terça-feira, 6 de dezembro de 2011

A Cura do Cego de Betsaida


Texto: Marcos 8.22-26

"Então chegaram a Betsaida; e  lhe trouxeram um cego, rogando-lhe que o tocasse.
Jesus, tomando o cego pela mão, levou-o  para fora da aldeia e, aplicou-lhe saliva aos olhos e impondo-lhe as mãos, perguntou-lhe: Vês alguma coisa? Este, recobrando a vista, respondeu: Vejo os homens, porque como árvores os vejo, andando. Em seguida, Jesus impôs-lhe outra vez as mãos sobre os olhos e ele viu perfeitamente; ficou restabelecido e distinguia tudo de modo perfeito. E, mandou-o Jesus embora para casa, recomendando-lhe: Não entres na aldeia".

Esta passagem é bem interessante e tem muito a nos ensinar; vejamos:

1- Betsaida em hebraico significa "Casa da Pesca". Era uma antiga aldeia de pescadores a beira do Mar da Galileia. Lá nasceram os apóstolos Pedro, André e Filipe, e, localizava-se nas proximidades de Cafarnaum cidade onde Jesus morou. Betsaida tinha a pesca como a sua principal atividade econômica.

2- A história da cura do cego em Betsaida apenas encontrada no Livro de Marcos, inicia-se afirmando que Jesus estava em Betsaida. E lhe trouxeram um cego. Trouxeram, ou seja: várias pessoas preocupadas com aquele cego, leva-o até Jesus, como sendo a única solução que existia para que ele pudesse enxergar e ser liberto daquele mal. O cego não morava em Betsaida, mas ele estava nesta aldeia. Porque ele se encontrava ali? Havia muita dificuldade para locomoção do mesmo, ele era conduzido pelos outros. Mesmo sabendo que Jesus estava naquele lugar, o cego não procurou  ir ter com Ele, mas  foi levado até Jesus por alguns homens de fé.
Talvez já não houvia naquele homem mais nenhuma esperança de voltar a enxergar; talvez ele se tornara uma pessoa acomodada com aquela situação; ou, talvez ele não tinha a fé como a fé  do cego Bartimeu que ao tomar conhecimento que Jesus estava passando por Jericó, clamou bem alto: Jesus, filho de David, tem misericórdia de mim! (Mc 11.46-52.
Vemos que o cego de Betsaida era um homem totalmente dependente das pessoas para viver, pois ele era conduzido pelas mãos de outras pessoas.

3- Para realizar o milagre, Jesus precisou conduzir o cego para fora da aldeia. É possível que isso tenha acontecido por causa da incredulidade do povo.  Os habitantes desta aldeia eram incrédulos e obstinados e Jesus só iria curar ali apenas este cego. O texto diz que Jesus o tomou pelas mãos e o levou para fora da cidade. Jesus conduz o cego pela mão. Isto demonstra a preocupação que Deus tem com cada um de nós. Deus muitas vezes vai nos conduzir com a Sua mão poderosa. Deixe-se ser conduzido por estas mãos! Jesus quer ser o seu leme, conduzir a sua vida... deixe-O te
conduzir...
Jesus já tinha operado milagres anteriormente na aldeia Betsaida. Observe esta passagem:

Naquele tempo, Jesus começou a censurar as cidades nas quais tinha sido realizada a maior parte de seus milagres, porque não se converteram. “Ai de ti, Corazim! Ai de ti, Betsaida! Se em Tiro e Sidom se tivessem realizado os milagres feitos no meio de vós, há muito tempo teriam demonstrado arrependimento, vestindo-se de saco e cobrindo-se de cinza. Pois bem! Eu vos digo: no dia do julgamento, Tiro e Sidom terão uma sentença menos dura do que vós. E tu, Cafarnaum! Acaso serás elevada até o céu? Até o inferno serás rebaixada! Pois se os milagres realizados no meio de ti se tivessem produzido em Sodoma, ela existiria até hoje! Eu, porém, te digo: no dia do juízo, Sodoma terá uma sentença menos dura do que tu!” (Mt 11.20-24). Ela fazia parte da relação das cidades impenitentes.

4- Depois de Jesus tirá-lo da aldeia, aplicou-lhe saliva sobre os olhos e impondo-lhes as mãos perguntou-lhe: Vês alguma coisa? E este recobrando a vista, respondeu: Vejo homens, porque como árvores os vejo andando. O cego já enxergava mas não com exatidão. As imagens que via não eram claras, mas confusas. O milagre pareceu incompleto porque o homem passa a ver homens como árvores.
Infelizmente, vemos nas igrejas muitas pessoas que chegam com necessidades de terem um encontro verdadeiro com o Senhor, de receberem o Seu toque e serem curadas, mas após a primeira experiência, acham que já está bom assim. Mas o  Senhor tem algo maior para fazer em nossos vidas. A bênção que Ele tem para nós é sempre completa. O cego deveria ter enxergado claramente no primeiro toque, se ele tivesse olhado diretamente para Jesus, mas olhou para o homem. Muitos hoje nas igrejas estão cegos espirituais, pois ao invés de olhar para Jesus que é o Autor e Consumador da nossa fé, olha para o homem, e muitos ficam confusos e acabam se esfriando e caindo.
O cego de Betsaida precisava entender que havia um Deus que o amava e que era poderoso para fazer muito mais por ele: Restaurar sua auto-estima, sua visão.. sua vida,.. seu relacionamento na sociedade, na família, etc.. De Jesus viria à direção para a vida, o socorro e toda provisão. 
 

