segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Não Confunda Tentação com Provação - A Tentação Não Vem de Deus


Lucas 4:1-15: Tentação de Jesus – os objetivos do diabo era fazer com que Jesus renunciasse os sofrimentos na cruz, os quais veio especificamente suportar e não alcançasse a vitória sobre a morte. Veja que  o diabo  sempre faz com que suas tentações pareçam atraentes: saciar a necessidade física (pedra virar pão). O diabo fez isso quando a fome de Jesus estava no máximo, e sua resistência, no mínimo.

1Co 10.13 “Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar”

 Tudo isso mostra que Deus nos envia as provações, mas não nos da carga mais pesada do que nós podemos suportar. A tentação por si só não é pecado. Jesus foi tentado (Mt 4.1-11). Ceder à tentação, isso sim é pecado. É preciso: suportar, resistir e pedirmos a capacitação divina para vencermos a tentação para o pecado. ACREDITE:  DEUS TE DARÁ UM ESCAPE!.

Deus é fiel, Ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar.
Ser tentado é bem diferente de passar por tribulações ou castigos. Quanto às cargas, como dificuldades em nossa vida, não somos capazes de suportá-las, são demais para nós. O número de suicídios aumenta a cada dia, e tudo porque achamos que podemos suportar as cargas que nos sobrevêm.
Quando acreditamos que podemos resolver as coisas sozinhos, e sem Deus,  caímos; e, sem Deus, na primeira dificuldade, nos desesperamos.


Tiago 1:12-15Feliz é o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que Deus prometeu aos que o amam. Quando alguém for tentado, jamais deverá dizer: Estou sendo tentado por Deus. Pois Deus não pode ser tentado pelo mal, e a ninguém tenta. Cada um, porém é tentado pelo próprio mau desejo, sendo por este arrastado e seduzido. Então esse desejo, tendo concebido, dá à luz o pecado, e o pecado, após ter se consumado, gera a morte”.

a-Deus não tenta ninguém (Tg 1.13) Ele é Santo por natureza e não há no pecado nada que lhe chame à atenção; e a ninguém tenta.

b-É Satanás que nos tenta para nos fazer tropeçar
(1 Co 7.5) O Apostolo Paulo falou a cerca do casal: “Não se recusem um ao outro, exceto por mútuo consentimento e durante certo tempo, para se dedicarem à oração. Depois, unam-se de novo, para que Satanás não os tente por não terem domínio próprio”.

*O impulso sexual dado por Deus ao ser humano é muito forte, por isso o cristão que está em período de abstinência, deve estar em constante vigilância, porque Satanás pode aproveitar este período e tenta-lo à imoralidade sexual. 

c-Deus nos põe à prova para confirmar nossa fé
(Gn 22.1...18) “Passado algum tempo, Deus pôs Abraão à prova, dizendo-lhe: Abraão!...Tome seu filho, seu único filho, Isaque, a quem você ama, e vá para a região de Moriá, sacrifique-o ali como holocausto...”
(Ex. 20.20) “Moises disse ao povo: Não tenham medo! Deus veio prová-los, para que o temor de Deus esteja em vocês e os livre de pecar”.

d-Deus nos põe à prova para comprovar a nossa dedicação
(Dt 8.2) “Lembrem-se de como o Senhor, o seu Deus, os conduziu por todo o caminho no deserto, durante estes quarenta anos, para humilhá-los e pô-los à prova, a fim de conhecer suas intenções, se iriam obedecer aos seus mandamentos ou não”.

A tentação pode ser através dos desejos de nossa carne e das ações do diabo [que no fim é a mesma coisa], então como evitar ou vencer as tentações?


1- Seja honesto, não tente enganar a si mesmo;

2- Leia a Palavra de Deus, vigie, ore e jejue, pois foi pela Palavra de Deus que Jesus venceu as tentações do diabo. (Lc 4.13);


3- Busque ajuda quando se sentir fraco; não tente vencer as  tentações sozinho. O diabo só precisa de uma brecha para te destruir. Você ficando isolado para ele (diabo) fica mais fácil te destruir. Não tenha vergonha de contar as tuas fraquezas, vença o orgulho.

2Co 1.8: Irmãos, não queremos que vocês desconheçam as tribulações que sofremos na província da Ásia, as quais foram muito além da nossa capacidade de suportar, ao ponto de perdermos a esperança da própria vida.

Por que Paulo e seus companheiros passaram por tamanhas tribulações? Para que deixassem de confiar em si mesmos e reconhecessem que sem Deus eles não eram nada. Disse Jesus: “ Sem mim nada podeis fazer” João 15.5

Se não for por Deus, em Cristo Jesus, não podemos suportar nada! É Deus nos dá o sustento e a força da vida. É por Cristo que levantamos todas as manhãs com vontade de vencer e viver mais um dia.

Rm 8.37: “Em todas estas coisas somos mais que vencedores, por meio daquele que nos amou”.

Gn 4.13: Disse Caim ao Senhor: "Meu castigo é maior do que posso suportar. Hoje me expulsas desta terra, e terei que me esconder da tua face; serei um fugitivo errante pelo mundo, e qualquer que me encontrar me matará". Mas o Senhor lhe respondeu: "Não será assim se alguém matar Caim, sofrerá sete vezes a vingança". E o Senhor colocou em Caim um sinal, para que ninguém que viesse a encontrá-lo o matasse”.

Conclusão: Coloque sua vida nas mãos do Senhor, deixe Ele te conduzir, guiar teus passos. Ele já te livrou de muitas tentações e continua te livrando. Busque forças no Senhor para vencer todas as tentações e alcançar a sua vitória.

Pastora Nádia.

3 comentários:

  1. Muita boa esta mensagem, enriqueceu mais o meu conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo estudo, estava precisando desta palavra,graça e paz

    ResponderExcluir
  3. valeu pastora, vou enriquecer o estudo biblico amanha com essas passagens

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.