quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Zaqueu, antes e depois do seu encontro com Jesus.



Lucas 19.1-10 

Quando deixamos Jesus entrar em nossa vida, há uma grande transformação em todas as áreas. 
Zaqueu era um homem poderoso, rico funcionário da alfândega, mas detestado pelo povo de Jericó, era visto como um traidor da nação, um aproveitador da posição que tinha a fim de buscar satisfazer seus próprios interesses, pois Zaqueu (que quer dizer puro), era cobrador de impostos e devido à sua insensibilidade às necessidades humanas não tinha a mínima compaixão pelo sofrimento alheio, pela miséria e fome dos outros. Mas, Zaqueu (como todos nós), somos alvo da grande misericórdia de Deus.
 Então, Zaqueu ouvira falar de Jesus e nasceu uma grande curiosidade: ver quem era Jesus.

procurava ver quem era Jesus, mas não podia por causa da multidão, por ser ele de pequena estatura  v-3
Muitos impedimentos surgem à nossa frente quando desejamos ver Jesus e seguir os Seus caminhos, mas não podemos deixar que esses impedimentos impeçam de caminharmos na direção dEle. A Palavra diz: “Busque o Senhor enquanto se pode achar, invocai-O enquanto está perto” (Is 55.6). Busque o Senhor de todo o seu coração! Ele quer nos dar a oportunidade de uma transformação de vida.
Zaqueu encontrou várias barreiras: a sua altura; a multidão; a posição social, o status que tinha; o trabalho desonesto que fazia... Mas ele estava determinado e dizia: “Isto não vai me impedir” e resolveu subir na árvore mais próxima para poder ver a Jesus! Nada ia impedir Zaqueu de ver Jesus.
“Então, correndo adiante, subiu a um sicômoro (figo silvestre) a fim de vê-Lo, porque por ali havia de passar”. v.4

Nada passa desapercebido a Jesus. Ele vê muito além do que possamos imaginar.
(Provérbios 15:3) - "Os olhos do Senhor estão em todo lugar, contemplando os maus e os bons".
(2 Crônicas 16:9) - "Porque, quanto ao Senhor, Seus olhos passam por toda a terra, para mostrar-se forte para com aqueles cujo coração é totalmente dele..."
(Salmos 53:2) - " Deus olhou desde os céus para os filhos dos homens, para ver se havia algum que tivesse entendimento e buscasse a Deus."
(Salmos 102:19) - "Pois olhou desde o alto do seu santuário, desde os céus o SENHOR contemplou a terra,"

E, Foi Jesus quem primeiro viu Zaqueu. .....Jesus está te vendo agora...Ele está comtemplando o seu coração.. Jesus te chama.

“..Jesus, olhando para cima, disse-lhe: Zaqueu, desce depressa, pois me convém ficar hoje em sua casa”  v-5
No encontro da criatura com o Criador, o Redentor, as bênçãos são maiores do que pensamos e esperamos. Jesus chamou Zaqueu pelo nome. Ele te chama pelo nome, você tem ouvido a voz de Jesus? Quando ouvir, não endureça o seu coração. Ele quer te transformar, te levar ao arrependimento e ao abandono do pecado. Ele quer te dar a vida eterna.

Zaqueu, desce depressa!.
Zaqueu estava em cima, Jesus em baixo.
O homem nunca deve se exaltar, se elevar; somente Cristo deve ser elevado e exaltado.

João Batista dizia: “Importa que Ele cresça e eu diminua”. (Jo 3.30)

Desça do seu eu! Desça da sua posição! Desça do seu pedestal!