E logo em seguida o Senhor voltou a impor as mãos sobre o cego de Betsaida e ele passou a ver com clareza.
Jesus curava os doentes apenas com um toque, uma palavra, um olhar..., mas o cego de Betsaida Ele curou em duas etapas, por que?
Jesus poderia curar o cego de uma só vez, com um só toque, mas teve Seus motivos para não o fazer. Preferiu despertar a fé do homem, conduzindo-o a entender o porquê da cura e a mensagem do Reino. Jesus passou conversou com ele e, tocou não apenas seus olhos, mas também em seu coração. Não bastava ao homem vê somente, era necessário que o velho homem fosse impactado até dar lugar ao novo.

Esta cura em Betsaida é o único caso de cura gradual efetuada por Jesus. Foi uma cura em duas etapas. Enquanto Jesus agia gradualmente o coração daquele homem era transformado. Os relacionamentos familiares também foram restaurados e, a partir daquele dia ele iria ser coluna de salvação na sua própria casa. Jesus na maioria dos milagres  que operou, fez ou  por meio de Sua Palavra ou por meio dos toques de pessoas que O tocavam com fé e recebiam imediatamente o milagre; mas, aqui,  Ele faz agir diferente, demorado e gradual.
Não podemos questionar a forma como Jesus trabalha. Ele é o Senhor e age da forma que assim desejar, porém, em tudo há um real propósito.

Portanto, resta ao povo de Deus um segundo toque de Suas mãos, a fim de lhes fazerem ver claramente, para que fiquem restabelecidos e a tudo distingam de modo perfeito (Mc 8:25).

Temos um outro caso de cura gradual em II Reis 5: 1-19 a história de Naamã, Comandante do Exército do Rei da Assíria, homem poderoso e influente, mas que era leproso. Depois que soube segundo o relato que em Israel havia um Profeta por nome Eliseu que operava sinais seguiu para lá confiante que o milagre aconteceria a sua maneira. Isso nos faz entender que além do homem ser imediatista ele age racionalmente até diante daquilo que somente Deus pode fazer por ele. Esperava que Eliseu o receberia com honras, mas o Profeta de dentro da sua casa mesmo pediu que o seu mensageiro fosse até Naamã e o mandasse dar sete mergulhos no barrento Rio Jordão para que fosse curado. Naamã demorou para entender o que Deus queria fazer, mas por último foi, mergulhou sete vezes, e recebeu de maneira gradual a sua cura.

5- Ao realizar o milagre Jesus ordena que o homem volte para casa e não retorne para aldeia
-Os habitantes desse lugar eram incrédulos Mt 11:21.
-Vivemos no meio de pessoas que são incrédulas e por isso devemos buscar a direção do Senhor em tudo. Não precisamos ter medo de avançar ou, de clamar por socorro ao Mestre: Jesus, Filho de Davi.. tem misericórdia de mim!
-Precisamos sair urgentemente das nossas “aldeias”, e achegarmos confiantemente à graça de Deus, ao Seu amor, à Sua misericórdia, para alcançarmos a “cura”, a cura da vida plena, a cura da vida em abundância, a cura da Salvação.


-Ele não precisava mais voltar à aldeia e se contaminar com os incrédulos.  O ministério dele agora começaria em sua casa, a partir de então o lar deveria ser sua prioridade, não a aldeia nem a velha e miserável vida.

6- Há ainda três conselhos do Senhor para nós:
1º- Para não entrarmos na aldeia novamente. Não precisamos voltar aos nossos velhos problemas, não precisamos voltar a vida velha, cansada, estressada, varrida pelo desprezo e angústia, agora é vida nova, temos Jesus agora, contemplemos o seu rosto e caminhemos com ele sem nos importar com aquilo que passou.

2º- “Aconselho-te que de mim compres ouro refinado pelo fogo para te enriqueceres, vestiduras brancas para te vestires, a fim de que não seja manifesta a vergonha da tua nudez, e COLÍRIO PARA UNGIRES OS OLHOS, A FIM DE QUE VEJAS". (Apocalipse 3:18)

- "Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele, comigo” (Ap 3.20)


CONCLUSÃO:
Que esta mensagem venha nos fazer refletir sobre a forma de como estamos enxergando o mundo: Será que somos conduzidos por Deus ou pelos homens?  Nosso Deus é Deus que completa a obra, Ele nunca deixa nada pela metade e na tua vida não será diferente, apenas creia que Ele está trabalhando por você... Creia no agir do Senhor, peça para Ele aumentar a sua Fé. Abra a porta do seu coração e deixe o Senhor entrar e fazer morada.

Fiquem na paz do Senhor Jesus.
Pra. Nádia


2 comentários:

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.