma unção tal, que dela vos advenha a maior abastança’. (Ml 3.8-10)

Deus é Criador e Dono de todas as coisas. Todas as coisas foram feitas e são mantidas por Ele.....  Ele é a fonte da abundância.

Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam”. (Salmos 24:1)
“Minha é a prata, e meu é o ouro, diz o Senhor dos Exércitos” (Ageu 2.8)

Toda prata e todo ouro pertencem a Deus. Nós já sabemos o que isso significa. Significa, simplesmente, que Deus é o dono de toda a riqueza, de tudo o que há no mundo. Os bens que temos, seja ele material ou espiritual pertencem a Deus. Somos apenas mordomos, para aplicar da melhor maneira possível.

Mas, se Deus é o dono de todas as coisas, de toda a riqueza que existe no céu e na terra, se Ele é o dono de tudo, então, porque Ele nos pede o dízimo?
Deus que ver onde está o nosso coração; se é nas coisas do Reino de Deus ou se está nas coisas do mundo. Ele quer saber se o nosso coração está preso aos bens materiais ou aos bens celestiais.

"Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros nos céus, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração." (Mateus 6.19-21)     

Jesus, em Sua entrevista com o jovem rico, nos fala do perigo das riquezas:
“.....Respondeu-lhe Jesus: Por que me perguntas acerca do que é bom? Bom só existe um. Se queres, porém, entrar na vida, guarda os mandamentos. E ele lhe perguntou: Quais? Respondeu Jesus: Não matarás, não adulterarás, não furtarás, não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe e amarás o teu próximo como a ti mesmo. Replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho observado; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai, vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro no céu; depois, vem e segue-me. Tendo, porém, o jovem ouvido esta palavra, retirou-se triste, por ser dono de muitas propriedades.” (Mateus 19:17-22).

O apóstolo Paulo fala ade ter atitudes semelhantes ao jovem rico, mas Paulo renunciou as coisas do mundo para seguir a Cristo. Leia Filipenses 3.4-9
Porém, aquele jovem rico preferiu o tesouro da terra do que o tesouro do céu a saber: A VIDA ETERNA.

“ Então, disse Jesus a seus discípulos: Se alguém quer vir após mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-me. Porquanto, quem quiser salvar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a vida por minha causa achá-la-á. Pois que aproveitará o homem se ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma? Ou que dará o homem em troca da sua alma? Porque o Filho do Homem há de vir na glória de seu Pai, com os seus anjos, e, então, retribuirá a cada um conforme as suas obras.”
 (Mateus 16:24-27)

Não é pecado ser rico, mas o dinheiro é a raiz de todos os males. O amor pelo dinheiro costuma cegar o coração e pode trazer muitos sofrimentos. Deus queria ser o primeiro na vida do jovem rico e deseja também ser o primeiro e o mais importante na minha e na sua vida, por isso, Deus em Sua infinita misericórdia, infinito amor e zelo; e, preocupado com o nosso bem estar, apresenta-se a nós como nosso Provedor e propõe um plano para livrar o homem em si de todo egoísmo. O objetivo de Deus é promover o crescimento, a fidelidade e a felicidade. Ele quer ver o seu povo feliz, próspero e abençoado mas a prosperidade miraculosa é diretamente ligada à obediência.

“Se quiserdes, e ouvirdes, comereis o bem desta terra. Mas, se recusardes e fordes rebeldes, sereis devorados à espada, porque a boca do SENHOR o disse”. (Isaías 1.19,20).

“Porque nada temos trazido para o mundo, nem coisa alguma podemos levar dele. Tendo sustento e com que nos vestir, estejamos contentes. Ora, os que querem ficar ricos caem em tentação, e cilada, e em muitas concupiscências insensatas e perniciosas, as quais afogam os homens na ruína e perdição. Porque o amor do dinheiro é raiz de todos os males; e alguns, nessa cobiça, se desviaram da fé e a si mesmos se atormentaram com muitas dores” (1 Timóteo 6:7-10).

Você não será forçado a obedecer. Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará (Tiago 4.6b,10).

Qual é o plano de Deus para não permitir que o homem se torne egoísta?

“Roubará o homem a Deus? Todavia, vós me roubais e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, vós, a nação toda. Trazei todos os dízimos à casa do Tesouro, para que haja mantimento na minha casa; e provai-me nisto, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós bênção sem medida. Por vossa causa, repreenderei o devorador, para que não vos consuma o fruto da terra; a vossa vide no campo não será estéril, diz o SENHOR dos Exércitos. Todas as nações vos chamarão felizes, porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o SENHOR dos Exércitos” (Malaquias 3:8-12).

Quando falamos sobre DÍZIMOS; não estamos falando de uma oferta qualquer, estamos falando exatamente sobre a décima parte de qualquer coisa. Os dízimos oferecem ao homem uma oportunidade para ser sócio de Deus e as ofertas mantêm o cristão reconhecedor de que tudo vem dEle.

