sábado, 10 de dezembro de 2011

O Sepultamento de Jesus



1º Texto: João 19.17-37

2º Texto: João 19.38-42
"Depois disto, José de Arimatéia, que era discípulo de Jesus, ainda que ocultamente pelo receio que tinha dos judeus, rogou a Pilatos que lhe permitisse tirar o corpo de Jesus. E Pilatos lho permitiu. Então José de Arimatéia foi e tirou o corpo de Jesus. E foi também Nicodemos, aquele que anteriormente viera ter com Jesus à noite, levando quase cem libras de um composto de mirra e aloés. Tomaram, pois, o corpo de Jesus e o envolveram em lençóis com as especiarias, como os judeus costumam fazer, na preparação para o sepulcro. E havia um jardim naquele lugar onde fora crucificado, e no jardim um sepulcro novo, em que ainda ninguém havia sido posto. Ali, pois, por causa da preparação dos judeus, e por estar perto aquele sepulcro, puseram o corpo de Jesus."

Nesta ocasião, todos os seguidores mais íntimos de Jesus fugiram (Mc 14.50) e, as providências a serem tomadas para o sepultamento de Jesus, ficou por conta somente de José e Nicodemos

José de Arimatéia, homem bom, rico e influente, da cidade de Arimatéia, membro do Sinédrio em Jerusalém, quando "todos" votaram a favor da execução de Jesus, José não votou, ele que não tinha concordado com o desígnio e ação dos outros, não estava presente na decisão de todos. José de Arimatéia era um discípulo secreto de Jesus (Mt 27.57), e esperava o reino de Deus (Lc 23.50). Ele não tinha concordado com a condenação do Mestre.

Nicodemos era um fariseu, mestre de Israel, justo, culto, influente e rico; fazia parte do Sinédrio em Jerusalém, uma suprema corte judaica, composta por 70 membros respeitados pela comunidade. Nicodemos pertencia a uma importante família aristocrática de Jerusalém e  tornou um discípulo secreto de Jesus. Foi Nicodemos que visitou Jesus à noite. veio quando era dia, trazendo consigo generosas quantidades de especiarias para ajudar José de Arimatéia a preparar o corpo de Jesus para ser colocado no sepulcro e fazendo pública o seu discipulado. Significantemente, esse evento ocorreu depois de Jesus ter sido levantado na cruz, permitindo Nicodemos ver o cumprimento de uma profecia feita por Jesus de que ele seria levantado “como Moisés levantou a serpente no deserto” (João 3:14).

Participação de José de Arimateia  no sepultamento de Jesus:

1-  José de Arimatéia foi ter com Pilatos e lhe pediu o corpo de Jesus. Após retirar o corpo do madeiro, envolveu-o num pano limpo de linho e o depositou no seu túmulo novo, que fizera abrir na rocha. O túmulo era do próprio José e  nunca tinha sido usado. Era novo. (Mt 27.57-60). Era um túmulo lavrado na rocha para acomodar vários cadáveres da família, porém neste túmulo ainda não havia sepultado ninguém. As mulheres que vieram da Galiléia, seguiram José de Arimatéia para ver onde ele ia colocar o corpo de Jesus (Lc 23.55), pois quando elas voltassem com as especiarias para Jesus, elas não perderiam a localidade.

2-Providenciou faixas de linho, estreitas como ataduras
3- Comprou um grande lençol para cobri-Lo (Mc 15.46)

Participação de Nicodemos no sepultamento de Jesus.

1- Acompanhou José de Arimatéia (João 19.39)
2- Nicodemos comprou e deu uma quantidade muito grande de especiarias para sepultar/ embalsamar Jesus:
34Kg de mirra com aloés (era a mesma quantidade usada nos sepultamentos da realeza conforme 2Cr 16.14

3-Providenciou uma mortalha para vestir a Jesus.

Como deve ter sido difícil para José de Arimatéia e para Nicodemos, membros do Sinédrio, apoiar abertamente a causa de Jesus!

Mas, e nós, o que temos feito por Jesus nos dias de hoje?
Jesus nos deixou uma  ORDEM:

"Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; quem, porém, não crer será condenado" (Mc 16.15-16)


Pra. Nádia.

Um comentário:

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.