sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A Cura do Cego Bartimeu



“E foram para Jericó. Quando ele saía de Jericó, juntamente com os discípulos e numerosa multidão, Bartimeu, cego mendigo, filho de Timeu, estava assentado à beira do caminho  e, ouvindo que era Jesus, o Nazareno, pôs-se a clamar: Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!”  (Marcos 10:46-52)

Bartimeu era cego talvez de nascença, e, porisso, se tornou um mendigo, porque naquela época em que Bartimeu vivia, só existia um recurso para quem era cego: mendigar... pedir esmolas. A cegueira física torna a pessoa desqualificada, dependente, humilhada em suas ações, e limitada para fazer o que  a perfeita visão poderia lhe proporcionar.

Mas, existe também a cegueira espiritual que impede o homem de ver e contemplar as coisas belas da vida que Deus proporcionou para que assim usufruíssem, e muitos estão cegos em seus entendimentos e cegos em suas ações. 

“Mas, se o nosso evangelho ainda está encoberto, é para os que se perdem que está encoberto, nos quais o deus deste século cegou o entendimento dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, o qual é a imagem de Deus.” (II Cr 4:3-4)

A cegueira de Bartimeu não era espiritual; era física, e ele via assentado à beira do caminho, mendigando. Um dia ouviu o barulho de uma multidão que passava e perguntou a alguém o que estava acontecendo. “E, ouvindo o tropel da multidão que passava, perguntou o que era aquilo.” (Lc 18:36). Porque a multidão? A quem estava seguindo? Aonde iriam? Ele sentia que àquela multidão tinha algo de diferente. 

“Hoje, se ouvires a voz do Senhor, não endureçais os vossos corações”. (Hb 3:15)
 
O homem respondeu que Jesus, O Nazareno, estava passando. (Lc 18:37). Todos estavam agitados daquela maneira porque Jesus estava ali. Quando Bartimeu ouviu esta notícia, logo uma esperança brotou em seu coração; ele sentiu que tinha chegado o dia de ser curado, de ser liberto de seu mal; então, prontamente começou a clamar: 

“…Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Mc.10.47)

No texto de Mateus temos dois cegos e não apenas um. Jesus realiza a cura de um cego na saída de Jericó (Mc. 10.46) e do outro na entrada da cidade de Jericó (Lc 18.35).
No evangelho de Lucas no capítulo 18, Cristo nos ensina com que frequência devemos orar ao Senhor e que nossas orações precisam ser produção de um coração contrito.
Há uma passagem na Bíblia que diz que não é no muito falar que seremos atendidos, mas na qualidade desse falar.
“E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios, que pensam que por muito falarem serão ouvidos”. (Mt 6:7)  
A oração de Bartimeu foi simples e curta, vejamos: “…Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Mc 10.47

Bartimeu não se envergonhou, desceu ao pó, se humilhou, teve fé e clamou: “…Jesus, Filho de Davi, tem compaixão de mim!” (Mc 10.47
Ele não podia perder aquela oportunidade, ela era única para Bartimeu. Esta seria a última passagem que Jesus fazia por Jericó. Se o cego não a aproveitasse nunca mais teria outra oportunidade de cura e de salvação. Jesus seguia para Jerusalém onde seria morto.
Talvez Deus reservou o dia de hoje para te abençoar, te libertar, salvar a sua família. Não perca essa chance!

As ações de Bartimeu.. que ensinamentos trás para nossas vidas?

1-Acreditar...ter fé. Ele acreditou que somente Jesus poderia salvá-lo. Você precisa crer que nada em sua vida é impossível para Deus e que não existe grilhão do diabo que Jesus não possa quebrar. Seja qual for o seu problema, seja ele financeiro, seja conjugal, seja familiar, seja espiritual, seja a sua saúde, seu lar, seu trabalho, seus estudos, seu namoro, seu casamento, seus filhos, seu ministério, sua vida, é preciso ter fé, pois todas as coisas contribuem para o bem daqueles que amam a Deus, e mesmo sem saber Deus está nos ensinando a acreditar. Jesus se preocupa com você!