“Deus resiste aos soberbos, mas dá graça aos humildes (Tiago 4.6) 

Jesus disse que precisava ficar na casa de Zaqueu, então, Zaqueu  se apressou em descer da figueira.
Todos os que viram isto murmuravam dizendo que Jesus se hospedara com um pecador. v-7

Por que Jesus queria ficar na casa de Zaqueu? Talvez Zaqueu tivesse uma família que orava pedindo a Deus que transformasse a sua vida; talvez a esposa de Zaqueu, fosse uma mulher de oração e naquele dia Jesus entrou naquela casa para que a mulher soubesse que Ele tinha ouvido as suas orações e que a salvação agora tinha chegado ali. Jesus declarou à Zaqueu, v.9 – “Hoje houve salvação nesta casa”.  “Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (Atos 16:31).
Porque também está escrito no v.10: “Pois o Filho do Homem veio buscar e salvar o que estava perdido”.
Jesus veio para buscar e salvar o que se havia perdido. Aleluia! Jesus veio justamente para mim e para você!

Jesus levou a paz e a transformação para aquela família, Jesus quer entrar em sua casa e fazer também uma grande transformação. Quando Ele entra nossa casa algo tem que acontecer.  

As pessoas não gostavam de Zaqueu. Elas viam nele apenas um publicano e pecador, mas Jesus via em Zaqueu uma pessoa boa, mas que estava passando por problemas espirituais, ele estava vazio e carente da misericórdia de Deus em sua vida. Jesus veio para salvar os perdidos.
Jesus como ninguém, conhece as nossas lutas, angústias e necessidades.

 “... Deus não vê como vê o homem. O homem vê o exterior, porém o Senhor, o coração”  ( 1 Sm 16.7)

“....Vai, porque este é para mim um vaso escolhido...” (At 9.10-16)

Jesus não se importou com o que as pessoas diziam; Jesus não o acusou, não o criticou, não fez observação quanto a sua falta de honestidade, mas somente pelo fato de estar diante do Rei Jesus, Zaqueu foi impressionado quanto à necessidade de ser fiel a Deus e a seu semelhante: “Senhor, resolvo das aos pobres a metade dos meus bens, e se nalguma cousa tenha defraudado alguém, restituo quatro vezes mais” (verso 8)

Jesus não mandou Zaqueu devolver nada, mas a luz gloriosa da presença de Jesus brilhando diante das trevas, clareou o entendimento de Zaqueu a ponto de ele reconhecer o seu pecado e se arrepender. A luz de Jesus clareia e mostra tudo o que está fora do lugar.

O profeta Isaías conta que quando ele viu “o Senhor assentado num trono alto e exaltado, com os serafins voando e proclamando: “Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos a terra inteira está cheia da sua glória (Is 6.1-3)”, ele gritou: “Ai de mim! Estou perdido! Pois sou homem de lábios impuros...”.

A vida de Zaqueu nunca mais foi a mesma depois daquele encontro com Jesus!  Zaqueu mudou de atitude, porque foi transformado, foi mudado em novo homem! (v8)

Conclusão
Jesus entrou na casa de Zaqueu e quer entrar na sua casa também.  Ele quer fazer morada em mim e em você, e quando Ele habitar em nós, haverá entrega, arrependimento, confissão, conversão, abandono do pecado, fidelidade e o desejo de cumprir a vontade de Deus. Quando você deixar Ele habitar em você, você conhecerá a paz verdadeira que Jesus nos oferece. Jesus está te dizendo que de nada adianta Ele estar do lado de fora da sua vida”.  Se queremos a sua salvação, Ele precisa ter lugar em nossa casa, em nossa família, em nossa vida. Não podemos deixar Jesus do lado de fora da nossa vida, dos nossos planos dos nossos projetos... O Senhor Jesus foi muito claro nesse sentido quando disse: 
"Sem Mim nada podeis fazer." (Jo 15.5)

3 comentários:

  1. Mensagem maravilhosa digna de toda aceitação.

    ResponderExcluir
  2. Que palavra maravilhosa me ajudou muito não só espiritualmente, mas também para estar passando em uma lição que será falada sobre o amigo dos pecadores... E futuramente irei pregar em cima deste tema, pois Deus falou grandemente comigo!!! A paz Deus

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.