quinta-feira, 8 de dezembro de 2016

Jefté, de Rejeitado à Juiz em Israel


Texto: Juízes 11:1-11

Esta é a história de Jefté, um homem valente, guerreiro, mas que carregava consigo o peso de ter nascido de uma prostituta. A situação de Jefté era muito difícil! Gileade coabitou com uma prostituta (cananéia) e desse relacionamento nasceu Jefté. Gileade era casado com uma mulher que ainda não havia lhe dado filhos, visto que Jefté era primogênito. Depois do nascimento de Jefté, a esposa de Gileade lhe deu filhos e Jefté mesmo sendo criado pelo pai, nunca foi aceito na familia. Os irmãos deste cresceram e o rejeitaram. Por causa da ganância que tinham pela herança, e para não dar nada a Jefté, os irmãos o expulsaram de casa, sem nada..sem um tostão sequer. Na época, Jefté não tinha entendimento de que ele por ser o primogênito de Gileade, tinha direito à herança, como fora estabelecido por Deus, como bênção do primogênito, como lemos a seguir:

"Se um homem tiver duas mulheres e preferir uma delas, e ambas lhe derem filhos, e o filho mais velho for filho da mulher que ele não prefere, quando der a herança de sua propriedade aos filhos, não poderá dar os direitos do filho mais velho ao filho da mulher preferida, se o filho da mulher que ele não prefere for de fato o mais velho.
Ele terá que reconhecer o filho da mulher que ele não prefere como filho mais velho, dando-lhe porção dupla de tudo o que possui. Aquele filho é o primeiro sinal da força de seu pai e o direito do filho mais velho lhe pertence".
Deuteronômio 21:15-17

Jefté, não tinha valor nenhum para seus irmãos gananciosos; a única coisa que importava para eles era a divisão de bens. Mas mesmo que a família de Jefté não se importasse com ele, Deus se importava e já estava elaborando um plano para honrá-lo e exaltá-lo. O Senhor nunca abandona aquele que O teme e que confia e espera nEle.

Jefté tinha tudo pra se tornar um marginal miserável, amargurado e decadente. A vida dele era muito difícil. Sem uma estrutura familiar, fruto de prostituição, rejeitado pelos irmãos, humilhado, ferido emocionalmente e expulso do seio de sua família, lançado na rua à própria sorte sem nenhum bem para se manter. Eu imagino o seu emocional debilitado, fragilizado, amargurado, mas eu aprendo na palavra de Deus que Jefté não desistiu de lutar, ele continuou um guerreiro, valente! A Bíblia diz que ele foi embora para Tobe e se uniu a homens vadios, levianos que estavam lá também rejeitados pela sociedade, sem nenhum objetivo na vida, e ele foi vivendo a vida dele, mas vivendo em um alto nível, sabe por que? Porque com o pouco que ele tinha ele se fez conhecido. Ele não tinha nada; ele não tinha família, ele não tinha pessoas confiáveis do lado dele, ele não tinha herança, mas tinha a vontade de vencer. Ele ensinou e preparou aqueles homens formando um exército para guerrear em futuras batalhas. Jefté transformou homens vadios em homens corajosos, valentes e guerreiros. E sua fama crescia, e o Espírito do Senhor estava com ele (v29) lhe dando vitória em tudo.

Muitos estão hoje na criminalidade; no mundo das drogas, porque foram rejeitados ou foram desprezados pelo próprio pai ou pela mãe. Tornaram-se bandidos por pensarem que não tiveram uma chance ou uma oportunidade na vida. São pessoas com história de dor (da alma, da rejeição, de não ser aceito), algo como a historia de Jefté. Mas a história de Jfté mostra que mesmo quando uma pessoa é rejeitada, desprezada e expulsa da família, se o caráter dela for formado no temor de Deus, ela não vai se lançar no mundo da criminalidade, ao contrário, ela  decide se tornar um vencedor. Uma pessoa assim não desiste facilmente e luta mesmo que as circunstâncias sejam desfavoráveis (ele era filho da prostituta), aí então ela vencerá porque a bênção do Senhor estará sobre ela. O que aconteceu a Jefté tinha o poder de afetar e debilitar o emocional de qualquer pessoa; de fazer dela uma pessoa doente emocionalmente. Ele viveu isso. Ataques que vão direto na alma. Ele não pode contar com o  pai, com a mãe,e nem com os irmãos, pois esses o expulsaram de casa sem que ele tivesse para onde ir. Ele não se tornou guerreiro valente, ele já era um guerreiro valente não por saber liderar, empunhar uma espada e lutar muito bem, mas pela capacidade de trabalhar suas emoções e vencer sentimentos que poderiam ter destruído a sua vida.  Jefté superou os sentimentos que poderiam derrotá-lo. Ele conseguiu reagir a tudo aquilo.

Algum tempo depois, quando os amonitas entraram em guerra contra Israel, os líderes de Gileade foram buscar Jefté em Tobe.
"Venha", disseram. "Seja nosso comandante, para que possamos combater os amonitas. "
Disse-lhes Jefté: "Vocês não me odiavam e não me expulsaram da casa de meu pai? Por que me procuram agora, quando estão em dificuldades?"
"Apesar disso, agora estamos apelando para você", responderam os líderes de Gileade. "Venha combater conosco os amonitas, e você será o chefe de todos os que vivem em Gileade." Jefté respondeu: "Se vocês me levarem de volta para combater os amonitas e o Senhor os entregar a mim, serei o chefe de vocês?"
Os líderes de Gileade responderam: "O Senhor é nossa testemunha; faremos conforme você diz". (Juízes 11:4-10)

A fama de Jefté cresceu tanto que quando os amonitas levantaram guerra contra Israel, os anciões de seu pai, foram buscá-lo em Tobe porque não tinha ninguém que fosse capaz de enfrentar os amonitas. Os anciões o colocaram como cabeça, como comandante entre eles. Jefté saiu de Mispa humilhado, rejeitado, o filho da prostituta, como cauda; mas voltou como cabeça, líder, comandante do exército de Israel, e ele foi juiz em Israel por 6 anos.

É assim que Deus faz. Ele levanta o abatido do pó e do monturo. Ele tira do calabouço  e o faz sentar-se nos lugares altos.

a sua história não termina em derrota. Deus tem o melhor para você. Se você não desistir e lutar até o fim, você será colocado como cabeça e a bênção do Senhor estará sobre sua vida.

Amém?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário

Seja Bem Vindo!

Seja bem vindo!
É um prazer ter você em meu blog. faça o seu comentário, deixe a sua mensagem.