A fé é o firme fundamento das coisas que não se veem, mas se espera. Jeremias quando foi encorajado por Deus a clamar certamente estava com sua fé em baixa, quase entregando os pontos, mas Deus disse: Ainda há esperança, clama a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisas grandes e firmes, que não sabes. (Jeremias 33.3)

2-Clamar. "Este, quando ouviu que era Jesus, o Nazareno, começou a clamar, dizendo: Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" (v47). Os gritos de Bartimeu eram tão altos e penetrantes que muitos o repreendiam para que se calasse. Muitos na multidão tentaram impedir as bênçãos na vida de Bartimeu e, no nosso meio também tem muitos que vão tentar nos impedir, nos intimidar, nos repreender, nos calar e até tentar nos parar. Não dê ouvidos, persista no seu objetivo.  Embora a multidão tentasse calar Bartimeu, ele cada vez gritava mais, e tão insistentemente, que Jesus mandou chamá-lo. 

“Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.” (Marcos 10:49)

É sempre assim. "A um coração contrito e quebrantado", que clama a Deus, Ele nunca deixará de ouvir. Ouviu o cego de Jericó, ouviu o ladrão na cruz, ouviu-me a mim, e perdoou-me e salvou-me. Se clamares a Ele com fé e honestidade, Ele ouvir-te-á também e abençoará a tua vida, como só Ele sabe e pode. "Pedi, e dar-se-vos-á, buscai e acharás, batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo aquele que pede recebe, e quem busca acha e ao que bate, abrir-se-lhe-á". (Mt 7:7-8)

3-Humilhar-se. Bartimeu se humilhou e reconheceu sua completa dependência de Jesus. Reconheça sua total dependência do Senhor, porque sem Ele não somos nada, sem Jesus nada podemos fazer (João 15.5)

4-Desejo de Encontrar com Jesus. Tenha um encontro verdadeiro com Jesus. Bartimeu desejou ter esse encontro. Esse encontro mudaria sua vida, a sua condição e, a sua história. Esse encontro é plenamente possível e é sobrenatural. Diga no seu coração: "Jesus, tem compaixão de mim; sou cego, sou pobre, sou medíocre e miserável,  sou rebelde, sou duro de coração, sou teimoso, estou cheio de feridas, tenho cometido pecados, por isso mendigo distante da luz, distante de Deus... a cada dia eu me acabo, eu me afundo em meus vícios, em meus pecados... Por isso, Jesus, tem compaixão de mim." 
A vida de Bartimeu foi transformada, porque ele reconheceu que somente Jesus poderia resolver o seu problema.

Você deseja ter um encontro com Jesus e ver sua vida transformada?
Quando você diz isso em seu coração, com fé e quebrantado de espírito, Jesus interrompe a caminhada só para te ver no meio da multidão e te fazer a pergunta: "Que queres que te faça?" Então, você diz: "Senhor, eu quero ver... quero ver a minha vida salva, quero ver a minha vida mudada, quero ver meu coração limpo de todo pecado, de toda mágoa, de toda culpa, quero seguir-Te". Se você for sincero com o que disser ao Senhor, Ele vai te responder dizendo: "Filho, seja curado e liberto... filha, seja curada e liberta... a sua fé te salvou!"

5- Responder ao chamado. O chamado de Jesus provocou algo sobrenatural em Bartimeu: “Lançando de si a capa, lenvantou-se de um salto e foi ter com Jesus” (v 50). Aquela capa representava o estilo de vida que aquele homem vivia. Era como se fosse um uniforme, como o açougueiro veste o macacão de açougueiro, como o gari veste a roupa de gari, o médico veste o jaleco de médico, aquela capa era a identificação do cego, talvez ela tivesse um logo de identificação de cego. A passagem nos diz que quando ele ouviu o chamado de Jesus, lançou a capa fora, mesmo antes de Jesus o curar, porque ele sabia que uma vez encontrando com Jesus não precisaria mais daquela capa, ele acreditou em seu coração que ficaria curado e nunca mais precisaria usar aquela capa. A fé em Deus nos faz crer no incrível, ver o invisível e realizar o impossível.  

“Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem”. (Hebreus 11:1)

Qual é a capa que tem te impedido de chegar a Jesus? Incredulidade; pecado; vício, religiosidade, prostituição, preconceito, tradição, falta de perdão, etc.?
Faça como Bartimeu: lance fora a capa, vá ter com Jesus, entregue a sua vida a Ele, recebe-O como Salvador, e tenha sua vida transformada e o seu nome escrito no Livro da Vida. 

Que Deus nos abençoe.                    

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.