Porque Devemos ser Dizimista?
Porque é um dever do servo de Deus
Por uma questão de obediência,
Porque Deus ordenou fazê-lo,
Porque somos gratos ao Senhor que não nos deixa faltar nada. Ele é Provedor em tudo.
Porque o Dízimo (10% ou décima parte) pertence a Ele.
O Dízimo é algo Sagrado.
Porque aquele que não dizima está roubando o Senhor (v 9)
Porque aquele que não dizima está fora da cobertura das bênçãos do Senhor (v 9)
Porque os dízimos devem ser dedicados na Casa do Tesouro (para que haja mantimentos) (v 10)
Porque há promessas de bênçãos para os dizimistas fiéis (v 11)

Os DÍZIMOS antes da Lei Mosaica (antes de Moisés)

Depois que Abrão voltou de ferir a Quedorlaomer e aos reis que estavam com ele, saiu-lhe ao encontro o rei de Sodoma, no vale de Savé (que é o vale do rei). Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo; e abençoou a Abrão, dizendo: bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra! E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo”. (Gn 14.17-20)

O primeiro dízimo foi dado por Abraão quando este encontrou-se com Melquisedeque.
Mas, se os d~izimos devem ser entregues a Deus, à Sua casa, a Casa do Tesouro, porque então Abraão deu os dízimos a Melquisedeque, se ele não era Deus?
Melquisedeque era Sacerdote do Deus Altíssimo. Ele era Rei de Salém, que quer dizer: Rei da Segurança e da Paz.. Quem é o Rei da Segurança e da Paz? JESUS.

 “Fez também Jacó um voto, dizendo: Se Deus for comigo e me guardar neste caminho que vou seguindo, e me der pão para comer e vestes para vestir, 21 de modo que eu volte em paz à casa de meu pai, e se o Senhor for o meu Deus, 22 então esta pedra que tenho posto como coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo”. (Gn 28.20-22)

Jacó também deu seus dízimos ao Senhor bem antes de Deus ter dado a Lei por intermédio de Moisés. Abraão deu os dízimos depois de uma vitória, e Jacó deu os dízimos antes das bênçãos acontecerem.
Tanto um como o outro e todos os que foram dizimistas fiéis, foram abençoados de forma poderosa e sobrenatural.

E fazei prova de mim diz o Senhor dos Exércitos.. (Ml 3.10)  .... Eu não mudo (Tg 1.17)

O DÍZIMO na época da Graça  - Fundamento para a prática cristã do Dízimo.

Já vimos que no Velho Testamento o dízimo não era um requisito cerimonial imposto por Deus sobre os israelitas apenas e exclusivamente como resultado da aliança que Ele fez com eles no Sinai.

O Dízimo foi apoiado por Jesus

O que Jesus diz em Mateus 23:23 e Lucas 11:42 é um claro endosso ao dízimo.  Jesus está condenando os fariseus que são extremamente cuidadosos no dízimo, mas “desprezam a justiça e o amor de Deus” (Lucas 11:42). Ou, como Mateus apresenta, “mas têm negligenciado os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia e a fidelidade” (23:23). Jesus está ecoando as palavras de Amós: o zelo religioso e o compromisso para com a justiça, misericórdia e amor devem estar juntos (cf. Lucas 18:12). Então Ele acrescenta: “Vocês devem praticar estas coisas, sem omitir aquelas [dízimo]”.  A passagem é absolutamente clara quanto à atitude de Jesus em relação ao dízimo,  e em nenhum outro lugar no Novo Testamento somos informados a respeito da mudança de Sua visão quanto ao dízimo.
Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir”. (Mateus 5:17)

E Jesus? Ele era um Dizimista? ..SIM.
Jesus foi educado num piedoso lar judeu, e os judeus piedosos eram dizimistas.
Jesus declarou que não veio ab-rogar a lei e os profetas, mas cumpri-los. (Mateus 5:17). O dízimo é ensinado tanto na lei como nos profetas.
Jesus sempre elevou o nível moral. Leia-se, de novo, o que disse ele no Sermão do Monte sobre o assassínio, o adultério, o juramento, etc, e indague-se se ele ficaria satisfeito, em matéria de contribuição, com um padrão inferior ao dízimo.
Os inimigos de Jesus tentaram convencê-lo de que estava violando a lei por exemplo, no caso da observância do sábado. Não será estranho que eles nunca o tivessem acusado de violar a lei do dízimo, se ele não o praticasse?

REFERÊNCIAS SOBRE O DÍZIMO

1-      Antes da Lei
Gênesis 14.17-20
Gênesis 28.20-22
2-      Na Lei
Levítico 27.30-32
Números 18.21-32
Deuteronômio 28.12,15, 23-24
Deuteronômio 12.17-18
Deuteronômio 14.22-29
Neemias 9.1-3, 36-38
Ageu 1.5-7, 9-10
Malaquias 3.8-11
3-        Na Graça (Novo Testamento)
Mateus 23.23
Lucas 11.42
Lucas 18.9-14
1 Coríntios 9.13-14
Hebreus 7.1-10

O dízimo não tem nada a ver com a Lei e nem com a Graça. O DÍZIMO É ALGO SANTO, SAGRADO, O DÍZIMO É DO SENHOR... PERTENCE A ELE..É A PARTE EXCLUSIVAMENTE SEPARADA PARA DEUS.

Finalidade do DIZIMO:
Sustentar a obra da Igreja
Reter fundos para manutenção do Ministério
Levar avante a pregação do Evangelho
*Não esquecer que o DÍZIMO É SAGRADO e só deve ser utilizado para fins sagrados.

Todos aqueles que obedecem e são fiéis, Deus promete as bênçãos contidas em Malaquias 3.10,11 e 12.

“Bem-aventurados aqueles que leem e aqueles que ouvem as palavras da profecia e guardam as coisas nela escritas, pois o tempo está próximo” (Apocalipse 1:3).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.